segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

"Nené" super-polémico: "Estas entregas de troféus são autênticos actos de 'prostituição'!"




Galardoado pelo site "porta dos sustos" como um dos melhores empresários da última temporada, ex-aequo com o Campo Pequeno, o empresário António Manuel Cardoso "Nené" (Toiros & Tauromaquia) não foi receber o troféu à Gala que sábado se realizou em Cabeço de Vide. E mesmo ausente, fez estragos: enviou uma missiva, lida no palco pela directora do site, Maria João Mil-Homens, na qual justificou a falta com o facto de não se pretender misturar com pessoas "que prejudicam a Festa" , afirmando categoricamente que se referia a "alguém presente na sala". Não disse nomes e por isso a acusação recaíu sobre todos. O "Farpas" quis aclarar o incidente e hoje mesmo questionou o empresário. "Nené" (fotos) , o veterano dos empresários tauromáquicos nacionais em actividade, respondeu sem papas na língua. E é isso que vamos ler já a seguir.

- Acusou alguém presente na sala de ter comportamentos prejudiciais à Festa Brava... Porque não chamou os bois pelos nomes, como se costuma dizer? Assim, acusou todos os presentes...
- Todos me conhecem demasiado bem. Todos sabem que sou directo e frontal. Não quis provocar um mau ambiente, mais a mais não me encontrando presente. E só enfiou a carapuça quem tinha que a enfiar...
- Mas agora pode-se saber a quem se referia?
- Referia-me concretamente ao senhor Marco Gomes, vulgo director de corrida. Pode escrever, assumo sem qualquer probema e assim ficam todos descansados. Era a ele que me referia nessa missiva que enviei à directora do site "porta dos sustos" e que ela leu na festa de sábado passado.
- É ele a personalidade com "comportamentos prejudiciais à Festa"? Que comportamentos?
- Comigo, enquanto empresário tauromáquico, já teve vários, na sua qualidade de director de corrida... Esse senhor, como delegado técnico da Inspecção-Geral da Actividades Culturais (IGAC), tem sido prejudicial à Festa. Não tenho problema em afirmá-lo e posso comprovar o que acabo de dizer. 
- Não quer especificar?
- Está tudo especificado em sede própria, não gosto de vir para a praça pública lavar roupa suja. O que tinha a dizer ao senhor Marco Gomes já lhe disse e digo-lhe na cara sempre que fôr preciso, não virei agora dizê-lo na praça pública, não é meu costume fazê-lo. Perguntou-me a quem me referia e eu entendo que o devo agora esclarecer, precisamente por que se não o fizesse deixava todos os presentes nessa festa sob suspeita e não o quero fazer. Direi apenas que são homens como ele que nos deixam saudades dos velhos directores de corrida... uns eram mais rabujentos que outros, mas sabiam, tinham conhecimentos e tinham vivência, desempenhavam a sua missão com saber e com sentimento. Mesmo assim, o senhor Marco Gomes, curiosamente... ou talvez não... farta-se de ganhar prémios, praticamente não há uma entrega de troféus em que ele não seja galardoado... gostava de saber como e por quê...
- Está a lançar suspeitas?
- Estou a afirmar factos!
- E foi para não se encontrar com ele que faltou à gala do site "porta dos sustos" em que foi premiado?
- Não gosto de me sentar à mesa (podia até não ser o caso, nem seria certamente), nem de estar numa mesma festa com pessoas que não prezo, prefiro evitar... Até poderia ter ido e logo veria o que diria, mas no sábado estava em Abiul num jantar de outra entrega de troféus e foi por isso que não fui.
- Sabe que Rui Bento também não foi e enviou um texto altamente polémico?
- Li ontem no "Farpas", não sabia. Mas se não foi pela razões que invocou, acho que fez muitíssimo bem. Estas entregas de prémios (não todas, felizmente), hoje em dia, fazem-se por dá cá aquela palha e são autênticos actos de "prostituição"...
- Credo!
- Exactamente o que eu disse. Senão, vejamos: o João Moura Júnior e o João Telles foram os cavaleiros mais destacados da última temporada. É um facto, praticamente toda a crítica o referiu e o público assim os reconheceu. Alguém entende como é possível que o Moura tenha ganho apenas o prémio em Montemor e o Telles apenas em Abiul? E os outros troféus de alegados "triunfadores da temporada"? Foram parar a toureiros que não os mereceram... Como e por quê? Não há hoje em dia qualquer tipo de credibilidade nestas entregas de prémios, são, na geral maioria dos casos, uma vergonha!
- Também foi galardoado pela Escola de Toureio de Santarém, onde por acaso o director de corrida Marco Gomes também o foi... a entrega é no dia 6 de Fevereiro na Casa do Campino em Santarém. Também vai faltar e enviar um texto do mesmo género?
- Não senhor, vou lá estar. Desta vez estava, como disse, em Abiul a acompanhar o João Telles, que ali ganhou no sábado o prémio de triunfador da Feira de Agosto. Em Fevereiro vou estar na festa da Escola "Joaquim Gonçalves" em Santarém...
- Com Marco Gomes...
- Com todos os que lá estiverem. E logo veremos, quando subir ao palco, o que me apetece dizer... Desta vez não mandarei cartas nem recados por ninguém!

Fotos Maria Mil-Homens e Emílio de Jesus/Arquivo