quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Tertúlia "Festa Brava" entregou troféus aos triunfadores da temporada

Patrícia Fonseca, deputada do CDS/PP, entregou ao Maestro António Ribeiro
Telles o galardão com que a Tertúlia "Festa Brava" o distinguiu como cavaleiro
triunfador desta temporada
Francisco Palha recebeu o troféu que o distinguiu como cavaleiro revelação do ano
Duarte Pinto distinguido como cavaleiro triunfador do ano no Campo Pequeno,
recebendo o troféu das mãos de António Matos, vereador da Cultura da Câmara
Municipal da Azambuja
"Festa Brava" nomeou Francisco Correia Lopes como melhor cavaleiro
praticante de 2018. Na foto, com o seu apoderado Francisco Farinha
António João Ferreira foi o matador de toiros distinguido
José Veiga Maltez, presidente da Câmara da Golegã, fez um eloquente discurso
António Tereno, ex-presidente da Câmara de Barrancos, Rui Casqueiro,
presidente da Tertúlia "Festa Brava" e Luis de Castro, presidente da Casa de
Pessoal da RTP, instituição galardoada pela forma como tem defendido a
tauromaquia
Ricardo Levesinho foi distinguido como o empresário que mais se destacou
em 2018, ano em que regressou e recuperou a "Palha Blanco". Na foto, com
Carlos Calado, que lhe entregou o galardão
O cabo Vasco Pereira recebeu das mãos do antigo forcado José Jorge Pereira
o troféu que galardoou o GFA de Vila Franca de Xira. Em baixo, o ganadero
Joaquim Alves de Andrade, recebendo das mãos de João Cortesão o prémio
com que a Tertúlia "Festa Brava" distinguiu a ganadaria Pinto Barreiros como
triunfadora da última temporada


Fernando Clemente (texto e fotos) - Na passada sexta-feira, no Ouro Hotel em Azambuja, a Tertúlia "Festa Brava" levou a cabo o seu jantar para entrega dos troféus relativos à temporada de 2018.
Foram galardoados os cavaleiros António Ribeiro Telles (cavaleiro de alternativa eleito triunfador da temporada), Duarte Pinto (Menção Honrosa como autor da melhor lide no Campo Pequeno), Francisco Palha (revelação da temporada) e Francisco Correia Lopes (cavaleiro praticante), o matador de toiros António João Ferreira, o novilheiro João Silva "Juanito", o empresário Ricardo Levesinho, o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca, o forcado Bernardo Borges do Grupo de Amadores da Chamusca, o bandarilheiro João Ferreira, as ganadarias Pinto Barreiros (triunfadora da temporada) e Veiga Teixeira (melhor toiro, o "Gallito II"), o jornal "Correio do Ribatejo", a Casa de Pessoal da RTP e a Associação "Poisada do Campino". Com Menções Honrosas pela divulgação da Festa foram ainda distinguidas a Câmara da Golegã e a Junta de Freguesia de Azambuja.
Para além dos triunfadores, estiveram presentes diversas figuras do mundo taurino e da política, bem como aficionados e amigos em número superior a uma centena, que encheram a sala.
Presentes estiveram também os presidentes da Câmara Municipal de Azambuja e da Golegã, Luís de Sousa e José Veiga Maltez, respectivamente, bem como diversos vereadores dos executivos de Azambuja, Golegã e Vila Franca de Xira.
Presente ainda a deputada do CDS/PP Patrícia Fonseca, presença, aliás, aplaudida de pé por toda a sala, tendo a também deputada socialista Maria da Luz Rosinha enviado uma mensagem justificando a sua ausência e felicitando a Tertúlia e os galardoados pelos êxitos alcançados.
Igualmente presente o presidente da Casa de Pessoal da RTP, Luís de Castro, que em breve improviso disse poder a aficion contar com ele e com a Casa de Pessoal para continuar a defender a Festa de Toiros.
No seu discurso, o presidente da Tertúlia"Festa Brava", Rui Casqueiro, após várias considerações acerca da temporada finda, e do momento político que a Festa atravessa, concluiu dizendo que "eleger um anti-taurino para o próximo Parlamento será não só fazer perigar a tauromaquia mas, mais que isso, será pôr em perigo a liberdade e a democracia".
Disse, ainda, que o troféu "Carreira" atribuído a Joaquim Bastinhas, ser-lhe-á entregue logo que a sua saúde o permita, em homenagem a realizar para o efeito.