domingo, 30 de outubro de 2011

Dignidade, arte e valor - ontem no Festival dos Bandarilheiros

João José aplaudido em ombros
Alegrete e Figueiredo honraram - e bem! - a arte de tourear a cavalo
Valor e garra na faena do homenageado João José
Espectacular tércio de bandarilhas dos primos Pedro e Luis Miguel Gonçalves
Pedro Gonçalves: experiência, saber e arte
Pés parados, capote em movimento: Manuel dos Santos "Becas" começou assim
Espectacular a faena de "Becas" a este belo novilho de Paulo Caetano
Rui Plácido esteve toureiro!
Bonito momento de Fábio Machado com o capote
Fábio Machado esteve brilhante com a muleta

Ricardo Relvas - Muita dignidade, muita arte e muito valor evidenciaram ontem os "toureiros de prata" (bandarilheiros) que vestirem a pele de cabeças de cartaz e brilharam na arena da Arruda dos Vinhos.
Não há que destacar triunfos isolados, mas sim que aplaudir os êxitos de todos os intervenientes. Mas se prémios houvesse em disputa, teriam certamente distinguido a grande faena do homenageado João José, passeado em ombros como reconhecimento pela sua brilhante (íssima!) carreira de 40 anos nas arenas; o espectacular tércio de bandarilhas dos primos Pedro e Luis Miguel Gonçalves; e a faena profunda de Manuel dos Santos "Becas", que foi promissor novilheiro, frente a um belíssimo novilho de Paulo Caetano.
Todos os restantes "espadas" estiveram à altura da grandeza deste festival: Pedro Gonçalves evidenciou toda a sua experiência e saber numa faena de muita entrega; Rui Plácido, também ele antigo novilheiro, esteve valente e artista numa bem conseguida lide de muleta; e Fábio Machado "pintou bonitos quadros" quer com o capote, quer com a muleta.
A cavalo, Duarte Alegrete e Mário Figueiredo também triunfaram, com grande profissionalismo e não destoando, em nada, de muitos profissionais que por aí andam. Os novilhos lidados a cavalo foram pegados, respectivamente, por Luis Lourenço, dos Amadores da Arruda e por Cláudio Miguel, a defender com galhardia a honra da Selecção de Forcados-Bandarilheiros comandada por Hugo David "Niño del Rio". O Passanha (que tanto deu que falar) foi pegado por Cláudio ao primeiro intento, com boa ajuda de todos os seus companheiros. Luis Lourenço pegou igualmente à primeira.
Lidaram-se novilhos oferecidos pelas ganadarias Manzara (José Luis Gomes), Prudêncio, Canas Vigouroux, Falé Filipe, Paulo Caetano, Jorge de Carvalho, Sommer D'Andrade (Rui Piteira) e Ortigão Costa. O festival foi bem dirigido pelo também antigo bandarilheiro Manuel Jacinto.
Uma excelente tarde de toiros - para recordar!

Fotos Ricardo Relvas