segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Academia Portuguesa de Ex-Libris homenageou memória de Manuel dos Santos no ano do centenário

Manuel Jorge dos Santos no uso da palavra, ladeado por Ana
Martins (Presidente) e Segismundo Pinto, da Academia Portuguesa
de Ex-Libris

Na Academia Portuguesa de Ex-Libris, em Lisboa, teve lugar este sábado um acto de homenagem à memória do grande matador de toiros e empresário até hoje nunca igualado Manuel dos Santos, no ano do centenário do seu nascimento.

Foi exibido o documentário "Depois da Saudade", produzido por cineastas e jornalistas mexicanos; e foi também feita a apresentação dos livros "Manuel dos Santos - O Homem e o Toureiro", da autoria de Manuel Jorge Díez dos Santos, filho do saudoso matador; e "Manuel dos Santos - O Herói das Arenas", livro dedicado aos mais novos, da autoria de Maria Guadalupe Paiva dos Santos Calado da Maia (texto) e Maria Luísa Paiva dos Santos Calado da Maia (ilustrações), bisnetas do famoso toureiro.

A anteceder a homenagem a Manuel dos Santos, os presentes visitaram na galeria da Academia a Mostra Ex-Librística "Taurocultura" da colecção da Família Escudero Campos.

Uma reportagem para ver esta segunda-feira aqui no "Farpas".

Fotos M. Alvarenga e D.R.

A homenagem a Manuel dos Santos no Salão Nobre da Academia


O acto contou com a visita à Mostra Ex-Librística "Taurocultura"
da Família Escudero Campos

Construa a sua casa de sonho!


Ontem, domingo: 8.706 leram o "Farpas"

 

Visualizações
de páginas de hoje
 65
Visualizações 
de página de ontem
8 706
Visualizações de páginas 
no último mês
421 602
Histórico total 
de visualizações 
de páginas

51 704 052


domingo, 23 de novembro de 2025

"Sector 1" distinguiu figuras da tauromaquia com os prémios Incentivo & Mérito

"Valorizar o que de bem foi feito, incentivar os que se iniciam, bem como honrar personalidades e/ou entidades que ao longo do seu percurso enalteceram a Tauromaquia" são, de há uns anos para cá, o objectivo das distinções Incentivo & Mérito outorgadas pelo prestigiado Grupo Tauromáquico "Sector 1", que, ao contrário de outros troféus normalmente atribuídos no final de cada ano, não têm a ver com o enaltecimento a triunfadores da temporada.

Na passada quinta-feira, no Hotel Roma, em Lisboa, o "Sector 1" realizou o seu jantar para entrega das distinções acima referidas, tendo tido particular significado a emotiva homenagem In memoriam ao saudoso forcado Manuel Maria Trindade, dos Amadores de São Manços, que morreu em Agosto na praça de toiros do Campo Pequeno ao realizar uma pega a um dos últimos toiros da ganadaria Vinhas, que nessa fatídica noite (22 de Agosto) lidou o seu derradeiro curro.

Muitos elementos do GFA de São Manços acompanharam o cabo João Fortunato e a família de Manuel Trindade no momento emotivo da homenagem àquele que foi um dos melhores forcados da sua geração. Na foto de cima, a presidente do Grupo "Sector 1", Patrícia Sardinha, no momento em que procedia à homenagem.

Com as distinções de Mérito foram ainda homenageados o bandarilheiro João José (que este ano cumpriu meio século de alternativa) e o ilustre ganadeiro João Ramalho, referenciado como "um dos últimos românticos da nossa Festa".

Com os prémios Incentivo foram distinguidos, como tem acontecido em anos anteriores, alguns dos mais promissores toureiros a pé, os novilheiros João D'Alva, Tomás Bastos (único que não esteve presente, tendo o galardão sido entregue a seu pai, o bandarilheiro retirado David Antunes), João Fernandes e Eduardo Bullugu "Chibanga" (Escola Taurina da Moita); e também o conceituado bandarilheiro João Pedro Silva "Açoriano", a Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita (representada pelo seu professor, o matador de toiros Joaquim Ribeiro "Cuqui") e a Associação "Reguengos Afición", gestora da praça de toiros de Reguengos de Monsaraz.

