quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Campo Pequeno: tudo a postos e toiros de R. Tenório com mais de 600 quilos

Os camions de cavalos de João Moura, João Moura Jr. e Pablo Hermoso
"atracados" na praça do Campo Pequeno - tudo a postos para a grande noite
"Indefeso", nº 125 - 546 quilos
"Faminto", nº 130 - 655 quilos
"Fisgo", nº 135 - 642 quilos
"Gozado", nº 138 - 598 quilos
"Franzino", nº 141 - 580 quilos
"Formoso", nº 142 - 610 quilos
"Boleto", nº 147 - 568 quilos
"Lagarto", nº 149 - 632 quilos


Tudo a postos no Campo Pequeno, neste momento, para a grande corrida nocturna de hoje, a da revista "Lux", marcada pelo regresso a Lisboa de Pablo Hermoso de Mendoza (o maior ídolo actual da afición da capital) em competição com os Mouras - Maestro João Moura e seu filho João Moura Júnior. Nas pegas vão estar os forcados de Tomar (a comemorar 60 anos de actividade), de Portalegre e do Aposento da Chamusca.
A "artilharia pesada" dos três cavaleiros (as suas magníficas montadas) já se encontram na praça, bem, como os oito exemplares da ganadaria de Francisco Romão Tenório (fotos de cima), de que seis serão lidados e pegados a partir das 22 horas. Ao que tudo indica, a praça registará hoje a maior entrada da temporada em termos de público.
Procede-se nesta momento ao sorteiro nos currais da praça, onde se encontram os representantes (bandarilheiros) dos cavaleiros, os cabos dos três grupos de forcados e as autoridades que vão presidir mais logo à corrida, sendo director o antigo forcado Manuel Gama.
Entretanto, pelas 19 horas, no átrio da porta principal da praça de toiros vai ter lugar mais um colóquio "À Conversa Com...", desta vez com dois dirigentes da Associação Portuguesa de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano, Emídio Pinto e João Ralão - que analisarão, com moderação a cargo do Dr. Paulo Pereira, a importância do Cavalo Lusitano no toureio (cartaz ao lado).

Fotos D.R. e Frederico Henriques/@Campo Pequeno