quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Domingo em Sanlúcar: televisões transmitem Final da Liga de Novilhadas com Tomás Bastos

A Grande Final da Liga de Novilhadas/2025 que no próximo domingo se realiza an praça espanhola de Sanlúcar de Barrameda e que é disputada pelo nosso Tomás Bastos (foto) é transmitida por vários canais televisivos regionais, nomeadamente: Telemadrid, Canal Sur, Castilla La Mancha Media e Á Punt.

Além do novilheiro português Tomás Bastos, disputam a Grande Final da Liga de Novilhadas os jovens diestros espanhóis Álvaro Serrano, Carlos Tirado, Mario Vilau e Ruiz de Velasco, com novilhos da ganadaria Fuente Ymbro.

Foto D.R.

Novo single estreia amanhã: Rui Bandeira grava videoclipe na praça de toiros de Paio Pires

Estreia amanhã, sexta-feira, nas principais plataformas de música o novo single do cantor Rui Bandeira "Quero Essa Mulher", com a particularidade de o local eleito para a gravação do videoclipe ter sido a praça de toiros de Paio Pires (Seixal).

Rui Bandeira conta com a participação especial de Daniela Santos neste seu novo trabalho.

Fotos D.R./@Rui Bandeira


Próximo dia 26: todos os caminhos vão dar a Évora!


Passagem de testemunho em 2026: Ricardo Parracho sucede a José P. Suissas no comando do GFA do Montijo

O Grupo de Forcados Amadores do Montijo anunciou esta semana em comunicado que vai mudar de cabo na próxima temporada de 2026, sendo Ricardo Parracho (fotos de cima) o eleito para suceder a José Pedro Suissas (foto de baixo). Será o 14º cabo deste grupo desde a sua fundação.

"Com a mediação e ponderação da Direcção, os elementos do Grupo reuniram-se e elegeram democraticamente o seu novo cabo, num processo exemplar de civismo e união de Grupo" - informa o GFA do Montijo no seu comunicado. E acrescenta:


"Após 13 temporadas como forcado, das quais 5 foram no comando do Grupo, José Pedro Suissas irá completar a sua última temporada no activo no ano de 2026. Ricardo Parracho, que cumpre a sua 15ª época a envergar a jaqueta de ramagens, é um forcado com vasta experiência e foi o eleito para chefiar o Grupo, missão que aceitou com o orgulho, a ambição e a responsabilidade necessárias para dar continuidade ao legado de 61 anos na nobre arte de pegar toiros"


O Grupo de Forcados Amadores do Montijo foi fundado em Agosto de 1964, depois de uma divisão surgida no único grupo então existente na cidade, o da Tertúlia Tauromáquica do Montijo.


A estreia foi a 22 de Agosto de 1964 na Monumental do Montijo, com toiros da ganadaria Rio Frio.


José Jacinto Carvalheira foi o cabo-fundador dos Amadores do Montijo, comandando-o de 1964 a 1967. Seguiram-se como cabos António Sécio (1967-1973), João Pina (1973-1974), Fernando Fernandes (1974-1976), Rogério Amaro (1976-1981), Jorge Beatriz (1981-1982), Rafael Figueiredo (1981-1987), Ricardo Barroso (1987-1988), José Luis Figueiredo (1988-1997), Marco Nicolau (1997-1988), David Santiago (1998-2003), Ricardo Figueiredo (2003-2021) e José Pedro Suissas (de 2021 até ao presente).


A passagem de testemunho ainda não tem data definida, mas será divulgada brevemente.


Fotos M. Alvarenga


José Pedro Suissas, actual cabo


1 de Novembro: Tertúlia "Alhandra, a Toireira" homenageia Rui Salvador

A Tertúlia "Alhandra, a Toireira" realiza no próximo dia 1 de Novembro o almoço comemorativo do seu 33º aniversário, no qual vai prestar homenagem ao cavaleiro Rui Salvador (foto), figura incontornável do toureio equestre nacional que no ano passado se despediu das arenas.

Após o almoço, haverá apontamentos de fado nas vozes de Ana Paula Santos e Jaime Amante acompanhados por Joaquim Rocha e Paulo Marques; e também a exibição do Grupo de Sevilhanas “Sabor Flamenco Atenugisc".