Fotos D.R./GT "Sector 1"/Facebook

David Antunes, Marco Gomes, Joaquim Ribeiro "Cuqui", João
Ramalho, João Fernandes, João D'Alva e Eduardo "Chibanga"
Eduardo "Chibanga", João D'Alva, João Queiroz, Fernando
Clemente, Catarina Bexiga, João Fernandes e "Cuqui"

A Associação "Reguengos Aficion"
Teresa Carrilho, João José e Patrícia Sardinha
João Pedro Silva, Patrícia Sardinha e José Jorge Pereira
Hotel Roma: sala cheia no jantar do Grupo T. "Sector 1"

Ontem, sábado: 7.896 leram o "Farpas"

 

Visualizações
de páginas de hoje
 7 203
Visualizações 
de página de ontem
7 896
Visualizações de páginas 
no último mês
421 602
Histórico total 
de visualizações 
de páginas

51 702 484



sábado, 22 de novembro de 2025

Duarte Pinto e Pombeiro separam-se após 18 anos de apoderamento

"Muito devo e agradeço ao grande homem e profissional Luís Miguel, que tanto lutou por mim, que tanto me ajudou, que foi o meu grande   aficionado e, destacadamente, um braço direito que tanto vibrou e chorou com tudo o que conquistei nestes 18 temporadas! O meu agradecimento é genuíno, a minha amizade é verdadeira! Continuamos juntos, simplesmente de 'uma maneira diferente'!" - foi com estas palavras que o cavaleiro Duarte Pinto anunciou ontem nas suas redes sociais o fim da relação de apoderamento que manteve ao longo de 18 anos com Luis Miguel Pombeiro - era um dos apoderamentos mais antigos da tauromaquia nacional, se não mesmo neste momento o mais longínquo.

Juntaram-se em Março de 2008, era Duarte Pinto ainda cavaleiro praticante, e estiveram lado-a-lado durante 18 temporadas, somando cerca de 350 corridas de toiros.

Foto D.R.

Club Taurino de Sevilha rendeu homenagem à memória de Manuel dos Santos

O Club Taurino de Sevilha levou a efeito na passada quinta-feira no Restaurante "Las Piletas", em Sevilha, um jantar de homenagem à memória do matador de toiros português Manuel dos Santos no ano do centenário do seu nascimento. 

Um importante e significativo reconhecimento internacional numa cidade onde gozou de grande carinho e popularidade por parte da aficion e onde todos o reconheciam e aclamavam como o mais importante toureiro a pé de Portugal.

Num ambiente de sentimento e emoção, usaram da palavra o filho e a neta de Manuel dos Santos, respectivamente Manuel Jorge Diez dos Santos e Madalena Paiva dos Santos, que recordaram a trajectória da famoso toureiro português e a importância que teve na tauromaquia, não apenas durante a sua gloriosa carreira nas arenas, como depois, como empresário de algumas das principais praças de Portugal, entre as quais a do Campo Pequeno.

Depois de uma primeira alternativa manchada de sangue, por grave cornada, na praça El Toreo do México, a que viria a renunciar, Manuel dos Santos doutorou-se a 15 de Agosto de 1948 na Real Maestranza de Sevilha, apadrinhado por Manuel Jiménez "Chicuelo", com o testemunho de "El Andaluz", frente a toiros de Marquês de Villamarta.

Fotos D.R.

Realizou-se este sábado o funeral de Eduardo Arimateia

Realizou-se este sábado o funeral do saudoso aficionado Eduardo Soares Armateia, que morreu ontem com 92 anos no Lar de Idosos de Valverde.

O corpo esteve em câmara ardente da Igreja da Santa Casa da Misericórdia do Vimieiro, onde hoje foi celebrada uma missa às 14h45, seguindo o funeral para o Crematório da Quinta do Conde.

Eduardo Arimateia era pai de Cristina Arimateia e avô de Diana Fonseca e Vasco Fonseca, aos quais endereçamos as nossas mais sentidas condolências.

Que em paz descanse.

Foto D.R.

Escolha inesperada apanha meio mundo de surpresa: José Maria Garzón é o novo empresário da Real Maestranza de Sevilha

José Maria Garzón, actual empresário das praças de Córdoba e Santander, depois de já o ter sido das de Málaga, El Puerto de Santa Maria e Mérida, entre outras, é o novo empresário da Real Maestranza de Sevilha pelos próximos cinco anos.

