Alternativa de António Telles na primeira corrida do Campo Pequeno a 14 de Julho |
Nas redes sociais, o empresário Luis Miguel Pombeiro (Ovação e Palmas) tem-se desdobrado com publicações anunciando "uma Temporada de sonho" no Campo Pequeno, "a praça mais importante, a Catedral", ora publicando fotos do matador Morante de la Puebla (em baixo), que já está anunciado para a corrida mista de 7 de Setembro, ora dando à estampa imagens de corridas de gala à antiga portuguesa (também numa foto de baixo), anunciando a que realizará no dia seguinte, 8 de Setembro.
Depois de um período de incógnitas e incertezas, o empresário gestor taurino do Campo Pequeno expressa finalmente a sua animação e grande expectativa quanto aos elencos que tem estado a montar - e já há luzes ao fim do túnel.
A temporada abre, como já é do conhecimento público, na desta-feira 14 de Julho com a corrida da Família Ribeiro Telles, em que o Maestro António celebra 40 anos de alternativa e concede o doutoramento a seu filho António, numa noite em que actuarão ainda todos os outros cavaleiros da ilustre dinastia: Manuel Telles Bastos, João Ribeiro Telles e o praticante Tristão Telles de Queiroz, com toiros da ganadaria Ribeiro Telles e pegas a cargo dos Amadores de Santarém e Amadores de Vila Franca.
A segunda corrida será a dos toiros Murteira Grave, a 24 de Agosto, faltando ainda rematar o cartel, que pode ser de três ou seis cavaleiros.
Em Setembro, Pombeiro anuncia uma Feira Taurina com duas corridas nos dias 7 e 8. A primeira será mista e tem já certa a presença de Morante de la Puebla. O famoso matador sevilhano pode actuar como único espada ou com um segundo matador. Embora muito se tenha já especulado, o empresário não confirma, por enquanto, que possa ser Cayetano Rivera Ordoñez. Completam o elenco dois cavaleiros e um grupo de forcados, lidando-se a pé e a cavalo toiros de diferentes ganadarias.
Na corrida de gala à antiga portuguesa que encerra o abono, a 8 de Setembro, Pombeiro confirmou apenas a presença do rejoneador Guillermo Hermoso de Mendoza, máximo triunfador de Sevilha. Lidam-se nessa noite toiros da ganadaria Charrua e o cartel será de seis cavaleiros. Sobre a mesa, estão vários nomes, entre os quais os de Luis Rouxinol, Luis Rouxinol Jr. e Miguel Moura.
Luis Miguel Pombeiro, ainda sem os cartéis totalmente rematados, tem também contratado o rejoneador espanhol Andrés Romero e mantém conversações com os apoderados de vários cavaleiros. João Moura Júnior, Moura Caetano e Marcos Bastinhas podem também ser presenças certas na temporada lisboeta. Mas pode haver mais surpresas...
Fotos M. Alvarenga e Frederico Henriques/Arquivo
Já há luzes ao fim do túnel |
Feira Taurina em Setembro, com Morante no dia 7 e Gala à Antiga Portuguesa no dia 8 |