domingo, 8 de junho de 2014

Entrevista de Sommer ao "naturales" agita meio taurino: toureiros vetam a ganadaria

A corrida desta tarde em Santarém esteve para não se realizar depois de os
cavaleiros, ofendidos com a entrevista de Sommer d'Andrade ao "naturales", se
recusarem a lidar os seus toiros. O sorteio começou com uma hora de atraso e os
toureiros acabaram por aceder para não prejudicar o espectáculo, mas decidiram
a partir de agora vetar a ganadaria. Também a Associação de Empresários (visados
por Sommer na bombástica entrevista) promete uma tomada de posição amanhã

Uma entrevista do antigo cavaleiro tauromáquico e ganadeiro José Luis Sommer d'Andrade (foto ao lado) ao site "naturales", publicada ontem, está a deixar os homens dos toiros à beira de um verdadeiro ataque de nervos. O antigo toureiro, abordado sobretudo na qualidade de ganadeiro e na véspera de os seus toiros serem lidados em Santarém (hoje), dispara em todas as frentes e chama nomes feios a todos os intervenientes na Festa, dos cavaleiros aos críticos, passando pelos empresários e demais figuras.
Hoje, na Monumental de Santarém, a entrevista de Sommer - que amanhã aqui abordaremos com o devido destaque - ia motivando o cancelamento da corrida. À hora do sorteio, os cavaleiros recusaram-se determinantemente a tourear os toiros de quem tem uma opinião tão negativa do meio taurino e dos seus protagonistas. Os toureiros sentiram-se - e com razão - ofendidos e enxovalhados com as acusações do antigo cavaleiro e negaram-se a lidar os seus toiros. Valeu a intervenção do director de corrida Lourenço Luzio, do médico veterinário Dr. Luis da Cruz e dos empresários João Pedro Bolota e Possidónio Matias, promotores da corrida de hoje, para serenar os ânimos e levar os cavaleiros a tourearem esta tarde, uma vez que os toiros já estavam na praça e já havia muito bilhete vendido.
Os cavaleiros acederam, por forma a não impossibilitar a realização da corrida desta tarde, mas decidiram daqui para a frente vetar a ganadaria de José Luis de Vasconcellos e Sousa d'Andrade (Sommer). Além dos seus intervenientes na corrida desta tarde - Joaquim Bastinhas, Rui Salvador, Luis Rouxinol, Sónia Matias, Filipe Gonçalves e Marcos Bastinhas - também o Maestro João Moura aderiu ao veto e não mais lidará os toiros de Sommer d'Andrade.
Paulo Pessoa de Carvalho, presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos, comentou ao "Farpas" que José Luis Sommer d'Andrade "não deve estar bem para dizer o que disse" e promete para o dia de amanhã uma tomada de posição oficial dos empresários taurinos.
Também alguns críticos taurinos, depois de a classe também ter sido alvo de graves acusações por parte do antigo toureiro na referida entrevista, deverão assumir posições de repúdio nos próximos dias.

Fotos M. Alvarenga e Ana de Alvarenga