A escolha foi anunciada esta manhã num curtíssimo e demasiado seco comunicado da Real Maestranza (em baixo) - e apanhou de surpresa a esmagadora maioria dos taurinos espanhóis. Garzón sucede à empresa Pagés, ultimamente gerida por Ramón Valência, que estava ao leme da emblemática praça de Sevilha há quase sem anos, desde os tempos de Diodoro Canorea.

Nas últimas semanas, falava-se numa empresa composta, entre outros, por Fermín Bohórquez e Miguel Baéz "Litri", gestores da praça de Marbella, também correndo pelos mentideros da Fiesta que Morante de la Puebla poderia vir a integrar um grupo gestor da Real Maestranza.

José Maria Garzón já apoderou vários matadores, neste momento apodera o sevilhano Juan Ortega (ambos na foto de cima).

Fotos M. Alvarenga e D.R.





Ontem, 6ª feira: 11.993 leram o "Farpas"!

 

Visualizações
de páginas de hoje
 6 077
Visualizações 
de página de ontem
11 993
Visualizações de páginas 
no último mês
421 602
Histórico total 
de visualizações 
de páginas

51 693 462



Construa a sua casa de sonho!


sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Já marcou o seu lugar para a V Gala da Tauromaquia? Está à espera que esgote?...


Morreu Eduardo Arimateia, "o 'forcado' que o não foi"

Com 92 anos, cumpridos no dia 2 de Dezembro do ano passado, morreu hoje o muito conhecido aficionado Eduardo Arimateia, do Vimieiro, "o 'forcado' que o não foi", como lhe chamou o nosso querido e saudoso companheiro João Cortesão no artigo que lhe dedicou no jornal "Farpas" na rubrica "P'ra que a terra não esqueça!" (em baixo), que depois editou em livro.

"Um dia, já éramos amigos, perguntei-te em que grupo ou grupos tinhas pegado. Respondeste-me então: "Eu?... eu cá nunca peguei, ou por outra, peguei uma vaca num treino do Grupo de Montemor porque fui engatado pelo Comenda e pelo Capoulas, mas jurei para nunca mais" - escreveu Cortesão e publicou a foto dessa única pega do já saudoso Eduardo Arimateia (que reproduzimos em baixo).

Mesmo sem ser forcado, esteve sempre presente e ao lado dos forcados, sobretudo dos Forcados de Montemor, entre os quais tinha muitos e verdadeiros amigos.

Não são ainda conhecidos pormenores das cerimónias fúnebres.

A toda a Família enlutada endereçamos as mais sentidas condolências.

Que em paz descanse.

Fotos D.R.

A única pega do saudoso Eduardo Arimateia, num treino do
Grupo de Montemor; e, em baixo, o artigo de Cortesão
da rubrica "P'ra que a terra não esqueça!" no "Farpas"

Ganadaria Palha no arranque da temporada em Madrid

A emblemática ganadaria portuguesa Palha marcará presença no arranque da temporada na primeira praça do mundo, a Monumental de Las Ventas, não estando ainda definida a corrida em que regressará a Madrid, que pode ser a de Domingo de Ramos ou a de Domingo de Páscoa.

Como refere hoje o site "Cultoro", a presença de Palha numa das primeiras corridas do ano em Madrid "supõe uma declaração de intenções por parte da empresa Plaza 1 e um anúncio de peso para os aficionados mais 'toristas' que vêem na divisa portuguesa uma garantia de emoção, 'ferocidade' e personalidade na primeira praça do mundo".

A expectativa é ainda maior se tivermos em conta a recente presença em Las Ventas, no concurso de ganadarias de Setembro, do toiro "Saltillo" de Palha, que apesar de ter sido quase eliminado na sorte de varas, o que criou grande polémica e motivou mesmo graves acusações do ganadeiro João Folque ao picador e à equipa do toureiro que o lidou, captou as atenções de todos os aficionados pelo seu comportamento e pela sua bravura.

