terça-feira, 23 de junho de 2026

Figueira da Foz: uma praça cheia de artistas na apresentação dos cartéis da temporada

A praça de toiros da Figueira da Foz, o centenário e bem cuidado Coliseu Figueirense, último grande baluarte da tauromaquia nortenha, recebeu ontem a fina-flor da arte tauromáquica na cerimónia de apresentação, pela empresa Doses de Bravura, de Rui Bento, dos quatro cartéis que compõem a temporada de 2026, três corridas à portuguesa e uma novilhada mista de aposta no futuro e de apoio aos novos valores, cujo cartaz exibe um bonito quadro em que se vêem três miúdos a tourear diante do emblemático edifício da cidade (em baixo), da autoria do criativo André Leite - que bem pode ser desde já considerado o melhor cartaz taurino do ano.

Depois de já ontem à noite aqui termos destacado em  pormenor a composição dos quatro elencos da temporada na Figueira da Foz, ficam agora algumas imagens do acto de apresentação dos cartéis, que, como é habitual, se realizou nos corredores do Coliseu, presidido pelo empresário Rui Bento e pelos administradores da empresa proprietária da praça, Dr. Miguel Amaral e Jorge Lé, desta vez sem a presença de Fernando Nogueira, que se encontrava em Lisboa por motivos profissionais.

Fotos M. Alvarenga


Jorge Lé, Rui Bento e Dr. Miguel Amaral
Ana Batista, Soraia Costa e Tristão Ribeiro Telles

Rui Pedro Cordeiro, João Salgueiro e António Ribeiro Telles
Paco Velásquez, Miguel Moura e Francisco F. Núncio
Paco Duarte, David Gomes e Fernando Andrade Salgueiro
Martim "Velásquez" e Vicente Sánchez
Dr. Miguel Amaral abriu a sessão com uma pertinente intervenção
Administrador do Coliseu Figueirense apelou à união dos
taurinos para que não deixem cair o último baluarte da
tauromaquia a norte
Dr. Miguel Amaral congratulou-se pelo sucesso da escolha de
Rui Bento para gerir a praça da Figueira da Foz
Uma casa cheia de artistas ontem na apresentação da temporada
Ana Batista e Soraia Costa, as duas toureiras que marcam
presença na arena da Figueira em 2026
Mário Guarda, Ricardo Guerreiro (marido da cavaleira Soraia
Costa), Ricardo Parracho (cabo do GFA do Montijo) e Pedro Silva
(cabo do GFA de Coimbra)
José Carlos Amorim, reforço importante da empresa Doses de
Bravura
Ricardo Marques, cabo do GFA Académicos de Coimbra
O matador Joaquim Ribeiro "Cuqui", professor da Escola Taurina
da Moita
Paulo Pessoa de Carvalho, presidente da Associação de
Empresários Tauromáquicos e coordenador da Liga Nacional de
Novilhadas
Os três espadas da novilhada de 9 de Agosto: Martim "Velásquez",
António Grilo "Toninho" e Vicente Sánchez
Paco Velásquez
Soraia Costa
António Ribeiro Telles
David Gomes e Soraia Costa
João Salgueiro: reaparição na Figueira a 22 de Agosto
Paco Duarte, David Gomes, Carlos Amorim e Fernando Salgueiro
Cinco cavaleiros do primeiro cartel (25 de Julho): David Gomes,
Soraia Costa, Ana Batista, Miguel Moura e António Telles. Faltou
João R. Telles, a tourear na Ilha Terceira esta semana
O ganadeiro Santos Silva, cujos toiros são lidados na
primeira corrida - em homenagem aos agricultores do
Baixo Mondego
Tristão R. Telles, único cavaleiro presente
do segundo cartel. Bastinhas e Palha não
puderam estar ontem na Figueira
Os cabos dos três grupos de forcados da corrida de 8 de Agosto:
Pedro Curião (Académicos de Elvas), Ricardo Parracho (Montijo)
e Ricardo Marques (Académicos de Coimbra)
Toureio a pé presente na temporada da Figueira, na novilhada de
9 de Agosto, com os jovens toureiros Martim "Velásquez", Vicente
Sánchez e António Grilo "Toninho"
Paulo P. Carvalho, coordenador da Liga Nacional de Novilhadas,
com os três novilheiros que actuarão no Coliseu Figueirense
Três cavaleiros da última corrida (22 de Agosto): Paco Velásquez,
João Salgueiro e Francisco Núncio
David Gomes (na foto com o apoderado Paco Duarte)
regressa à Figueira da Foz
Três figuras da "Velha Guarda": Fernando Andrade Salgueiro,
Paco Duarte e João Salgueiro
Miguel Alvarenga
Paulo Pessoa de Carvalho, António Sécio (histórico cabo dos
forcados do Montijo), o empresário Rui Bento e Paco Duarte