segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Morreu Maria Margarida Crato de Castro, viúva do cavaleiro José João Zoio

Morreu no passado sábado, vítima de doença prolongada, Maria Margarida Crato de Castro, que todos tratavam carinhosamente por Zozo, viúva do saudoso cavaleiro tauromáquico José João Zoio (falecido em 31 de Agosto de 2009, de ataque cardíaco, com 59 anos).

O corpo esteve em câmara ardente durante o dia de ontem na Basílica da Estrela, em Lisboa, e as cerimónias fúnebres (cremação) realizaram-se esta segunda-feira de manhã.

A seus filhos Bernardo, Duarte e Verónica, bem como a toda a ilustre Família enlutada, endereçamos as nossas mais sentidas condolências.

Que em paz descanse.

Momento único

João Moura Jr. publicou nas suas redes sociais estas fotos que documentam o momento único vivido no quarto de hotel em Portalegre onde se vestiu e se preparou para a memorável corrida de sábado, em que enfrentou sózinho seis toiros - momento esse partilhado com sua filha Conceição (Conchita).

Fotos D.R./Redes sociais João Moura Júnior






Momentos de Glória de João Moura Jr. com os 6 toiros em Portalegre

Fique agora com os melhores e mais emotivos momentos das seis lides de João Moura Júnior no sábado em Portalegre a toiros sérios e exigentes das emblemáticas ganadarias Veiga Teixeira e Murteira Grave - uma encerrona a sério, numa tarde que marca esta temporada e consagra o cavaleiro de Monforte como número-um do toureio equestre nacional, como seu pai há 50 anos.

Recebeu os seis toiros sem bandarilheiros a ajudar, fez tudo bem feito e como se fosse a coisa mais fácil e mais simples deste mundo, toureou, lidou, bregou, cravou, ladeou a um palmo do toiro, como se estivesse diante de um toiro "bonzinho" daqueles que não fazem mal e trotam ao lado dos cavalos - tudo isto frente a seis toiros de verdade, dos que exigem e pedem contas e com os quais não se pode brincar.

Moura Jr. deu uma dimensão enorme do seu toureio, reafirmou o seu estatuto de primeiríssima figura, reafirmou que, meio século depois, há outro Moura a mandar na tauromaquia.

As fotos falam por si e dispensam mais comentários.

Fotos M. Alvarenga









Primeira actuação, em que deu o mote para a tarde de triunfo,
com um toiro de Murteira Grave. Brindou ao público 










Segunda lide, a um toiro de Veiga Teixeira, brindada ao
Secretário de Estado da Agricultura, João Moura








Como terceiro toiro, um exemplar de Veiga Teixeira daqueles 
que assustam qualquer ser humano, Moura Jr. esteve colossal.
Lide brindada aos empresários Samuel Silva e Jorge Dias














Quarto toiro, de Murteira Grave, lide brindada a Carlos
Barreto, figura emblemática da Casa Moura há 50 anos













Outra lide brilhante ao quinto toiro, de Grave, que brindou a
toda a sua equipa. Recebeu o toiro com uma emotiva sorte
de gaiola 















Momento alto: última lide a duo com o pai e depois a triunfal
saída em ombros