Tal como há 40 anos acontecia com seu Pai, o Maestro João Moura, então o "Niño Prodígio" do toureio a cavalo, 2025 foi o ano em que se voltou a provar que há Moura Júnior... e os outros.
João Moura Jr. assinou em 2025 uma daquelas temporadas que não deixam dúvidas a ninguém. Apenas 8 corridas, mas de categoria, com 3 encerronas (inédito), 4 saídas em ombros, triunfos repetidos e praças cheias em tudo o que pisou. Os aficionados viram mais uma vez, que Moura Jr. está num nível muito acima da média e muitos anos luz à frente do pelotão - doa a quem doer, é a verdade.
Gestão afinada, quadra de luxo e actuações carregadas de responsabilidade e classe. Moura Jr. distanciou-se, consolidou-se e reafirmou o estatuto de Figura Grande entre todas as figuras.
E se ainda havia quem achasse que uma encerrona podia ser aborrecida, Moura Jr. tratou de desfazer a teoria. Toureou 18 toiros em encerronas, apenas um Murube, e mostrou que quando há entrega, verdade e cavalos ao nível dos predestinados, não há monotonia que resista. As ganadarias touristas Teixeira e Grave voltaram a ser dois talismãs de triunfo para o cavaleiro de Monforte, onde a sua tauromaquia cresce, explode e convence.
Francisco Mendonça Mira, o apoderado, o estratego, já começou a planear a campanha de 2026. Ontem mesmo, a Tertúlia Tauromáquica Terceirense, entidade organizadora da Feira de São João/Sanjoaninas, lançou nas redes sociais um video onde confirma o que o "Farpas" aqui adiantou na semana passada: João Moura Jr. integrará no próximo ano os três cartéis do ciclo, um feito que é uma novidade na história taurina da Ilha Terceira.
Amanhã, o "Farpas" revela as primeiras grandes novidades da próxima temporada do triunfador João Moura Jr. - não percam!
Foto D.R.