terça-feira, 27 de setembro de 2011

A crónica de João Cortesão - todas as semanas aqui no "Farpas Blogue"




Cadê 
os 
outros?!

Em jeito de balanço parcial de fim de temporada:
Quando no ano passado na corrida do "Farpas" a selecção de antigos forcados deixou entrar um toiro por pegar, logo alguém se indignou contra esse facto. Na devida altura respondi a essa crítica enviando a minha resposta para todos os sites, incluindo aquele que me visava e que, por acaso, foi dos poucos que não publicaram a minha resposta.
Achei que a crítica que se fez a um grupo de veteranos era um exagero que quase roçava a crueldade, mas aceitei a crítica justificando porventura o injustificável, embora sabendo donde vinha a dor.
Mas então... cadê os outros?
Este ano, foram vários os grupos associados que também deixaram entrar toiros "vivos", e nada de parecido aconteceu a esse respeito,  em termos de crítica, o que até entendo e aprovo, por pensar no que sentiram aqueles que passaram por esses momentos.
Mas a propósito: será que uma selecção de gente muito mais velha tem mais responsabilidades do que aqueles que estão no activo?
Será que o que interessava mesmo era denegrir a Corrida "Farpas" - que no ano anterior tinha sido um êxito?
Alguma coisa foi, e se calhar foram razões que me ultrapassam...
Este ano a Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF) teve duas posições, a meu ver, correctíssimas, autorizando (e muito bem, diga-se de passagem) uma selecção a pegar com um grupo não associado; e cedendo a toda a largura na questão dos burladeros do Campo Pequeno, onde mostrou um bom senso louvável, cedendo aos reais interesses dos seus associados, porém sou levado a concluir que, se o Miguel em vez de organizar uma corrida organizasse 20, não tinha tido problemas ou estes tinham sido resolvidos com o mesmo bom senso. Com certeza absoluta!!!
É pena que caprichos ou recalques tenham levado a que o Miguel desistisse de organizar a corrida que faz falta aos aficionados do centro, quando a mesma, se calhar, realizaria os grupos que podiam ter pegado essa corrida e as outras que se deram nos dois últimos anos.