sábado, 21 de outubro de 2017

Rui Bento: os pontos nos iis em entrevista ao site "toureio.pt"


"Se saísse agora do Campo Pequeno continuava o mesmo Rui Bento Vasquez e com a mesma força na Tauromaquia?".
Responde o antigo matador de toiros, apoderado e gestor da primeira praça do país:
"Tenho um nome na tauromaquia, nome esse construído na base de uma carreira como matador de toiros, durante a qual, se não fui a figura que sonhei ser, fui um toureiro orgulhoso que nunca voltou a cara às adversidades e obtive triunfos importantes. Tenho construído uma carreira como homem de negócios taurinos, iniciada como apoderado ligado á Casa Chopera, que motivou logo no final da primeira temporada um galardão como Apoderado Revelação. Desenvolvi a minha actividade em Portugal, Espanha, França e América Latina. Ao longo dos anos venho apoderando vários toureiros e hoje apodero duas figuras da nova vaga: uma em Portugal, João Moura Júnior e outra em Espanha, Juan del Álamo. No campo empresarial o trabalho desenvolvido ao longo de 12 temporadas fala por mim. Nada disto me podem tirar…com Campo Pequeno ou sem ele".
Este é apenas um curto excerto da longa e esclarecedora entrevista concedida por Rui Bento (foto) a Hugo Calado no site toureio.pt, na qual o director de Tauromaquia da praça do Campo Pequeno põe muitos pontos nos iis. Por exemplo, àcerca da temporada que há uma semana encerrou, afirma:
"(...) Vieram ao Campo Pequeno os artistas que, efectivamente quiseram vir, como aliás já deve ter depreendido do rumo que esta entrevista tem tomado, rumo esse que o Hugo definiu. Poderia repetir-lhe os nomes das grandes figuras internacionais do toureio que estiveram no Campo Pequeno. Já o fiz, mas enumero, ainda assim os nomes dos cavaleiros portugueses: João Moura Antonio Telles, Luis Rouxinol, Rui Fernandes, Rui Salvador, Filipe Gonçalves, Moura Caetano, João Moura Júnior, Manuel Ribeiro Telles Bastos, Francisco Palha, os grupos de forcados de maior nomeada (Santarém, Montemor, Lisboa, Vila Franca de Xira, Alcochete, Aposento da Moita e outros) e as ganadarias Grave, Teixeira, Vinhas, Varela Crujo, Passanha, Veiga…".
E questionado sobre como reage às críticas que tem recebido por parte de alguma imprensa taurina, afirma:
"O lugar que ocupo, como gestor taurino do Campo Pequeno é um lugar de grande visibilidade e, como sabe, quanto maior a visibilidade, mais expostos estamos ao aplauso e à censura. Reajo bem. Tenho uma postura perante a vida que me faz sentir preparado para lidar bem com as criticas positivas e as negativas. As negativas algumas vezes fazem-me sentir ainda mais o meu espírito cristão. Quando Jesus Cristo exalava o último suspiro na cruz, perdoou aos seus algozes exclamando “Pai, perdoa-lhes que não sabem o que fazem”. Por vezes sinto-me a parafrasear Cristo: Pai, perdoa-lhes que não sabem o que escrevem!”.
Sobre o facto de "o Campo Pequeno estar à venda" e respondendo à pergunta de Hugo Calado se irá continuar ou não no lugar que ocupa, seja qual for a administração, diz Rui Bento:
"Isso é pura futurologia. Nem sequer é questão que se ponha neste momento".
Uma entrevista para ler em www.toureio.pt

Foto Maria Mil-Homens