Foto M. Alvarenga



1 de Novembro é o Dia do Sócio do Clube Taurino da Moita

O Clube Taurino da Moita anuncia a realização do Dia do Sócio, que terá lugar no próximo dia 1 de Novembro e se celebrará na praça de toiros “Daniel do Nascimento”.

Será um dia inteiramente dedicado à aficion moitense, com várias actividades de carácter taurino e cultural, culminando num convívio com música ao vivo.

Programa do Dia:

Manhã
• 10h – Treino dos Forcados Amadores da Moita
• 11h – Aula prática da Escola de Toureio da Moita
• 12h – Apresentação do livro “Manuel dos Santos”
• 13h – Almoço

Tarde
• 15h – Treino dos Forcados do Aposento da Moita
• 16h – Bezerra para os aficionados práticos
• 17h – Entrega de menções honrosas
• 21h às 2h – Festa com música ao vivo

México: Javier Funtanet regressa a Pachuca

Mariana Fraga Louceiro - Javier Funtanet regressa a Pachuca (México) depois da sua triunfal saída a ombros.

Funtanet continua a destacar-se como um dos rejoneadores mais importantes do momento no México.

A nova corrida será no próximo dia 16 de Novembro (cartaz em baixo) e faz parte do 47º aniversário da Praça de Toiros "Vicente Segura".

Javier Funtanet comparte cartel com Fauro Aloi e os matadores Ernesto Javier “Calita” e Borja Jiménez.

Participam ainda os Forcados de Pachuca e os Forcados Amadores do México, enfrentando oito toiros da prestigiada ganadaria Montecristo.

Foto Manolo Briones

12 de Novembro na Feira da Golegã: apresentação dos 60 nomeados da V Gala da Tauromaquia



Tomás Bastos termina temporada europeia disputando este domingo a Grande Final da Liga Nacional de Novilhadas

Tomás Bastos, a nova estrela do toureio português, sobrinho-neto do lendário matador vilafranquense José Júliotermina a sua brilhante temporada europeia disputando no próximo domingo 19 de Outubro em Sanlúcar de Barrameda a Grande Final da Liga Nacional de Novilhadas.

Frente a novilhos da ganadaria Fuente Ymbro, o valoroso novilheiro português, declarado triunfador do Circuito de Extremadura, vai disputar esta final com Álvaro SerranoCarlos TiradoRuiz de Velasco e Mario Vilau (triunfador do Circuito Valenciado de Novilhadas).

Depois deste último e importante compromisso no domingo, Tomás Bastos atravessa o Oceano e vai tourear pela primeira vez em Acho, no Peru, na Feira Taurina de Lima. É no próximo dia 25, sábado da próxima semana. Frente a novilhos de CamponuevoTomás Bastos forma cartel com José António Guerra e Pedro Luis.

Foto D.R.

Soller Garcia e Tristão R. Telles na próxima semana na Califórnia

Os cavaleiros João Soller Garcia e Tristão Ribeiro Telles toureiam na próxima segunda-feira 20 de Outubro na Califórnia (Estados Unidos da América), na tradicional corrida da Festa de Nossa Senhora de Fátima na praça de São João em Thornton.

Remata o cartel o matador mexicano Omar Villaseñor e os forcados Amadores de Turlock e Amadores de Merced.

Lidam-se toiros das ganadarias de Frank Borba (Dennis Borba), Manuel do Carmo e Manuel Costa (dois de cada divisa).

Novilheiros portugueses este fim-de-semana em Espanha

Três novilheiros portugueses vão actuar este fim-de-semana em praças de Espanha.

Eduardo "Chibanga", aluno da Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita, toureia no sábado na praça de toiros de Málaga (cartaz em baixo) num festejo do XIII Certame Doctor D. Juan Pedro de Luna, repartindo cartel com o matador Finito de Córdoba e com os também novilheiros Jaime Padilla (Escola de Málaga), Ian Bermejo (Escola de Castellón) e Pablo Torres (Escola de Valência). Lidam-se cinco novilhos de Macandro.

No domingo, em Táliga (Badajoz), numa Aula Prática /Novilhada promovida pela empresa Mar Toros de Joaquín Domínguez, toureiam os jovens portugueses Conde Belo e João "Belmonte", ambos alunos da Escola Taurina de Badajoz, repartindo cartel com os companheiros Fran Perera, Juan Manuel Gómez e Aarón Pintiado (cartaz também em baixo). Serão lidados cinco novilhos de Vega de Algodor.

