Pastoria de Azevedo morreu ontem e é hoje sepultado em Benavente |
Uma grande pega de Pastoria de Azevedo na praça de Salvaterra a 7 de Abril de 1968 (foto publicada no livro do centenário do GFA de Santarém, da autoria de Maria João Lopo de Carvalho) |
Pastoria de Azevedo fazendo um brinde na praça de Salvaterra de Magos em 1969, vendo-se à direita o histórico cabo Rhodes Sérgio |
Rende-se hoje em Benavente a derradeira homenagem a José Alberto Pastoria de Azevedo, falecido ontem, emblemático forcado do Grupo de Amadores de Santarém
"Partiu um homem bom, digo mesmo, do melhor", recorda na sua página do Facebook o também antigo forcado José Jorge Pereira, que com José Alberto Pastoria de Azevedo partilhou "bons momentos" no Grupo de Santarém e ontem publicou a foto que aqui reproduzimos recordando uma digressão a Antuérpia em 1968.
O GFA de Santarém lembrou-o ontem na sua página web como "uma figura muito simpática e amigo próximo de todos, que marcava presença constante nas corridas e eventos do Grupo" e que "deixa em todos os que tiveram a oportunidade de conviver com ele uma saudade profunda marcada pela amizade e proximidade que sempre teve pelo Grupo".
Pastoria de Azevedo, agricultor de profissão, fardou-se pela primeira vez pelos Amadores de Santarém no ano de 1963 numa corrida na Monumental de Almeirim. Foi na década de 60 e sob o comando do histórico Ricardo Rhodes Sérgio um dos grandes elementos do centenário Grupo de Forcados Amadores de Santarém.
O corpo está na Igreja Matriz de Benavente desde ontem e as cerimónias fúnebres realizam-se esta tarde pelas 15 horas, reservadas aos familiares mais próximos, no âmbito das medidas impostas pela Direcção-Geral de Saúde em consequência da pandemia do Covid-19.
A toda a ilustre Família enlutada e ao GFA de Santarém endereçamos as mais sentidas condolências, curvando-nos respeitosamente sob a memória deste seu saudoso elemento.
Que em paz descanse.
Fotos D.R. e Alberto Figueiredo/Arquivo