domingo, 22 de dezembro de 2024

Carta de despedida: Marco José comemora 30 anos de alternativa e diz adeus às arenas em 2025


Amigos, aficionados, colaboradores e colegas,

É Natal e o espírito de confraternização e solidariedade, aquece os nossos corações, renova os nossos ânimos e os nossos sonhos.

Estamos em época de retrospectivas, de analisarmos o ano que passou, e recordarmos o nosso percurso pessoal e profissional.

No próximo ano cumprirei 30 anos de alternativa e é tempo de dizer adeus ao toureio, aos aficionados e aos colegas. Na verdade é um até já, pois estarei  sempre disponível para o que for necessário. 


Desde Setembro que um grupo de amigos prepara a minha temporada de despedida e já em Janeiro será apresentada a Comissão de Honra que presidirá às Comemorações dos meus 30 anos de toureio.


Existem missões que são sublimes nesta vida e eu creio que tenho cumprido com todas. Mereceram o meu profissionalismo, empenho, respeito e a minha gratidão. 


Em todos os momentos que me vesti de toureiro, tentei honrar e elevar esta tão nobre Arte e ilustre profissão.


Levei o toureio a cavalo a Espanha, França, México, EUA e China, onde um magno projecto foi interrompido pela pandemia do Covid. No meu país toureei de Norte a Sul, em que desfrutei da entrega e dos aplausos do fantástico público.


Iniciarei a temporada de 2025 em Nisa e depois espero actuar na praça de toiros da minha terra - Caldas da Rainha -, participar num considerável número de corridas e por fim despedir-me em Évora, cidade onde vivo há vinte anos, redondel histórico onde, curiosamente nunca toureei.


Não posso deixar de prestar as minhas homenagens e agradecimentos a todos os que ao longo destes trinta anos, sempre me acompanharam neste magnífico percurso.


Importa agora desejar votos de um Natal especial, rodeado de familiares e amigos com muita Luz, Amor, Harmonia, Esperança, Paz e Saúde.


Que 2025 seja um ano maravilhoso, com tudo o que mais desejam 


Boas festas a todos ! 


Évora, 22 de Dezembro de 2024


Marco José Dias Coutinho


Foto M. Alvarenga