sábado, 10 de dezembro de 2011

Gala "Farpas": quem esteve e quem devia ter estado...

Os irmãos António e José António Nunes junto ao camion que promoveu a Gala "Farpas" pelas ruas de Portugal!
O fantástico camion Tir da empresa "Aficcion" de António Nunes, ontem estacionado em Almeirim
Rui Fernandes exemplar: veio a Almeirim receber o nosso troféu (foto de cima), depois de ter estado em
Coimbra (foto de baixo) a receber o troféu da tertúlia local. Mas não faltou a uma nem a outra entrega de prémios!



Muito Obrigado - em meu nome, em nome do jornal "Farpas" (que, como ontem foi anunciado, regressará às bancas no próximo mês de Março) e em nome do "Farpas Blogue", a todos quantos tornaram possível a realização (e o sucesso!), ontem, da Gala de Entrega dos Troféus/2011 e a todos os que marcaram presença e fizeram questão de estar a nosso lado, na belíssima festa realizada no Restaurante "O Toucinho", em Almeirim.

Um obrigado especial ao meu querido amigo Jorge D'Almeida, por todo o apoio logístico que deu a esta organização. Ao João Simões, à Hélia e a toda a simpática e dinâmica equipa do "Toucinho". Ao meu querido Hugo Teixeira, que fez 300 quilómetros para cá e outros 300 para lá, para estar a meu lado e me ajudar, com o seu talento, na apresentação da festa. Ao Pedro Pinto, que no "Farpas" deu os primeiros passos e ali esteve ontem, estilo "suplente", pronto a entrar em acção, caso o Hugo não pudesse vir. Mas veio!

Ao António Nunes e a seu irmão José António, pela fantástica decoração do novo camion Tir todo iluminado, com que promoveram a Gala "Farpas"/2011. Foi um sucesso e a multidão acorreu às proximidades da praça de toiros, para ver a extraordinária "máquina".

Sem desprimor por nenhum dos premiados - era o que faltava! -, um agradecimento especial ao Maestro Vitor Mendes, que acabara de chegar de Inglaterra, depois de na véspera ter dado uma conferência no Club Taurino de Londres e que veio directo do Aeroporto da Portela para o "Toucinho" para não faltar e receber o seu troféu. Exemplar.

Também ao Rui Fernandes, recém-chegado da Feira de Quito (que declinou um convite local para ficar mais uns dias no Equador, precisamente para estar na Gala dos Troféus "Farpas") e que ontem foi primeiro a Coimbra, onde era também premiado pela Tertúlia "Aeminium", correndo depois para Almeirim para não faltar à nossa festa.

Ao Ricardo e ao Rui Levesinho e a toda a equipa da empresa "Tauroleve" que, mesmo não tendo sido premiados, tiveram a dignidade de marcar presença na Gala "Farpas". Porque é importante que os taurinos estejam unidos e compareçam em força nestes eventos que mostram a força da arte tauromáquica. Olé, Levesinhos!

Às bonitas meninas da Tertúlia "Bandarilhas Côr de Rosa", ao presidente da minha Junta de Freguesia, João Taveira, ao grupo aficionado do empresário Carlos Calado, com especial e merecida referência ao Fernando Clemente, ao cavaleiro amador David Oliveira (outro que não foi premiado e, mesmo assim, deu este exemplo de solidariedade e de aficion, marcando presença!), aos meus queridos amigos Francisco Morgado e Emílio, do jornal "concorrente", que também deram uma lição de companheirismo. Ao "nosso" Ricardo Relvas e à Charo, Sua Mulher. Ao Diogo Marcelino e ao Óscar Rosmano (filho), os dinâmicos responsáveis pelo "programa" "Faenas TV", que fizeram uma bela reportagem da festa - em breve disponível na internet.

Aos fãs anónimos do "Farpas Blogue" que se inscreveram e compareceram. Ao meu advogado, Dr. João Camacho - de quem falarei mais adiante, ainda esta noite. Ao ex-secretário de Estado da Cultura, Dr. Elísio Summavielle e a Sua Mulher, assim como ao António Telles e à Catarina e ao Guilherme do Sobral (fantásticas as "recordações" do meu amigo Vasco Montez... mas isso é conversa nossa!) pela excelente companhia que nos fizeram, a mim e à Rita, na nossa mesa. À Rita, claro, por todo o apoio que me deu nesta empreitada, por toda a paciência com aturou os meus "stress's"... À Cristina e a sua filha Beatriz (viva o PP!) pela forma incrível e amiga com que nos receberam, nestes dias, em Almeirim! Às equipas, familiares e amigos dos cavaleiros João Moura Caetano e David Gomes, os que mais personalidades trouxeram à Gala "Farpas"! A todos! Sem excepção.

