quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

"Espartaco" pai comemora 50 anos de alternativa: festival com os filhos em Huelva




Está em preparação um grandioso festival taurino na praça espanhola de Huelva no ano em que se comemora o 50º aniversário da alternativa de António Ruiz "Espartaco" (foto da direita e também na de cima), pai dos também matadores Francisco José Ruiz "Espartaco Chico" (foto da esquerda) e Juan António Ruiz "Espartaco" (ao meio, na foto de cima, no ano passado quando se despediu das arenas em Sevilha).
O facto de a praça de toiros de Huelva estar muito ligada aos "Espartaco" (os três receberam ali as suas alternativas) impõe que seja o cenário desta comemoração - onde pai e filhos poderiam voltar a actuar.
António Ruiz "Espartaco" recebeu a alternativa em Huelva em 19 de Março de 1966, apadrinhado por Emílio Oliva, com o testemunho de Efraín Girón (ganadaria de Jiménez Prieto). Seu filho Juan António Ruiz "Espartaco" também recebeu a sua alternativa na mesma praça em 1 de Agosto de 1979, das mãos de Manuel Benítez "El Cordobés", com o testemunho de Manolo Cortés (toiros de Herdeiros de Carlos Nuñez). E, por fim, também Francisco José Ruiz "Espartaco Chico" recebeu o doutoramento na mesma praça em 3 de Agosto de 1989, apadrinhado pelo irmão e com o testemunho de Miguel Baez "Litri" (toiros de Juan Pedro Domecq).

Fotos D.R.