quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Próxima 4ª feira no Pavilhão Dr. Miguel Quina na Golegã: apresentação dos 60 nomeados da Gala da Tauromaquia



"Sector 1" atribui distinções de Incentivo e Mérito

O Grupo Tauromáquico "Sector 1" divulgou os galardoados deste ano com os seus prestigiados troféus de Incentivo e Mérito, cuja entrega vai decorrer no próximo dia 20 num jantar em Lisboa no Hotel Roma.

Com a distinção Incentivo foram distinguidos os novilheiros João D'Alva, Tomás Bastos, João Fernandes e Eduardo Bullugu "Chibanga"; o bandarilheiro João Pedro Silva "Açoriano"; a Associação "Reguengos Aficion"; e a Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita.

Com a distinção Mérito foram este ano distinguidos o bandarilheiro João José; o ganadeiro João Ramalho; e, a título póstumo, o forcado Manuel Maria Trindade, do Grupo de Amadores de São Manços, morto por um toiro em Agosto no Campo Pequeno.

As inscrições para o jantar (30€/sócio, 35€/não sócio) deverão ser feitas até ao próximo dia 15 através do email grupotauromaquicosector1@gmail.com


Leiam, que vale a pena, a entrevista do Dr. Vasco Lucas à revista "Novo Burladero"

Médico veterinário, antigo crítico tauromáquico e comentador da RTP, ex-toureiro amador na sua juventude, mas, acima de tudo e como muito bem o define João Queiroz, "um dos melhores aficionados portugueses, senão o melhor" - aconselho a todos, sobretudo aos mais novos, que não deixem de ler a fantástica entrevista do Dr. António Vasco Lucas, em jeito de "Mano-a-Mano" com o Director da revista, na edição deste mês da "Novo Burladero", que hoje chegou às bancas. Em Dezembro será publicada a segunda parte.

Vale a pena ler - a aprender - com a lucidez, a sapiência, a experiência, o bom senso e a enorme aficion que sempre caracterizaram este taurino de referência.

Admiro-o e respeito-o há muitos anos. Ainda há poucas semanas, aquando do final do almoço que antecedeu a corrida em Sobral de Monte Agraço, estivemos um montão de tempo a conversar. Conversa agradável e onde concordámos que muita coisa mudou na Festa, mas nós, pelo menos, ainda falamos a mesma língua. E ainda respeitamos os mesmos valores.

Leiam, que vale a pena, a entrevista deste Grande Senhor na revista "Novo Burladero".

Fotos M. Alvarenga, Miguel Calçada/"Novo Burladero" e D.R.



Debandada no PAN: ex-dirigentes abandonam o partido sublinhando que "o projecto falhou"

Vários militantes, entre os quais a antiga deputada Bebiana Cunha, formalizaram a sua desfiliação do PAN, sublinhando que o partido liderado por Inês Sousa Real (foto) "deixou de ser quem era" e que "o seu projecto falhou".

Em declarações à agência Lusa, a antiga deputada Bebiana Cunha, voluntária no PAN desde 2011, que foi autarca na Assembleia Municipal do Porto e eleita líder parlamentar do partido em 2021, começou por dizer que esta não foi uma decisão tomada “de ânimo leve ou de um dia para o outro”.

Questionada sobre como avalia a actual liderança do partido, Bebiana Cunha lamentou a “ausência de autocrítica” em questões como perda de eleitorado e de representatividade, considerando que “há uma negação da realidade”.

Já em Julho fora tornada pública uma carta aberta, também subscrita pela antiga deputada do PAN e outros ex-dirigentes, a pedir uma avaliação da direcção do partido “sem receio de ter de mudar”, acusando a atual liderança de se desviar dos “valores fundadores”.

Ao todo, 35 signatários, entre os quais os antigos dirigentes Anabela Castro, Nuno Pires, Miguel Queirós ou Carolina Pia, salientavam que todos “têm a sua história dentro do PAN” e recordavam o lançamento das fundações do projecto político Pessoas-Animais-Natureza em 2009.

Num comunicado divulgado no passado sábado e assinado por cinco agora ex-militantes do PAN, entre os quais Bebiana Cunha, e que cita, por exemplo, Miguel Queirós (que presidiu o Conselho de Jurisdição Nacional e agora se demite), lê-se que “o PAN deixou de ser quem era — a única plataforma em que as causas e o activismo comprometido alguma vez convergiram numa estrutura representativa politicamente organizada”.

Foto D.R.

