Momento da alternativa de João M. Branco há sete ano em Lisboa, apadrinhado pelo saudoso Joaquim Bastinhas |

João Maria Branco tomou a alternativa há sete anos no Campo Pequeno apadrinhado pelo saudoso Joaquim Bastinhas, que comemorava nessa temporada os seus 30 anos de alternativa
Passam hoje sete anos sobre a noite de 16 de Maio de 2013 em que o cavaleiro João Maria Branco recebeu no Campo Pequeno, na Corrida "Vidas"/"Correio da Manhã" a sua alternativa.
O jovem toureiro de Estremoz, ao tempo apoderado por Rui Bento, recebeu o doutoramento apadrinhado pelo saudoso Joaquim Bastinhas, que comemorava nessa temporada os seus 30 anos de alternativa e a testemunha foi Pablo Hermoso de Mendoza. Um cartel de alto nível numa noite que resultou triunfal para os três ginetes.
Lidaram-se toiros da ganadaria Passanha e nas pegas estiveram os grupos de Évora e de Alcochete.
Inesperadamente, em Agosto de 2014, João Maria Branco anunciava a separação de Rui Bento e a partir de então, pese embora o valor do promissor cavaleiro, nada voltou a ser igual. Em 2015 passou a ser apoderado pelos empresários espanhóis Ignacio Rios e Pepe Cotán, mas a realidade é que o fulgor e a chama que marcaram o seu arranque acabaram por enfraquecer e o toureiro está hoje retirado das arenas, dedicado a uma nova vida profissional como empresário de mármores.
Pena que tenha ficado pelo caminho um bom toureiro que tão auspicioso futuro apontou. Pode ser que um dia ainda regresse.
Fotos Emílio de Jesus/Arquivo