A estátua (busto) do matador Ricardo Chibanga, situada junto à Igreja Matriz da Golegã, na esquina do Café Central, foi vandalizada esta noite com recurso a tinta acrílica, como o mostram as fotos publicadas no Facebook por Diogo Rosa, vice-presidente da Câmara Municipal da Golegã, que manifesta a sua revolta pelo sucedido:
"Nada justifica estes actos de vandalismo, seja qual for a sua motivação. Ricardo Chibanga e a Golegã não mereciam tal acto. Somos uma terra de gente que sabe respeitar e gosta de ser respeitada. Não admitiremos menos do que isso!" - refere Diogo Rosa, informando que a GNR já foi contactada, prometendo que "iremos mover os meios legais à nossa disposição para punir os responsáveis, nomeadamente com recurso à consulta de imagens de video das câmaras existentes no local".
A Câmara contactou o escultor Rui Fernandes, que prontamente se disponibilizou a limpar a estátua (fotos em baixo), com a colaboração dos trabalhadores da autarquia António Caixinha e Pedro Lopes.
O busto de Ricardo Chibanga, célebre toureiro moçambicano que viveu toda a sua vida na Golegã, foi oferecida ao município pelo matador de toiros espanhol Morante de la Puebla.
Há muitos anos, também foi vandalizada a estátua do matador Manuel dos Santos, localizada a escassos metros desta.
Fotos Diogo Rosa/Facebook