O mediático juiz Dr. Carlos Alexandre esteve ao lado de Rogério Jóia esta 2ª feira na apresentação do balanço da ADoP no combate ao doping no desporto |
Com Carlos Anjos, antigo sindicalista da PJ e actual presidente da Comissão de Protecção às Vítimas de Crimes, também um grande aficionado à Festa Brava |
Com o Dr. Jorge Moreira da Silva, médico veterinário que ontem assessorou a direcção de corrida no Campo Pequeno |
Com Manuel Gama, o director de corrida que ontem mesmo presidiu à corrida do Campo Pequeno |
Rogério Jóia com Pedro Reinhadrt, presidente da Associação de Directores de Corrida |
Rosa Mota ao lado de Rogério Jóia na hora de apresentar o balanço do combate ao doping |
Com o Prof. Sousa Lara, antigo secretário de Estado da Cultura e, em baixo, com Vitor Escudero |
O Presidente da ADoP, Dr. Rogério Jóia (também conceituado director de corrida), apresentou esta segunda-feira em Lisboa os resultados muito positivos alcançados pela Autoridade Antidopagem de Portugal no ano de 2015
No acto, que decorreu na sede da ADoP, marcaram presença inúmeros e distintos representantes do movimento desportivo nacional, bem como da sociedade civil. Estiveram ainda presentes vários órgãos de comunicação social, para realizarem a cobertura do evento, assim como alguns dos mais destacados directores de corrida que fizeram questão de estar ao lado do companheiro nesta hora de sucesso numa outra actividade que desempenha.
O Dr. Rogério Jóia apresentou os resultados alcançados pela ADoP durante o ano de 2015, destacando-se entre as inúmeras metas alcançadas, o maior número de amostras recolhidas num só ano e a identificação do aumento para mais do dobro relativamente ao ano de 2014, de casos positivos detectados por esta Autoridade, crescendo de 16 para 36 em 2015. Esta maior eficácia só foi possível porque esta Autoridade combateu o doping onde ele existe. ficou claro.
Comparando o número de amostras recolhidas nos anos de 2013, 2014 e 2015 com as violações analíticas detectadas nesses mesmos anos, concluiu-se que a eficácia da ADoP entre 2013 e 2015 subiu 44%, sendo a comparação entre 2014 e 2015 aquela em que maior expressão teve, obtendo uma subida de eficácia perto dos 112%.
A Drª. Maria João Cascais, Presidente da Comissão de Autorização de Utilização Terapêutica (CAUT) e responsável pela APMU da ADoP, na sua intervenção reforçou também o trabalho muito positivo que a ADoP teve no ano de 2015 no âmbito do Passaporte Biológico, nomeadamente com a introdução do Módulo Esteroidal.
Durante a apresentação foi também comunicado aos presentes que a Fundação do Desporto, o IPDJ IP. e a ADoP realizaram em 2015 uma candidatura conjunta aos fundos comunitários da UNESCO com sucesso, e que pela primeira vez na sua História, a ADoP vai ser financiada com um “Fundo para a Eliminação da Dopagem no Desporto”.
Foi distinguido com o galardão de “Parceiro do Ano” a Federação Portuguesa de Natação, como reconhecimento pela extraordinária cooperação prestada à ADoP, o que possibilita que a luta contra a dopagem em Portugal reforce o seu nível de excelência.
A ADoP distinguiu ainda pela primeira vez com um “Diploma de Agradecimento” o ex-atleta Olímpico Professor João Campos pelos serviços prestados à ADoP.
Fotos D.R.