Pavilhão Dr. Miguel Quina (antigo Turf) vai ser o coração social da Feira da Golegã


Na sempre icónica Feira Nacional do Cavalo na Golegã, que começa esta sexta-feira, volta a estar presente o espaço que é verdadeiro epicentro de tudo o que é bom, animado e elegante: o Pavilhão Dr. Miguel Quina, também conhecido como o antigo Turf, gerido pelo cavaleiro tauromáquico e empresário Mateus Prieto (foto em cima).

Durante todos os dias da Feira, o Farpas Blogue destaca: é ali que a magia acontece! Com uma vista privilegiada para o Largo do Arneiro e os cavalos na manga, o Pavilhão Dr. Miguel Quina será o lugar onde todos — das figuras taurinas, apaixonados pela festa e pela tradição — vão querer estar. Exclusivo, mas pronto para receber todos! 


É ali que na próxima quarta-feira, 12 de Novembro, vão ser divulgados todos os nomeados da V Gala da Tauromaquia, que dia 29 deste mês de Novembro se realiza em Lisboa no Restaurante Kais.


O ambiente é de puro convívio. Com música, comes e bebes de qualidade, e a presença de chefs de renome, o Pavilhão Dr. Miguel Quina promete ser o coração social da Golegã deste ano.


Vamos viver esta feira com o glamour e a elegância que tanto a caracteriza!


Foto D.R.


Construa a sua casa de sonho!


Ontem, 3ª feira: 7.996 leram o "Farpas"

 

Visualizações
de páginas de hoje
 2 077
Visualizações 
de página de ontem
7 996
Visualizações de páginas 
no último mês
421 602
Histórico total 
de visualizações 
de páginas

51 508 530 


terça-feira, 4 de novembro de 2025

Recorde confirmado: Moura Caetano líder do escalafón pelo terceiro ano consecutivo

Aliando a qualidade à quantidade, João Moura Caetano consagrou-se pelo terceiro ano consecutivo como líder do escalafón com um total de 42 corridas em 2025, entre Portugal e Espanha.

O terceiro recorde de Moura Caetano acontece precisamente no ano em que seu pai, o Maestro Paulo Caetano, celebrou o 45º aniversário da sua alternativa, protagonizando a comemoração da efeméride com duas actuações magistrais, duas lições que marcaram esta temporada, a primeira num festival em Vila Viçosa e a segunda na corrida de inauguração da temporada do Campo Pequeno.

Foto M. Alvarenga

Cerimónias fúnebres de Domingos Ortega Cláudio hoje e amanhã em Évora e Barrancos

O corpo de Domingos Ortega Cláudio, Pai do dosso querido amigo e companheiro Miguel Ortega Cláudio, está em câmara ardente na capela da Igreja da Sagrada Família (Álamos), em Évora, onde a partir de agora tem lugar o velório e as últimas homenagens.

Amanhã, dia 5 de Novembro, celebra-se missa de copo presente às 09h15, seguindo depois o cortejo fúnebre para Barrancos, de onde era natural e onde às 12h30 será sepultado no Cemitério local.

Domingos Ortega Cláudio tinha 71 anos e morreu em sua casa, em Évora, na passada sexta-feira.

Nas redes sociais, Miguel Ortega Cláudio agradece, em seu nome e em nome de sua Mãe e sua irmã (a quem voltamos a endereçar os nossos mais sentidos pêsames), todas as demonstrações de amizade recebidas nos últimos dias.

Que em paz descanse.

Foto D.R.

Construa a sua casa de sonho!


Ontem, 2ª feira: 8.937 leram o "Farpas"

 

Visualizações
de páginas de hoje
 4 140
Visualizações 
de página de ontem
8 937
Visualizações de páginas 
no último mês
421 602
Histórico total 
de visualizações 
de páginas

51 502 597 



segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Prémio "Amigo da Tauromaquia": Escola de Toureio distingue Clube Taurino da Moita

A Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita anunciou que, na sua 2.ª edição, o Prémio “Amigo da Tauromaquia” será atribuído ao Clube Taurino da Moita.

“Este reconhecimento surge pelo papel fundamental que o Clube tem desempenhado, na defesa, promoção e valorização da tauromaquia e da nossa terra. O seu trabalho incansável em prol da tauromaquia, o apoio constante a inúmeras iniciativas, a proximidade e apoio incondicional à nossa Escola de Toureio fazem do Clube Taurino da Moita um verdadeiro exemplo de dedicação e de amor à Tauromaquia” - justifica a Escola de Toureio, salientando que os seus alunos, que são a alma deste prémio, expressaram o seu agradecimento e admiração, escolhendo de forma unânime o Clube Taurino da Moita como vencedor desta segunda edição.

A entrega do troféu terá lugar, como é habitual, durante a cerimónia de entrega dos troféus da Sociedade Moitense Tauromaquia, que será já no próximo 21 de Novembro, momento em que será celebrada esta justa e merecida homenagem.