Foto M. Alvarenga


Construa a sua casa de sonho!


Ontem, 4ª feira: 9.799 leram o "Farpas"!

 

Visualizações
de páginas de hoje
 3 679
Visualizações 
de página de ontem
9 799
Visualizações de páginas 
no último mês
421 602
Histórico total 
de visualizações 
de páginas

51 322 083


Fazia 21 anos nesse dia: "Quim-Zé" Correia morreu no Campo Pequeno há 59 anos

Joaquim José Correia “Quim-Zé” morreu há 59 anos na arena do Campo Pequeno (16 de Outubro de 1966), colhido pelo toiro “Carvoeiro” da ganadaria Rio Frio, quando actuava no festival de beneficência que João de Castro (grande aficionado, compadre do saudoso matador de toiros Paco Camino) ali organizava todos os anos a favor do Orfanato-Escola Santa Isabel. Fazia 21 anos nesse dia. Hoje completaria 80 anos. Depois desta tragédia, João de Castro não mais voltou a organizar o seu festival taurino.

António Sécio, forcado dos Amadores do Montijo, ao tempo capitaneados por José Jacinto Carvalheira, foi quem pegou nessa tarde o toiro "Carvoeiro" que colhera "Quim-Zé". Sécio viria depois a suceder a Carvalheira, tornando-se o segundo cabo dos Forcados Amadores do Montijo.

"Quim-Zé" Correia, natural de Évora, onde está sepultado, era no momento uma das mais promissoras figuras do toureio a cavalo, no qual apostara forte o empresário Manuel dos Santos. Nesse mesmo ano de 1966, toureara em Lisboa em Maio na corrida de reaparição do matador espanhol Juan Garcia "Mondeño" e em Julho integrara o cartel da 4ª Corrida TV. Recebera a alternativa um ano antes, também no Campo Pequeno, a 18 de Abril de 1965 (Domingo de Páscoa), apadrinhado por D. José de Atahyde.

A tragédia da fatídica tarde de 16 de Outubro de 1966 ocorreu quando o cavalo "Tirol" escorregou logo no início da lide (estava uma tarde de chuva e o piso apresentava-se difícil), caindo sobre o cavaleiro, que ainda sofreu a forte investida do toiro, ficando de imediato inconsciente na arena. Transportado ao Hospital de Santa Maria, já ali deu entrada em estado de morte cerebral, vindo o óbito a ser confirmado ao início da noite.


O seu funeral foi o primeiro cortejo fúnebre a passar na Ponte Salazar, que fora inaugurada nesse mesmo ano de 1966.


Embora natural da cidade de ÉvoraJoaquim José Antunes Correia residia há alguns anos na Cova da Piedade. Ainda no Alentejo, dera os primeiros passos e recebera os primeiros ensinamentos de Mestre Simão da Veiga e de António Anão, famoso equitador do Redondo.


Nos anos 60, o empresário Manuel dos Santos elegera-o para rivalizar com o toureiro da época, o saudoso José Mestre Batista.


"Quim-Zé" foi o segundo cavaleiro a morrer na arena do Campo Pequeno, depois de Fernando de Oliveira em 1904.


Fotos D.R. e A. Martins/Arquivo


Joaquim José Correia fazia 21 anos na tarde em que morreu.
Hoje completaria 80
As última cortesias na tarde de 16 de Outubro de 1966
O último ferro

O momento da tragédia
António Sécio (foto actual) foi o forcado que pegou o toiro
"Carvoeiro" na fatídica tarde da morte de "Quim-Zé"
Nessa ano de 1966, Joaquim J. Correia actuara na primeira
corrida do ano em Lisboa, no Domingo de Páscoa
Em Julho, toureara em Lisboa na 4ª Corrida TV

O programa do fatídico festival de 16 de Outubro de 1966

quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Veja aqui os poderosos toiros da ganadaria Fontembro para dia 26 em Évora

2 de Novembro: Festival dos Bandarilheiros em Alenquer

Roteiro - os últimos festejos da temporada

OUTUBRO

MÁLAGA (Espanha) - Sábado, 18, às 18h00 (hora local) - XIII Certame Doctor D. Juan Pedro de Luna. 5 novilhos de Macandro para o matador Finito de Córdoba e os alunos das escolas taurinas Eduardo "Chibanga" (Moita), Jaime Padilla (Málaga), Ian Bermejo (Castellón) e Pablo Torres (Valência).


