domingo, 15 de setembro de 2024

Fim-de-semana triunfal para toureiros e forcados lusos em Espanha

Este foi um fim-de-semana de triunfos importantes para vários toureiros e forcados nacionais em arenas de Espanha. Além de Rui Fernandes (em Albacete), de Moura Caetano, Pedrito e Forcados de Arronches (em Higuera la Real), e do cavaleiro amador Luis Pimenta (em Monroy), cujas notáveis actuações esta tarde já aqui referimos, houve ainda grande êxitos dos cavaleiros João Ribeiro Telles, David Gomes, Ana Rita e Paulo Jorge Santos e dos forcados Académicos de Coimbra em corridas realizadas este domingo do lado de lá da fronteira.

Em Guadalajara (Madrid), João Ribeiro Telles cortou uma orelha ao seu primeiro toiro e foi ovacionado no segundo (foto de cima).


Lidaram-se seis toiros de Herdeiros de David Ribeiro Telles e completaram o cartel os rejoneadores espanhóis Sérgio Galán (ovação e orelha) e Sebastián Fernández (orelha e orelha com petição da segunda).



Em Arroyo de la Luz (Cáceres) toureou o cavaleiro David Gomes, que foi ovacionado no único toiro que lidou, perdendo troféus pelo mau uso do rojão de morte. David teve uma lide de menos a mais, com o público

entregue. Terminou com um par de bandarilhas, um "violino" e um ferro de palmo, que selavam, à partida, a garantia de um triunfo gordo, mas o mau uso do rojão de morte reduziu o prémio a uma sonora ovação ao cavaleiro português.


A praça portátil encheu e David Gomes (na foto, com os seus bandarilheiro João Ferreira e Joel Piedade) alternou com os matadores Manuel Diosleguarde (duas orelhas) e Mário Palácios (duas orelhase rabo) e o novilheiro António Bravo "Toñin" (orelha). Lidaram-se quatro novihos de Rio Grande.



Também esta tarde em Cariñena (Zaragoza) se registou uma triunfal e honrosa presença portuguesa no festival taurino misto por ocasião das Festas das Vindimas.


A cavaleira Ana Rita cortou as duas orelhas ao novilho que lidou, da ganadaria Santa Fé Martón, que foi pegado pelos Amadores Académicos de Coimbra pelo jovem forcado Marco Monteiro, de 17 anos, ao segundo intento, que fez a sua estreia esta tarde (foto de baixo).



A cavaleira e os forcados lusos repartiram cartel com os matadores Serafín Marín (duas orelhas), Pedro Gutiérrez "El Capea" (orelha) e o novilheiro Eduardo Rodríguez (duas orelhas e rabo).



Também o valoroso cavaleiro vilafranquense Paulo Jorge Santos (foto de cima, de arquivo) - incompreensivelmente, sem contratos no seu país - actuou esta tarde em Brazatortas (Ciudas Real) num mano-a-mano com o rejoneador Paulo Donat, frente a novilhos de Los Millares. O rojão de morte privou-o de êxito maior, sendo ovacionado no final das duas brilhantes actuações.


Fotos D.R., Paco Duarte/"Farpas", Simão Brites e Arquivo