sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Continua a ser preocupante o estado de saúde do Maestro Bastinhas


Bastinhas continua em estado grave e sem registar as desejadas e esperadas melhoras por que toda a família e os amigos esperam

Continua a inspirar cuidados o estado de saúde de Joaquim Bastinhas, que se agravou ontem com febres altas, o que significa que as infecções não estão a ser debeladas. O mais popular dos toureiros nacionais, de 62 anos, continua em coma induzido e permanece há cerca de um mês internado na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.
A família do toureiro continua em Lisboa a acompanhar toda a evolução e, como até aqui, reserva-se ao silêncio em hora tão complicada. Todas as informações que até aqui têm chegado aos jornalistas são de fontes hospitalares e dão conta de que, infelizmente, não se registam ainda as melhoras que todos desejamos.
Joaquim Bastinhas deu entrada no Hospital da Cruz Vermelha no início de Novembro, depois de ter estado um único dia na Feira da Golegã. Queixava-se de espasmos e dores e depois dos primeiros exames ficou internado e foi operado a um pólipo nos intestinos. A intervenção cirúrgica correu bem, mas no período pós-operatório sugiram complicações e teve uma embolia pulmonar. Os médicos optaram por colocá-lo em estado de coma induzido. Três dias depois, por novas complicações, foi sujeito a uma segunda intervenção cirúgica, a que reagiu melhor, registando mesmo animadoras melhoras nos dias seguintes, o que levou os médicos a tirarem-no do estado de coma induzido. Mas a situação voltou a agravar-se e no início da semana passada Joaquim Bastinhas voltou ao bloco operatório para uma terceira intervenção, voltando a ser colocado em estado de coma induzido.
Os médicos neste momento não adiantam prognósticos, acreditam que o bom historial clínico do doente pode significar um sinal de esperança numa recuperação, mas a situação continua a ser ainda "preocupante".
O famoso cavaleiro tauromáquico regressara este ano às arenas, com o fulgor de sempre, conquistando dois memoráveis triunfos nas praças da Figueira da Foz (Julho) e de Elvas (Setembro), depois de há três anos ter sofrido um gravíssimo acidente no campo.
De novo apoderado pelo histórico Rogério Amaro, Joaquim Bastinhas projectava participar em 2019 num maior número de corridas e tinha mesmo agendada a sua reaparição no Campo Pequeno.
Todos esperamos que isso venha a acontecer!
Força, Maestro!

Foto Emílio de Jesus