sábado, 19 de outubro de 2019

Inaugurada esta tarde a estátua de homenagem ao Maestro Mário Coelho em Vila Franca de Xira

A estátua hoje descerrada em Vila Franca no Largo Conde Ferreira, onde Mário
Coelho nasceu há 83 anos
O Maestro Mário Coelho esta tarde em Vila Franca, no acto de inauguração
da sua estátua, falando emocionado sobre o que esta homenagem significou 
Alberto Mesquita, presidente da Câmara de Vila Franca, no uso da palavra
Aspecto do Largo Conde Ferreira, cheio de aficionados, estar tarde
Paulo Moura, o escultor autor da estátua, que se inspirou nesta foto, uma das
mais célebres imagens da carreira de glória de Mário Coelho


Foi hoje inaugurada no Largo Conde Ferreira, em Vila Franca de Xira, a estátua de homenagem ao Maestro Mário Coelho, segundo matador de toiros da cidade a ter um monumento por iniciativa da Câmara Municipal, depois de no ano passado também se ter perpectuado a figura de José Júlio com um busto junto ao Mercado Municipal.
Latgo cheio, muitos aficionados, algumas figuras das arenas, entre os quais vários antigos bandarilheiros, cavaleiros, matadores, forcados e ganaderos, figuras públicas e do mundo da política e a presença da Banda do Ateneu Artístico Vilafranquense, que honrou Mário Coelho com o seu pasodoble, "que eu não ouvia desde 1990 e muito me emocionou", frisou o Maestro.
A estátua é uma bonita e bem significativa obra da autoria do escultor Paulo Moura, inspirada nesta famoso foto (ao lado) de Mário Coelho numa das suas tardes de triunfo na Monumental do México.
O acto foi presidido por Alberto Mesquita, presidente da Câmara de Vila Franca e contou com as presenças dos presidentes da Junta de Freguesia e da Assembleia Municipal, bem como do Padre Ezequiel, que abençoou a estátuta u usou também da palavra para louvar a figura e a trajectória do homenageado.
Ao início usou da palavra o crítico taurino Maurício do Vale, que antes de em curtas, mas sentidas palavras, ter recordado toda a importância que Mário Coelho teve e tem no mundo tauromáquico a nível mundial, leu duas mensagens de Manuel Alegre e João Soares que não podendo estar presentes não quiseram deixar de se associar à homenagem que hoje Vila Franca rendeu a um dos seus maiores ídolos.
Por fim, Mário Coelho manifestou toda a sua emoção num dia tão especial para si. Aos 83 anos, aquele que foi considerado no seu tempo o melhor bandarilheiro do mundo e um dos mais emblemáticos matadores de toiros de Portugal, agradeceu esta homenagem e frisou que a estátua simboliza "uma saída em ombros, como tantas que eu tive".

Amanhã não perca uma mais completa reportagem desta acto e todas as fotos das personalidades que marcaram presença.

Fotos M. Alvarenga e D.R.