domingo, 24 de junho de 2018

Carlos Ferreira (Toiros & Tauromaquia): "Se a corrida de 6ª feira em Évora não esgotar, não esgota mais nenhuma..."

Carlos Ferreira com "Nené" no ano passado em Alcochete e, na foto de baixo,
com o filho do saudoso empresário, António José Cardoso, já este ano em Évora

Carlos Ferreira, um homem do ramo hoteleiro, proprietário de dois afamados restaurantes em Évora, é um homem discreto e que fugiu sempre às luzes da ribalta, apesar de ter sido nos últimos anos o sócio do saudoso empresário António Manuel Cardoso "Nené", tragicamente desaparecido em Fevereiro deste ano.
Em homenagem ao seu amigo, Carlos Ferreira aceitou continuar o seu trabalho e está hoje juntamente com os filhos do saudoso empresário, António José e Margarida Cardoso, ao leme da histórica empresa Toiros & Tauromaquia, que gere as praças de toiros de Évora, Alcochete e Arronches.
E depois dos sucessos que constituram a Gala do Moço de Forcado e o tradicional Concurso de Ganadarias, a praça de Évora volta a ser palco de uma monumental corrida de toiros já na próxima sexta-feira, dia 29, pelas festas de São Pedro (início às 22 horas).
Em praça vão estar duas das maiores figuras do toureio equestre ibérico, Rui Fernandes e Diego Ventura, esta na sua primeira presença em Portugal depois do memorável triunfo em Madrid, onde cortou um rabo, coisa que não sucedia há 46 anos em Las Ventas, sendo também o primeiro rejoneador a obter tamanho troféu na mais importante praça de toiros do mundo; e ainda o jovem cavaleiro praticante António Prates, a grande revelação da última temporada, toureiro em que "Nené" depositava as maiores esperanças e que continua a ser apoderado pela empresa Toiros & Tauromaquia.
Lida-se um imponente curro de toiros de Canas Vigouroux e pegam em solitário os Forcados Amadores de Évora na comemoração do seu 55º aniversário.
A noite promete e Carlos Ferreira faz ao "Farpas" uma antevisão: "A procura de bilhetes tem estado a decorrer a muito bom ritmo. Ainda há bilhetes disponíveis, mas aconselho aos aficionados que se apressem porque a minha previsão aponta para lotação esgotada na noite da próxima sexta-feira. Com um cartel destes... se esta corrida não esgotar, mais nenhuma esgotará e não acredito que isso não aconteça!".
"É a primeira apresentação de Diego Ventura em Portugal depois do seu feito histórico em Madrid, está num momento único e à partida vai ser uma loucura em Évora, acredito no que digo. O Rui Fernandes é um grande cavaleiro e que por certo não vai querer deixar os seus créditos por triunfos alheios, apertará sem dúvida e não vai querer que saia só o Ventura triunfador da noite! E tenho que agradecer a estes dois 'monstros' do toureio mundial o facto de se terem disponibilizado, sem problema alguma, a que entrasse neste cartel o jovem António Prates, que é uma das maiores promessas, para não dizer que é já uma certeza e que tal como Fernandes e Ventura as tiveram, vai ter na próxima sexta-feira uma oportunidade única na sua ainda jovem carreira de poder fazer tudo para triunfar ao lado destes dois toureiros, o que por certo será uma mais valia para si", acrescenta.
E diz, a terminar:
"Se a tudo isto acrescentarmos o facto de se viver na sexta uma noite especial para o Grupo de Forcados Amadores de Évora, que fardará antigos e actuais elementos na comemoração dos seus 55 anos de actividade, pegando em solitário os seis imponentes toiros da ganadaria Canas Vigouroux, temos que reconhecer que esta vai ser, sem dúvida, uma das grandes corridas desta temporada. Fizemos tudo por isso!".

Fotos Emílio de Jesus e Maria Mil-Homens