quarta-feira, 31 de julho de 2019

PróToiro interpelou cara-a-cara a ministra da Cultura hoje no almoço-debate do International Club of Portugal

A ministra Graça Fonseca no almoço de hoje com o presidente do International
Club of Portugal, Manuel Ramalho, um aficionado da arte tauromáquica
Vários membros da Federação PróToiro, entre os quais Hélder Milheiro (secretário-
geral), José Potier (presidente da Associação de Forcados), Nuno Pardal
(presidente da Associação Nacional de Toureiros) e Paulo Pessoa de Carvalho
(presidente da Associação de Empresários Tauromáquicos) com o artista Fernando
Pereira e o jornalista António Sousa Duarte esta manhã no almoço-debate do
International Clube of Portugal com a ministra da Cultura
Impávida e serena, a ministra Graça Fonseca "aguentou" a presença dos agentes
tauromáquicos no almoço do International Clube of Portugal...
Paulo Pessoa de Carvalho, presidente da Associação de Empresários
Tauromáquicos Portugueses, quando no almoço de hoje abordava a ministra
da Cultura
Hélder Milheiro, secretário-geral da Federação PróToiro, quando questionava,
cara-a-cara, a ministra Graça Fonseca (foto de baixo). "É conhecida a minha
posição quanto à tourada, não vou acrescentar nada", disse a governante


Dirigentes das associações tauromáquicas nacionais marcaram hoje presença no almoço-debate com a ministra da Cultura Graça Fonseca, realizado num hotel de Lisboa pelo International Clube of Portugal e questionaram a governante cara-a-cara sobre as posições do Executivo no que à Festa Brava diz respeito. A ministra "voltou a insultar os 3 milhões de portugueses que gostam de touradas", acusa a Federação PróToiro

 A ministra da Cultura repete e insiste em "insultar todos os portugueses que participam e se revêem na cultura tauromáquica", acusa a Federação PróToiro. Ao fugir às perguntas colocadas por representantes da tauromaquia, num almoço-debate realizado hoje num hotel de Lisboa pelo International Club of Portugal e ao manter a posição, já conhecida, de considerar os aficionados "pessoas incivilizadas", conclui-se que Graça Fonseca "não é ministra de todos os portugueses e demonstra uma inaceitável impreparação e total ausência de sentido de responsabilidade para a função ministerial", afirma a PróToiro.
“É conhecida a minha posição sobre a tourada. Não vou acrescentar nada ao debate. Não tenho nada a acrescentar ao que na altura disse. O debate ficou fechado nessa altura. O governo decidirá o que fazer nessa matéria”, respondeu Graça Fonseca, reportando-se e repetindo as insultuosas declarações, feitas no ano passado, quando chamou incivilizados a todos os portugueses em plena Assembleia da República.
As perguntas feitas pela PróToiro e pela APET - Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos foram as seguintes: – Que balanço faz à política definida para o sector da tauromaquia?; – A tauromaquia vai continuar a ser ignorada nas políticas do Governo e do ministério da Cultura?; – Se defende o respeito por sensibilidades e tendências numa perspectiva social, porque não pratica o que nos sugere numa perspectiva cultural?
“É chocante que a ministra Graça não queira perceber a importância da tauromaquia na cultura portuguesa. É inaceitável que continue a ignorar o crescimento desta actividade e o seu impacto económico. É a ministra que temos, pelo menos até outubro”, comenta Hélder Milheiro, secretário-geral da PróToiro.
Perante mais este "ataque à cultura tauromáquica", perante mais este "insulto aos aficionados", a PróToiro garante que tudo fará na defesa desta arte, exigindo respeito para os cerca de três milhões de portugueses que todos os anos se envolvem em manifestações culturais tauromáquicas.

Fotos International Club of Portugal