sexta-feira, 28 de outubro de 2011

2ª feira: Simão Comenda (também) no "Você na TV" (TVI)



O histórico e grande forcado Simão Comenda foi ontem convidado pela TVI para também integrar o painel de assistentes (com direito a usar da palavra - e espera-se que o faça!) do programa "Você na TV", na manhã da próxima segunda-feira, dia 31, que será uma espécie de "Prós & Contras", já que Manuel Luis Goucha e Cristina Ferreira (foto da esquerda) terão em estúdio vários representantes do mundo tauromáquico e também alguns "anti-taurinos"...
A Federação "PróToiro", que congrega várias associações taurinas, assumiu na semana passada o "comando das operações" desta jornada, inicialmente entregue aos jornalistas Solange Pinto e João Dinis (que declinaram a responsabilidade do convite a personalidades da Festa Brava, preferindo entregá-la à Federação) e prometeu ser ela a divulgar quem seriam os agentes do mundo tauromáquico que irão segunda-feira defender "a sua dama" no programa da TVI, mas até hoje... nada!
Face ao silêncio da "PróToiro" e pelo interesse de informar os aficionados, podemos adiantar que. segundo fontes da TVI, deverão estar presentes o Engº Joaquim Grave (prestigiado ganadeiro, antigo e valoroso forcado e também actual comentador das corridas transmitidas pela TVI), a cavaleira Sónia Matias, o presidente da Associação de Forcados, José Fernando Potier e também o presidente da "PróToiro", Diogo Monteiro, entre outros.
Simão Comenda (foto da direita), que recentemente foi salvo por seu filho Simão (também forcado) num acidente que lhe podia ter sido fatal (uma vaca mansa... não tão mansa quanto isso, investiu sobre ele na sua herdade, em Montemor-o-Novo e por pouco não o matou!), vai estar na plateia, mas eventualmente pode opinar sobre o tema em discussão, o que será certamente uma mais valia para o lado da tauromaquia.
Homem de enorme simplicidade e de espectacular grandeza, foi um dos maiores forcados de sempre e continua sendo uma referência, uma verdadeira lenda viva do Grupo de Montemor e do mundo da forcadagem, sendo também empresário da praça de toiros da sua terra em sociedade com o antigo cabo do grupo, Paulo Vacas de Carvalho.
Força, Mestre Simão!

Fotos D.R. e Ricardo Relvas