terça-feira, 25 de junho de 2019

Só Garrido sobressaíu na tarde dos matadores em Angra


Pedro Correia - José Garrido, que substituiu Pablo Aguado, conseguiu o único resultado positivo da corrida de matadores de ontem na Monumental da Ilha Terceira, segundo espectáculo da Feira de São João.
Curro Díaz e Sebastián Castella estiveram por cima das condições dos seus oponentes.
O mano-a-mano entre as duas ganadarias locais de Rego Botelho e de José Albino Fernandes traduziu-se numa escassez de raça por parte dos exemplares apresentados.
A grande rivalidade entre as duas ganadarias mais importantes dos Açores era um dos grandes atractivos do segundo festejo das Sanjoaninas. Infelizmente, a falta de raça apresentada pelos novilhos-toiros de ambas as ganadarias acabou por manchar a segunda corrida da feira.
Os de Rego Botelho, de procedência Jandilla, apresentaram-se mais rematados que os exemplares de José Albino Fernandes, que também provêm de encaste Domecq. Nenhum dos três novilhos-toiros de ambos os ferros respondeu ao nível esperado, mas mesmo que houvesse uma certa mobilidade, quase todos  eles se racharam e defenderam-se contra as muletas dos três mataddores.
Mesmo assim, e baixando muito os parámetros de exigência, os  lidados em segundo e terceiro lugar, de ferro Albino, resultaram como os mais potáveis do grupo. Pelo menos tiveram a duração suficiente na lide para lutar, que também não foi abundante.
Perante o segundo toiro da ordem, Castella esteve templado com o capote, luzindo-se por chicuelinas. Com a muleta iniciou junto às tábuas com emotivos passes por alto. No entanto, apesar da falta de classe do toiro, o francês foi-o fazendo seguir os enganos com firmeza além de alternar inteligentemente a duas mãos numa faena com estima mas prolongada.
No final Castella não quis dar a merecida volta à arena, e perante o seu segundo toiro, um de Rego Botelho, que galopou de saida mas que rapidamente começou a tornar-se violento quando se encontrou com o toureiro. Com oficio Castella solucionou os problemas.
O terceiro de José Albino Fernandes foi o de maior mobilidade, mas além da sua pouca entrega, José Garrido também se luziu com o capote para depois fazer uma faena com fibra e com muletazos ligados até o novilho rachar-se.
Com o sexto, o substituto de Pablo Aguado conseguiu brilhar com um bom quite por delantales de mãos altas perante um novilho de Rego Botelho que foi reservado e protestava constantemente ao toureio.
Curro Díaz no seu primeiro teve em sorte um de Albino sem qualquer tipo de posibilidades, mas fez um esforço suplementar a um toiro que fugia constantemente de cada muletazo. Com o quarto, Curro esteve melhor , no entanto esse exemplar volteou o bandarilheiro Juan Carlos Garcia sem consequência. O toureiro de Linares foi roubando muletazo a muletazo de um toiro parado.
Em suma, três novilhos-toiros de José Albino Fernandes, nos primeiros lugares de justa presença e salvo o primeio com alguma mobilidade; e três de Rego Botelho mais rematados, mas escassos de cara, raça e sem classe. O quarto regressou aos curros pela quebra da haste direita, que partiu pela sepa, sendo substituido por outro da mesma divisa.
A praça registou ontem um entrada de menos de dois terços.

Foto D.R./@José Garrido/Facebook