domingo, 3 de março de 2019

Ricardo Chibanga hospitalizado após sofrer AVC



O famoso matador de toiros Ricardo Chibanga sofreu ontem um acidente vascular cerebral (AVC) em sua casa, na Golegã, e está internado no Hospital de Abrantes. O seu estado é estável, mas só amanhã a situação será devidamente examinada, suspeitando-se de que tenha sofrido lesão cerebrais.
"Vim agora mesmo do hospital, o meu pai está estável, está a dormir e os médicos vão fazer-lhe vários exames amanhã para avaliar a extensão de possíveis lesões cerebrais. As próximas horas serão decisivas", diz-nos Anete Chibanga, filha do matador, acrescentando:
"Ele ontem sentiu-se mal em casa, já nem falava e chamei o 112, que o levou de imediato para o Hospital de Abrantes. Sofreu um AVC. Vamos tentar, se for possível, transferi-lo na próxima semana para o Hospital de São José, em Lisboa".
Único matador africano da História, Ricardo Chibanga é natural de Moçambique, veio para Portugal nos anos 60 e foi aqui apoiado por Manuel dos Santos, Mestre Patrício Cecílio, Alfredo Ovelha, José Tinoca e outros.
Recebeu a alternativa de matador de toiros no emblemático cenário da Real Maestranza de Sevilha a 15 de Agosto de 1971, apadrinhado pelo lendário António Bienvenida, com o testemunho de Rafael Torres. Apresentou-se em Portugal como matador quatro dias depois, a 19 de Agosto, no Campo Pequeno, onde alternou com o matador espanhol José Luis Galloso, que recebera também a alternativa das mãos de António Bienvenida.
Ricardo Chibanga fez 76 anos em Novembro passado.

Fotos D.R. e Fernando Clemente