quarta-feira, 27 de junho de 2018

José Júlio vai ter monumento em Vila Franca de Xira



O matador de toiros José Júlio vai ter a sua imagem perpectuada em Vila Franca de Xira através de um monumento com quase três metros de altura, da autoria do escultor espanhol Alberto Gérman e que deverá ser inaugurado em Julho nas festas do Colete Encarnado. As primeiras imagens do monumento foram publicadas na revista "Vida Ribatejana" (ao lado).
A estátua ficará na Rua Miguel Esguelha, virada para a Rua Luis de Camões, próximo do Mercado Municipal, um local por onde o toureiro passava quando era levado em ombros pelas ruas da cidade.
A iniciativa de erguer o monumento, por José Júlio ter sido o primeiro matador de toiros de Vila Franca, partiu de um grupo de aficionados vilafranquenses e contou desde a primeira hora com o apoio da Câmara e da Junta de Freguesia locais.
Segundo o escultor, a estátua apresenta uma imagem de José Júlio quando tinha 27/28 anos.
Segundo conta António José Matos à "Vida Ribatejana", membro do grupo que levou por diante esta iniciativa, o escultor Alberto Gérman "teve a humildade de nos perguntar que capote de passeio é que queríamos que esculpisse e foi enviado, por desejo do homenageado, um capote de passeio que tem inclusivamente o brasão de Vila Franca de Xira".
Este grupo cívico que pretende homenagear José Júlio vai ainda tentar sensibilizar o Presidente da República para que este atribua ao matador de toiros o grau de comendador pela importância do seu percurso na afirmação da cultura tauromáquica. Já foi enviada a Marcelo Rebelo de Sousa uma carta com essa solicitação em Outubro de 2016, mas a mesma não obteve ainda resposta, adianta a revista "Vida Ribatejana".

Fotos D.R./Foto Tomé e "Vida Ribatejana"