domingo, 10 de novembro de 2024

Conrado Abad: morreu com 98 anos o último romântico do mundo dos toiros

Espanha, mas também Portugal - era presença assídua na zona da Guarda, nas praças e nas tardes de encierro e forcão - choram a morte de Conrado Abad, que todos conheciam como o último romântico do mundo tauromáquico e o mais célebre "maletilla" do país vizinho. 

Tinha 98 anos e morreu este sábado na Residência Geriátrica mista de Ciudad Rodrigo, depois de receber dias antes a alta hospitalar, após ter estado internado de urgência, em estado "muito grave" devido a uma infecção respiratória, no Hospital de Salamanca, segundo informa "La Gaceta de Salamanca".

Conrado Abad fora internado no Hospital Universitário de Salamanca quatro dias depois de cumprir 98 anos de idade, vítima de uma infecção respiratória derivada do coronavirus que havia contraído uns dias antes e que agravou bastante o seu já debilitado estado de saúde. Mesmo assim, recuperou de maneira surpreendente e teve alta, regressando à residência onde vivia há quatro anos em Ciudad Rodrigo, desde uma lesão sofrida por queda em plena pandemia, em Outubro de 2020.

Toureou até aos 82 anos de idade. Em Agosto de 2008 sofreu uma grave colhida em Torrejoncillo e em 2011 toureou pela última vez uma bezerra numa homenagem que lhe prestaram em Ciudad Rodrigo.

Fotos D.R