![]() |
Miguel Alvarenga com o cabo dos Amadores de Turlock, George Martins (à esquerda, na foto) e o futuro cabo, seu filho também chamado George Martins |
![]() |
Os Amaodres de Turlock regressaram hoje à Califórnia |

Os Forcados Amadores de Turlock regressaram ontem à Califórnia, nos Estados Unidos da América, onde vão prosseguir a sua temporada e onde no próximo dia 4 de Setembro, em Stevinson, terá lugar a corrida de despedida do cabo George Martins, que passará o testemunho a seu filho, do mesmo nome, o grande vencedor do Concurso de Pegas da passada quinta-feira no Campo Pequeno - na temporada em que o grupo está a comemorar o 40º aniversário da sua fundação.
No passado sábado, os Amadores de Turlock tiveram mais uma triunfal participação em arenas lusas, concretamente na praça de toiros da Nazaré, onde executaram duas grandes pegas a toiros do Engº Jorge de Carvalho em noite de competição com os Amadores de Portalegre e os Amadores da Arruda dos Vinhos. As pegas foram executadas por Justin Martins (também filho do actual cabo) e David Sánchez, tendo este dado duas aplaudidas voltas à arena.
O "Farpas" esteve ontem em Lisboa com os Amadores de Turlock no hotel em que estiveram hospedados, na noite da despedida. Depois de uma visita ao Santuário de Fátima, o cabo Georges Martins reuniu todo o grupo e, na companhia do antigo bandarilheiro Albino Fernandes (seu representante em Portugal) e do repórter fotográfico mexicano José Amador Pelayo Leal (que acompanhou o Grupo de Turlock a Portugal e manifestou ao "Farpas" ter ficado "encantado com a praça do Campo Pequeno, uma obra monumental e também com a da Nazaré, tão pequena e acolhedora") e o úiltimo jantar em terras lusas teve teve lugar na famosa marisqueira "Pinóquio" nos Restauradores.
O cabo George Martins referiu ao "Farpas" estar "muito satisfeito" pelo triunfo do grupo "em duas praças portugueses de referência, Lisboa e Nazaré", lamentando apenas o facto de "ter vindo ao Campo Pequeno pegar só um toiro numa corrida de seis grupos, que não é vulgar".
"Mas - acrescenta - pelo menos marcámos presença na capital no ano do nosso 40º aniversário e o Rui Bento já nos prometeu que no próximo ano viríamos pegar três toiros numa corrida em Lisboa. Esta foi a segunda vez que ganhámos o Concurso de Pegas no Campo Pequeno".
As festas das comemorações do 40º aniversário dos Amadores de Turlock vão prosseguir na Califórnia e o encerramento terá lugar num jantar de gala a 3 de Dezembro, onde haverá fados, uma conferência sobre a arte de pegar toiros que deverá contar com a presença de João Simões, antigo cabo dos Amadores do Aposento da Moita e ainda o lançamento do livro sobre os 40 anos de actividade do grupo desde a sua fundação.
Fotos D.R.