terça-feira, 23 de maio de 2023

Rafael González retira-se das arenas menos de um ano depois da alternativa em Madrid

Menos de um ano depois de ter tomado a alternativa em Las Ventas (Madrid) na Feira de Santo Isidro (2 de Junho do ano passado), o matador madrileno Rafael González anunciou este domingo que se retira da profissão, "depois de algum tempo meditando".

"O toureio é a coisa mais grande que vou ter na minha vida, levo amigos, poucos, mas os que levo são de verdade e levo comigo grandes recordações" - afirmou o toureiro, agradecendo sobretudo a seu pai e a seu avô o grande apoio que sempre lhe prestaram.

Rafael González tomou a alternativa a 2 de Junho do ano transacto na Monumental de Madrid, apadrinhado pelo matador francês Juan Leal, com o testemunho do peruano Joaquín Galdós, com toiros duros e difíceis de Fuente Ymbro (fotos de cima).

Esteve bem na faena de muleta, mas não chegou a matar o toiro da alternativa, primeiro da corrida, de nome "Pardillo", com o nº 47 4e 565 quilos, que lhe infringiu violenta colhida já no final da sua actuação (foto de baixo), ferindo-o na perna, na zona da virilha (cornada com uma trajectória de 20 centímetros) e causando-lhe ainda fractura da clavícula.

Rafael González foi operado na enfermaria de Las Ventas e esteve depois internado na Clínica La Freternidad na capital espanhola. Já não toureou o segundo toiro, a corrida acabou por ser um mano-a-mano entre Juan Leal e Joaquín Galdós.

Menos de um ano depois, anunciou agora que se retira das arenas.

Fotos Ricardo Relvas