domingo, 30 de junho de 2019

O texto de Miguel Alvarenga de homenagem a Joaquim Bastinhas no programa da próxima grande corrida de Évora

Joaquim Bastinhas e Miguel Alvarenga precisamente na praça de Évora, há dois
anos, numa corrida em que actuava Marcos Bastinhas

Leia aqui o texto de Miguel Alvarenga de homenagem ao Maestro Joaquim Bastinhas que ilustra o verso do programa de mão da próxima grande corrida de toiros em Évora no dia 20 de Julho, onde se homenageia a memória do mais popular e mais querido dos toureiros nacionais

Em mais uma noite que vai ficar na história desta praça de toiros de Évora, pelo regresso de Pablo Hermoso de Mendoza, pela apresentação em Portugal de seu filho Guillermo e pela presença, tão especial, de Marcos Tenório Bastinhas, também por mais uma jornada de competição entre os Forcados de Évora e os de São Manços, rende-se nesta data homenagem à memória daquele que foi uma das figuras mais marcantes, mais queridas e mais populares da Tauromaquia nacional.
Joaquim Bastinhas tomou a alternativa nesta praça a 15 de Maio de 1983, vão passados 36 anos, apadrinhado pelo eterno José Mestre Batista, com o testemunho de João Moura.
E eterno será também sempre ele. Há homens que não morrem e Joaquim Bastinhas é um deles.
A verdade do seu toureio, a raça e a alegria com que contagiava as multidões, a popularidade de que desfrutou dentro e fora do círculo tauromáquico, fizeram dele um dos últimos grandes ídolos do povo português.
Lembrá-lo e homenageá-lo aqui é também lembrar e render homenagem às últimas quatro décadas do toureio em Portugal - de que ele foi um pilar fundamental.
Joaquim Bastinhas foi muito mais que um grande Toureiro - foi uma imagem, um estandarte, uma bandeira da nossa cultura, dos nossos costumes e das nossas tradições.
Esteja ele onde estiver - nos nossos corações estará sempre! - esta vai ser mais uma noite “à Bastinhas”. Porque o seu sorriso, a sua contagiante alegria, a sua presença eterna sempre que houver uma corrida de toiros, são marcos que jamais se vão apagar.
Évora, onde ele viveu há 36 anos o primeiro dia do resto da sua vida, vai sempre lembrá-lo. Hoje, aqui. E sempre que esta praça se engalanar para receber uma corrida de toiros.
Joaquim Bastinhas deixou-nos quando menos se esperava. Mas nós jamais o deixaremos.

Miguel Alvarenga

Fotos Maria Mil-Homens