Memorável triunfo do praticante António Prates no domingo em Velada (Toledo): quatro orelhas e um rabo |
João Ribeiro Telles cortou três orelhas no domingo em Navalucillos |
João Moura Jr. cortou quatro orelhas e um rabo na 2ª feira em Villahermosa |
Ana Rita soma e segue em Espanha e ninguém entende as razões por que não a contratam para tourear em Portugal: uma orelha no domingo em Alcañiz e três orelhas e um rabo ontem em Paredes de Nava |
Antes de actuar ontem na Moita, Nuno Casquinha cortou uma orelha no domingo na corrida realizada em Sotillo de Adrada, que marcou o seu regresso a arenas de Espanha |
João Silva "Juanito" armou um "lio" no domingo em Barcarrota (Badajoz), cortando duas orelhas, saindo em ombros e conquistando o troféu que estava em disputa para o máximo triunfador da novilhada |
Toureiros portugueses brilham nos últimos dias em Espanha. Orelhas e rabos, saídas em ombros, um somatório de sucessos para quem tão alto defendeu o toureio luso além-fronteiras
O jovem cavaleiro praticante António Prates, premiado na maioria das corridas em que tem actuado em Portugal, conquistou no domingo um triunfo memorável em Velada (Toledo), ao cortar as duas orelhas ao seu primeiro novilho, da ganadaria El Tajo e la Reina, e os máximo troféus - duas orelhas e rabo - ao segundo. Actuava mano-a-mano com o rejoneador Óscar Mota, que obteve duas orelhas no primeiro novilho e uma no segundo.
Em Barcarrota (Badajoz), também no domingo, o novilheiro João Silva "Juanito" obteve uma orelha no primeiro novilho e as duas no segundo, armando um "lio" e obtendo o prémio como máximo triunfador da novilhada concurso de ganadarias em que foram também distinguidos o picador António Palomo e a gandaria de El Freixo.
Nuno Casquinha, que ontem toureou na primeira corrida da Feira da Moita, também triunfou em Espanha no domingo, cortando uma orelha ao segundo toiro do seu lote (silêncio no primeiro), na corrida efectuada em Sotillo de Adrada (Ávila).
Ainda no domingo, o cavaleiro Paulo Jorge Santos actuou em Cañete, província de Cuenca, cortando as duas orelhas ao único novilho que lidou, uma vez que a corrida foi suspensa por forte chuvada, não chegando a lidar o segundo novilho.
Também no domingo, João Ribeiro Telles alcançou mais um sonoro triunfo em Espanha, na corrida celebrada em Navalucillos (Toledo), cortando uma orelha ao seu primeiro oponente e as duas ao segundo e saindo em ombros com Pablo Domecq, com quem actuou mano-a-mano.
Em Alcañiz (Teruel), também no domingo, a cavaleira Ana Rita cortou uma orelha ao seu primeiro novilho e foi ovacionada no segundo.
Na segunda-feira, em Navaluenga (Ávila) toureou Rui Fernandes, que foi ovacionado nos dois toiros do seu lote, perdendo as orelhas com o rojão de morte. Alternava com Diego Ventura (orelha e duas orelhas) e o também rejoneador luso Paco Velásquez (ovação e ovação).
Também na segunda-feira, triunfo rotundo de João Moura Júnior em Villahermosa com toiros de Samuel Flores, a que cortou duas orelhas (primeiro) e duas orelhas e rabo (segundo), saindo aos ombros com Martín Burgos (duas orelha e duas orelhas), com quem actuava mano-a-mano.
Já ontem, terça-feira, Rui Fernandes foi ovacionado nos dois toiros (de Hermanos Quintas) em Navalcarnero e Ana Rita obteve mais um êxito sonoro em Paredes de Nava, província de Palencia, ao cortar uma orelha ao primeiro toiro e as duas orelhas e o rabo ao segundo, ambos da ganadaria de Pérez Tabernero.
Fotos D.R., Yami Rondon Martínez, Palmer e Mahony/@João Silva "Juanito"