sábado, 29 de setembro de 2018

Alta competição e a seriedade do toiro amanhã na grande corrida de Vila Franca



Amanhã, domingo, dia 30, todos os caminhos vão dar a Vila Franca de Xira - onde a partir das 17 horas tem lugar a grande corrida mista de 8 toiros comemorativa do 117º aniversário da carismática praça "Palha Blanco".
Uma tarde que promete muitas emoções e alta competição entre os cavaleiros João Moura Júnior e João Ribeiro Telles, os matadores António João Ferreira e Nuno Casquinha e os grupos de forcados de Santarém e de Vila Franca, respectivamente capitaneados por João Grave e Ricardo Castelo.
Uma aposta fortíssima do dinâmico empresário Ricardo Levesinho - o homem certo na praça certa - na competição e na seriedade do toiro-toiro, mas também, é importante que se diga, um gesto de aficion e de promoção da Festa com o facto de ter contratado para esta corrida dois toureiros que mereceram esta oportunidade por terem triunfado em ocasiões anteriores, casos dos matadores António J. Ferreira e Nuno Casquinha.
Estava, recorde-se, prevista a presença de um "matador internacional" para fechar o elenco em que já se tinham anunciado dois dos mais destacados cavaleiros triunfadores da temporada, Moura e Telles, mas uma semana depois do grande triunfo de Casquinha no Colete Encarnado, Levesinho apressou-se a contratá-lo para o repetir na "Palha Blanco". E em Agosto, depois da faena histórica de António João Ferreira em Lisboa, o empresário decidiu mesmo aumentar o cartel - e os toiros, que assim serão oito - e inclui-lo também nesta emblemática corrida de aniversário da praça de Vila Franca.
Amanhã vão lidar-se oito toiros com idade, peso e o trapio exigido pelo público vilafranquense, da ganadaria Ribeiro Telles. Como ontem noticiámos, os quatro toiros de Falé Filipe que estavam inicialmente resenhados para as lides a pé não virão a Vila Franca devido a problemas sanitários e a empresa substituiu-os por toiros de Ribeiro Telles, de que já estavam quatro anunciados para as lides dos cavaleiros.
Que ninguém falte!