Rui Bento, responsável pela eleição de ganadarias portuguesas na equipa de vedores de toiros da Monumental de Las Ventas, esteve a semana passada na ganadaria Palha com António Cutiño (irmão do conhecido empresário José Cutiño e agora responsável pela equipa de vedores de Madrid, onde sucedeu ao célebre "Florito"), já estando escolhidos oos exemplares que serão lidados em Las Ventas no início da próxima temporada.

Foto João Silva/@Ganadaria Palha

Vítima de AVC: Dr. José Cabral "estável" dentro da gravidade de um um quadro delicado de prognóstico reservado

É estável, dentro de um quadro delicado de prognóstico reservado, o estado clínico do Dr. José Cabral (75 anos), reputado médico neurocirurgião e antiga glória do Grupo de Forcados Amadores de Montemor, que continua internado no Hospital Egas Moniz, em Lisboa, depois de ter sofrido um forte AVC (acidente vascular cerebral).

Está em coma induzido, depois de ter sido submetido a duas intervenções cirúrgicas para limpeza dos muitos e fortes coágulos sanguíneos no cérebro. 

"Está muito bem tratado, no lugar onde sempre trabalhou e onde todos os admiram" - refere uma fonte familiar, adiantando que as próximas horas serão cruciais para avaliar se há sequelas.

Os familiares e amigos de José Cabral acreditam que a sua força o levará a pegar com o sucesso de sempre este difícil toiro que o mantém internado em estado que a todos preocupa.

Foto M. Alvarenga

Construa a sua casa de sonho!

 

Ontem, 5ª feira: 11.592 leram o "Farpas"!

 

Visualizações
de páginas de hoje
 4 076
Visualizações 
de página de ontem
11 592
Visualizações de páginas 
no último mês
421 602
Histórico total 
de visualizações 
de páginas

51 679 468




quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Campo Pequeno há 60 anos: recordar é viver!

Manolo Escudero, Manuel dos Santos e José Cardal

Há 60 anos (1965), a praça de toiros do Campo Pequeno era gerida pelo saudoso matador de toiros Manuel dos Santos à frente de uma equipa notável onde pontificavam, entre outros, Américo Pena, José Cardal, Alfredo Ovelha, José Agostinho dos Santos e Manolo Escudero.

A Sociedade Campo Pequeno geria, além da de Lisboa, outras praças como as de Viana do Castelo (desaparecida…), Santarém, Tomar, Alcochete, Moita do Ribatejo, Figueira da Foz e Nazaré, para as quais anunciavam nesse ano um total de 35 corridas de toiros, duas delas de Gala à Antiga Portuguesa. Só em Lisboa eram 18! E vinham as maiores figuras do toureio mundial.


No início de cada temporada, a empresa anunciava as datas dos seus espectáculos e mencionava os nomes de todos os cavaleiros, matadores, grupos de forcados e ganadarias que estavam contratados.


Outros tempos...


Fotos D.R.





Domínguez & Domínguez no apoderamento de Ginés Marín

O matador espanhol Ginés Marín ampliou a sua equipa de apoderamento, passando a contar com os empresários Joaquín Domínguez e seu filho Carlos Domínguez (os três na foto), que se unem a Álvaro Polo na gestão da carreira do valoroso toureiro.

Ginés Marín, que em 2026 comemora o 10º aniversário da sua alternativa, toureou este ano em 17 corridas de toiros, nas quais cortou 28 orelhas e um rabo.

Foto D.R.

Ontem, 4ª feira: 11.700 leram o "Farpas"!

 

Visualizações
de páginas de hoje
 3 056
Visualizações 
de página de ontem
11 700
Visualizações de páginas 
no último mês
421 602
Histórico total 
de visualizações 
de páginas

51 666 856


Construa a sua casa de sonho!


Praça de Beja: sai Charraz, entra Tito Semedo

Charraz perde Beja para Tito Semedo 

O empresário José Maria Charraz perde a praça de Beja, um dos seus importantes baluartes nas últimas temporadas. Segundo o site "Touro e Ouro", a praça será gerida nos próximos anos pelo cavaleiro Tito Semedo, que já era co-proprietário da mesma e agora comprou a parte de José Manuel Ferrera Paulo "Cachapim", detendo 75%, sendo os restantes 25% da família do saudoso António Paes de Sousa.

Fotos M. Alvarenga