SANLÚCAR DE BARRAMEDA (Espanha) - Domingo, 19, às 17h00 (hora local) - Grande final da Liga Nacional de Novilheiros. 5 novilhos de Fuente Ymbro para os novilheiros Tomás Bastos, Álvaro Serrano, Carlos Tirado, Ruiz Velasco e o triunfador do Circuito Valenciano de Novilhadas. 


TÁLIGA (Badajoz, Espanha) - Domingo, 19, às 17h00 (hora local) - Aula Prática/Novilhada. 5 novilhos de Vega de Algodor para os alunos das escolas de toureio Fran Perera, Juan Manuel Fome, Aarón Pintiado, Conde Belo e João “Belmonte”.


SAINT-SEVER (França) - Domingo, 19, às 18h30 (hora local) - Festival taurino. 5 novilhos de Camino de Santiago para os matadores António João Ferreira, Thomas Dufau, Mathieu Guillon "El Monteño", Dorian Canton e Ron Lamothe.


ÉVORA - Domingo, 26, às 17h00 - Corrida à portuguesa/Despedida do cavaleiro Marco José. 6 toiros de Fontembro para os cavaleiros João Moura, Marco José, Gilberto Filipe, Manuel Telles Bastos, João Salgueiro da Costa e António Prates. Forcados de Montemor e Évora.


NOVEMBRO


CARTAXO - Sábado, 1, às 15h30 - Corrida à portuguesa. 6 toiros de Passanha (3) e Engº Luis Rocha (3) para os cavaleiros Joaquim Brito Paes, Paco Velásquez e o praticante Vasco Veiga. Forcados de Santarém e Cartaxo.


ALENQUER - Domingo, 2, às 15h00 - Festival dos Bandarilheiros de homenagem a João José (50 anos de alternativa). 6 novilhos de Branco Núncio, Dr. António Silva, João Ramalho, Engº Luis Rocha, Ascensão Vaz e Canas Vigouroux para os cavaleiros João Pedro “Juca” e João Bretes, selecção de forcados, e os espadas Manuel dos Santos “Becas”, Fábio Machado, Ricardo Pedro e Pedro Paulino “China”.


GOLEGÃ - Domingo, 9, às 15h00 - Festival taurino comemorativo do centenário do nascimento de Manuel dos Santos. 6 novilhos de Rosa Rodrigues (lides a cavalo) e 1 novilho de Vinhas (lide a pé) para os cavaleiros Manuel Telles Bastos, Francisco Palha, Sebastián Fernández (rejoneador), Paco Velásquez, o praticante Vasco Veiga e Alejandro Amaya (rejoneador). Forcados de Tomar, São Manços e Chamusca.


É importante aprender!


Parvoíces...

Um caso que foi manchete nos grandes jornais de Espanha, teve no "Correio da Manhã" honras de uma noticiazinha de dez linhas num cantinho inferior da secção de espectáculos (e cultura, dizem eles). 

Isso é o menos. A importância que o "CM" dá hoje à Tauromaquia é praticamente nula e não tem a ver com o verdadeiro "CM" dos tempos de jornalistas a sério como Vitor Direito, Manuel Andrade Guerra e José Manuel Severino, entre outros mais. Os tempos mudaram. E o "CM" também.

O mais grave é a total e completa incorrecção da pseudo-noticiazinha. Morante despediu-se das arenas (pode ser apenas um "até já", dizem muitos) no passado domingo na Monumental de Madrid, a praça de toiros mais importante do mundo. Que não fica em Cádiz, nem é a praça de El Puerto de Santa Maria...

Era bom que houvesse um bocadinho mais de verdade no que escrevem. Bastava informarem-se, lerem os sites espanhóis, procurarem escrever com rigor. Para não virem a lume parvoíces como esta de ontem...

Construa a sua casa de sonho!


Ontem, 3ª feira: 10.243 leram o "Farpas"!

 

Visualizações
de páginas de hoje
 2 458
Visualizações 
de página de ontem
10 243
Visualizações de páginas 
no último mês
421 602
Histórico total 
de visualizações 
de páginas

51 311 063