Uma vez que já lá vai o tempo das vacas gordas em que se faziam chorudos negócios de cavalos na Feira da Golegã e não há volta a dar para que "o tempo volte para trás", agora o evento-maior do mundo dos cavalos em Portugal é mais propício a outro tipo de negócios, nomeadamente os acordos de novos apoderamentos, adensando desta feita os compassos da sempre esperada Dança dos Apoderados.
A poucos dias da Feira da Golegã, ficou a saber-se que o matador "Juanito", acabado de se separar do empresário espanhol Joaquín Domínguez, chegara em Madrid a um (novo) acordo de apoderamento com o português António Nunes.
Se vai tourear mais ou menos do que nos anos em que Domínguez o apoderou, essa é a incógnita. Certo, certo, é que vai voar mais alto. De helicóptero, pelo menos...
Já durante a Feira da Golegã, ficou a saber-se que Francisco Mendonça Mira, apoderado de João Moura Júnior, passava a ser também apoderado de Tristão Telles de Queiroz, que uma semana antes anunciara ter-se separado dos anteriores apoderados, os irmãos Levesinho da Tauroleve.
24 horas depois, seu primo e mestre João Ribeiro Telles anunciava também a decisão de se separar de Ricardo Levesinho. Ontem (foto em baixo), João Telles andou pela Golegã sempre muito próximo de Francisco Mira...
Sobre Francisco Palha e Rafael Vilhais, diz-se agora que pode ter havido uma tempestadezinha, mas que a bonança chegou e amainou os ânimos. Houve quem garantisse ter ouvido da boca de um e de outro que desta se separavam mesmo. Houve quem aventasse a existência de contactos de Francisco Palha com outros taurinos que poderiam vir a suceder a Rafael. Mas a realidade é que o vento acalmou. E Rafael Vilhais até apelou esta semana na sua página do Facebook ao voto em Palha como Triunfador do Público na Gala da Tauromaquia. Antes assim!
Ontem, os apoderados Pedro Penedo e Paco Duarte andaram pela Golegã. E como, nestas coisas dos apoderamentos, nunca houve fumo sem fogo, ninguém entendeu ainda muito bem a grande aproximação - que fizeram questão de não esconder - ao cavaleiro João Salgueiro da Costa. Até fizeram uma pose especial para o "Farpas" (foto de cima) e tudo!
Salgueiro da Costa deixou na temporada passada de ser apoderado por José Manuel Ferreira Paulo "Cachapim", mas este ano "Cachapim" esteve a seu lado em praticamente todas as corridas em que actuou, baralhando o pessoal... que ficou sem perceber se o apoderamento voltou e se o divórcio não foi, afinal, só fumaça...
Depois da Golegã, pode haver respostas às dúvidas que por agora são apenas incógnitas...
Fotos D.R.