Já está em Portugal e participou hoje num treino na Monumental do Montijo (foto de cima) o rejoneador mexicano Alejandro Amaya (antigo matador de toiros), que no próximo sábado, 29 de Março, faz em Vila Viçosa o seu debute no nosso país num festival em que participam oito cavaleiros e que é encabeçado pelo Maestro Paulo Caetano, na temporada de comemoração dos seus 45 anos de alternativa.
Amanhã, não perca aqui no "Farpas" a entrevista de Miguel Alvarenga a Alejandro Amaya, que fala das suas expectativas para a estreia na Pátria do Toureio a Cavalo.
Alejandro Hank Amaya nasceu em Tijuana em 2 de Agosto de 1977. Debutou em Espanha em Almadén de la Plata a 22 de Abril de 2000, alternando com Álvaro Ortega e José Luis Osuna, com novilhos de Guadiamar.
Apresentou-se na Monumental de Las Ventas, em Madrid, a 3 de Agosto de 2001, repartindo cartel com Reyes Mendoza e Miguel Ángel Canas, com novilhos de Ángel Luis Peña.
Em 18 de Outubro de 2001 tomou a alternativa na praça espanhola de Jaén, apadrinhado por Enrique Ponce, com o testemunho de "El Juli", com o toiro "Manirroto" da ganadaria Jandilla. Sofreu uma cornada de 8 centímetros, mas mesmo ferido terminou a faena e foi premiado com uma orelha.
Debutou como matador no seu país em 27 de Outubro de 2002 em Monterrey, actuando ao lado de Morante de la Puebla e Enrique Espinosa "El Cuate", com toiros de Fernando de la Mora.
Confirmou a alternativa na Monumental Plaza México em 24 de Novembro de 2002, de novo apadrinhado por Enrique Ponce, com o testemunho de Jorge Gutiérrez e toiros de Teófilo Gómez.
Em Madrid confirmou a alternativa a 9 de Agosto de 2008 com Alfonso Romero e Antón Cortés, com o toiro "Traquito" de Javier Pérez Tabernero.
O seu mentor foi o Maestro Eloy Cavazos, com quem toureou na sua despedida em Monterrey. Em Março de 2014 indultou um toiro de Javier Garfias em Cancún e saíu em ombros juntamente com Pablo Hermoso de Mendoza.
Na sua trajectória ficou marcado o feito de ter cortado um rabo na Feira de Ciudad Real, em Espanha, onde não se alcançava tal sucesso há 22 anos, tendo sido o saudoso matador Júlio Robles o último a protagonizar o corte de um rabo nesta praça.
Em 9 de Dezembro de 2021 debutou como rejoneador (cavaleiro) num festival realizado no Cortijo "El Salitre", em Querétaro, com novilhos-toiros de Enrique Fraga, alternando com Diego Ventura, Fauro Aloi, José Funtanet, Tarik Othón e o português Paco Velásquez, com quem mantém uma sólida amizade e de que foi padrinho da sua alternativa de matador de toiros no México.
Apresentou-se depois como rejoneador em Espanha a 28 de Outubro de 2023 na praça de Higuera de la Sierra (Huelva), cortando duas orelhas e um rabo. Formou cartel com o veterano matador mexicano Óscar San Román e com Vicente Bejarano, Alfonso Ramírez "El Calesa", Sérgio Aguilar e os novilheiros Jaime Padilla e Manuel Luque.
Alejandro Amaya é filho de Maria Elvira Amaya Araujo e filho adoptivo do empresário e político Jorge Hank. Em 2013 casou em Las Vegas com a actriz Ana Brenda Contreras, de quem se viria a divorciar, voltando a casar em 2016 com a socialite mexicana Barbara Coppel, de quem tem três filhos.
Fotos Miguel Calçada, Pelayo Leal e D.R.