Com este galardão, a Escola de Toureio da Moita e os seus alunos reafirmam o compromisso de reconhecer e valorizar todos aqueles que, com generosidade e espírito de missão, apoiam e dignificam a tauromaquia.

Tertúlia "Alhandra A Toireira" comemorou 33º aniversário com homenagem a Rui Salvador

Realizou-se no sábado, 1 de Novembro, o almoço comemorativo do 33º aniversário da Tertúlia “Alhandra A Toireira” e simultaneamente o cavaleiro Rui Salvador recebeu distinta homenagem, no salão histórico da Sociedade Euterpe Alhandrense

Marcou presença, além de um vasto número de aficionados, o reeleito  Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, que destacou a importância da identidade cultural e taurina de Alhandra e a extraordinária carreira do cavaleiro nabantino.


Entre outras presenças, destaque ainda para Nuno Marques, Presidente da Junta de Freguesia de Alhandra, São João do Monte e Calhandriz; Tina Batista (viúva do cavaleiro José Mestre Batista, padrinho de alternativa de Rui Salvador); o cavaleiro Rui Santos; elementos da Associação de Tertúlias Tauromáquicas do Concelho de V. Franca de Xira e, naturalmente, a Direcção da Tertúlia “Alhandra A Toireira”, entre outros convidados.


Esteve a cargo do jornalista scalabitano Ludgero Mendes a apresentação e o historial do "cavaleiro dos ferros impossíveis".


Após o almoço, houve um momento de fado com Jaime Amante e Ana Paula Santos e ainda a presença do Grupo Sabor Flamenco Atenugisc de Samora Correia.


Verdadeira - e muito agradável - surpresa foi a intervenção, como fadista (que não estava anunciado), do consagrado bandarilheiro João Pedro Silva "Açoriano", antigo peão de confiança de Rui Salvador, que cantou o "Fado do Cartaz" (também conhecido por "Fado da Tasca Castiça"), emocionado e encantando todos com a mesma arte e o mesmo sentimento com que toureia e se fez grande no mundo das arenas. Aplausos para o Toureiro-Fadista!


Fotos D.R.


Rui Salvador e sua Mulher, Sandra Strecht, com
Fernando Paulo Ferreira, Presidente da Câmara
de V. Franca, e José Carlos Amorim
O histórico apoderado de Rui Salvador, José Carlos Amorim, e
o bandarilheiro João P. Silva, com o Presidente da Tertúlia,
João Boieiro
O elenco fadista com Rui Salvador
O crítico taurino Ludgero Mendes recordou
 a trajectória de Rui Salvador

Rui Salvador no uso da palavra
João Pedro Silva - Toureiro e Fadista! Uma surpresa
Sevilhanas animaram a festa

México: triunfo de Bruno Aloi em Juriquilla na despedida como novilheiro

Bruno Aloi, o mais promissor dos toureiros a pé do México, despediu-de como novilheiro com um importante triunfo na praça de Juriquilla, onde cortou duas orelhas e saiu em ombros com Andrés García - lidaram-se novilhos de Santín. Recebe a alternativa no próximo dia 22 de Novembro na Monumental de Aguascalientes.

Bruno Aloi cortou uma orelha ao seu primeiro novilho, foi aplaudido no segundo e cortou outra orelha ao terceiro. Repartiu cartel com o também novilheiro Andrés García (ovação no primeiro do seu lote, palmas não segundo e duas orelhas no terceiro) e o rejoneador Rafael Puente (ovacionado no único novilho que lidou).

Fotos Juancho Cervantes


"Vai-se o génio, nasce a lenda!" - Morante é o grande destaque das edições deste mês da revistas "Aplausos" e "Novo Burladero"


Ontem, domingo: 9. 697 leram o "Farpas"


Visualizações
de páginas de hoje
 3 334
Visualizações 
de página de ontem
9 697
Visualizações de páginas 
no último mês
421 602
Histórico total 
de visualizações 
de páginas

51 492 854 


domingo, 2 de novembro de 2025

Golegã, próximo domingo: último festejo da temporada


Já marcou o seu lugar para a Gala da Tauromaquia?


Tinha 85 anos: morreu o mítico matador Rafael de Paula

Rafael de Paula fotografado pelo "Farpas" em 2023 num
festival taurino em Huelva

Morreu hoje com 85 anos o mítico matador de toiros gitano Rafael de Paula, que verdadeiramente se chamava Rafael Soto Moreno. Encontrava-se já bastante debilitado há alguns anos.