Agora, as faltas:

É (altamente) lamentável que um premiado falte de uma entrega de prémios onde foi distinguido. Revela uma falta de dignidade, de postura, de reconhecimento - e de educação. É também altamente lamentável que os agentes da Festa - toureiros, empresários, ganadeiros, companheiros de imprensa - faltem a este tipo de eventos, onde deveriam estar, mesmo sem receberem prémios.

Por um lado, ainda bem que não vieram. Primeiro, porque já não cabiam na sala. Depois, porque é bom sabermos quem são os que passam a temporada sem nos largar o telemóvel, a solicitar notícias e depois, na hora em que deviam estar, não estão... Obrigado!

Houve ausências justificadas. Passo a explicar. A de Rui Bento, que recebia o troféu "Taurino do Ano" e também o da "Melhor Difusão/Promoção da Festa", outorgado à Sociedade Campo Pequeno. O gestor da primeira praça do país, que até poderia ter motivos de sobra (que ontem eu mesmo reconheci) para não estar presente, tinha ido ontem para Madrid (de onde regressará com grandes novidades, esperem para ver!), mas fez-se representar. Não por um dos administradores da empresa. Antes por seu sobrinho, também chamado Rui Bento (filho do meu amigo Jorge), também funcionário da Sociedade Campo Pequeno. Foi uma representação mais pessoal, mais íntima. Acompanhada por uma simpática e muito digna carta (de explicações), que daqui a pouco aqui vão poder ler. Obrigado, Rui Bento!

Justificadas, também, as ausências do ganadeiro Joaquim Alves (Pinto Barreiros), do novilheiro Tiago Santos e do rejoneador Fermín Bohórquez.

Joaquim Alves foi incansável nos telefonemas e nas justificações com que me fez questão de explicar a sua ausência. Estava comprometido com João Cortesão para ir a Coimbra, no mesmo dia e à mesma hora, receber um prémio da Tertúlia "Aeminuim". Entendi, entendemos todos. Lamento, não a ausência do ganadeiro, antes o facto de a tertúlia coimbrã ter feito a sua entrega de troféus no mesmo dia da do "Farpas" e depois da nossa estar anunciada muito anteriormente. Mas enfim... doutores são doutores e Coimbra é terra deles. A entrega do troféu ao ganadeiro Joaquim Alves ficou agendada para um jantar na próxima semana no "Fialho", em Évora. Depois terão aqui notícias da entrega dessa nossa dinstinção, mais que merecida, à ganadaria Pinto Barreiros. Obrigado, Senhor Joaquim Alves!

O prometedor novilheiro Tiago Santos, revelação-maior da última temporada fazia, à mesma hora, um exame de código na escola de condução. Enviou-me um simpático e-mail (que mais logo, também, aqui vão poder ler) e delegou no seu mestre, o matador Vitor Mendes, a recepção do nosso troféu. Obrigado, Tiago!

Fermín Bohórquez atravessa complicado - mas não grave, graças a Deus - momento de saúde. Ontem mesmo, de manhã, foi operado pela segunda vez em duas semanas. Ficou agendada para o início do ano uma viagem a Jerez de la Frontera, com Jorge D'Almeida, seu amigo, a fim de lhe fazermos a entrega pessoal do Troféu "Valor e Arte". Obrigado, Fermín!

Mais triste - e mais grave - foi a ausência do Maestro João Moura. Todos sabemos que, infelizmente, é pouco dado a comparecer nestas cerimónias, mas...

Durante mais de um mês, nunca atendeu o telemóvel. Que se sabia, Moura (ainda) tem um apoderado. Abel Correia também nunca respondeu às nossas mensagens ao longo de cerca de duas semanas...

Exigia-se - e impunha-se! - outra postura e outra educação por parte daquele que é, incontestavelmente, a primeira figura do toureio equestre mundial há mais de três décadas. Tourear muito bem não chega...

Mesmo em cima da hora da nossa festa, recebi finalmente um telefonema do apoderado Abel. "Explicando" que esteve até à última hora à espera "de arrastar" a figura, mas que "ela se lhe escapou, como é seu costume"... Mas se Moura não vinha, podia o apoderado representá-lo, não? Nem isso se verificou... Enfim... Nem um, nem outro. Melhor assim. Os actos ficam, ficaram sempre, para quem os pratica.

Sugeriu Abel que entregassemos o troféu de João Moura a Armando Jorge Teixeira, colaborador (sem posto específico) na equipa de Monforte. Não o fizemos, obviamente. O nosso amigo Jorge Teixeira esteve ontem em Almeirim na qualidade de apoderado do cavaleiro amador David Gomes. Não com a missão de representar o Maestro Moura. O troféu continua connosco. Até ver...

Fotos Fernando Clemente, Emílio e sortesdegaiola.blogspot.com