Nascido no bairro de Santiago em Jerez de la Frontera em 11 de Fevereiro de 1940, iniciou em 1956 na finca de Fermín Bohórquez os primeiros treinos para iniciar a actividade de toureiro, vestindo o primeiro traje de luces em 1957 na praça de Ronda. Debutou com picadiores em 2 de Maio de 1958 em Jerez e a 6 de Setembro do mesmo ano estreou-se em Las Ventas, Madrid.

No ano de 1960 e depois de participar em vinte novilhas, toma a alternativa em Ronda numa corrida goyesca, apadrinhado por Júlio Aparício, com o testemunho de António Ordoñez e toiros de Atanásio Fernández, cortando uma orelha a cada um dos seus toiros.

Confirmou a alternativa catorze anos depois de a ter tomado, em 28 de Maio de 1974 em Madrid, apadrinhado por José Luis Galloso, com o testemunho de Júlio Robles, com toiros de Luis Osborne.

Em 5 de Outubro desse ano, na praça madrilena de Vista Alegre, delicia tudo e todos com duas faenas de antologia e, apesar de não matar bem, foi premiado com duas orelhas e saíu em ombros. Alternava nesse dia com António Bienvenida e Curro Romero frente a toiros de Fermín Bohórquez e um de Pérez-Tabernero. Esta foi a corrida que lançou em definitivo Rafael de Paula, toureiro que era já muito conhecido e admirado na sua terra, mas que com este triunfo começou a ter mais contratos e a integrar os cartéis das principais feiras de Espanha.

Em 17 de Maio de 1979, em Jerez de la Fontera, actuando ao lado de Curro Romero e Emílio Muñoz, cortou duas orelhas e um rabo. Foi de tal ordem esse triunfo que colocaram na praça uma placa de bronze a comemorar a efeméride.

Em 1987 protagonizou dois dos feitos mais transcendentes da sua carreira: a 12 de Outubro realiza a mais genial faena da sua carreira em Madrid, com o toiro "Corchero" de Martínez Benavides; e sai em ombros pela Porta do Príncipe em Sevilha depois de lidar seis toiros em solitário.

Sofrendo vários problemas de saúde, entre os quais grande debilidade nas pernas (nos últimos anos, deslocava-se em cadeira de rodas), passou a tourear menos corridas na década de 90, mas ainda actuou até 2000. Nesse ano, em Jerez de la Frontera, toureando com Curro Romero e Finito de Córdoba, deixou ir os dois toiros vivos aos currais e, num gesto de raiva, arrancou a coleta, como que a anunciar a sua retirada das arenas.

Fora das arenas, foi também uma figura polémica. Em 1985 esteve preso, acusado de tentativa de homicídio do presumível amante de sua mulher. Foi preso quando terminava uma corrida em El Puerto de Santa Maria. Nos últimos anos, chegou a ser apoderado de Morante de la Puebla.

Com a morte de Rafael de Paula, fecha-se um ciclo e perde-se uma figura emblemática que marcou a tauromaquia e foi só igual a si próprio, sem nunca ter havido outro como ele. Mítico, artista, genial, diferente.

Fotos M. Alvarenga e D.R.


Rafael de Paula - um toureiro que marcou os últimos 60 anos
Em 1985, quando era preso no fim de uma corrida em El Puerto,
acusado de tentar matar o presumível amante da mulher

Anos 90, em Madrid: mano-a-mano com Curro Romero. Ao meio,
o português Paco Duarte, que actuou nesse tarde como
sobressalente

Bandarilheiros agradecem a todos os que apoiaram o infelizmente cancelado festival desta tarde em Alenquer

Os seis bandarilheiros que integravam esta tarde o cartel do Festival dos Bandarilheiros em Alenquer, cancelado por incumprimento, por parte da entidade organizadora do festejo (Forcados Amadores de Alenquer) dos prazos definidos na lei para a solicitação de policiamento no recinto às forças de segurança (GNR neste caso), emitiram este comunicado expressando a sua gratidão a todos os que deram as mãos e prestaram a sua desinteressada ajuda e apoio à realização deste festival:

“Vimos por meio agradecer a todos os que colaboraram directa e indirectamente para que fosse possível a realização do Festival dos Bandarilheiros, foram tantas as pessoas envolvidas que não mencionaremos nomes para não nos esquecermos de ninguém.

"O nosso muito, mas mesmo muito, obrigado. Queremos informar  também que somos completamente alheios à causa do cancelamento do festival, cumprimentos a todos e mais uma vez obrigado por todo o carinho e apoio para que esta iniciativa fosse possível". 


Os bandarilheiros João Pedro, João Bretes, Manuel dos Santos, Fábio Machado, Ricardo Pedro e Pedro Paulino


Sede da Tertúlia Tauromáquica do Montijo inaugurada no próximo sábado na Monumental "Amadeu Augusto dos Santos"

A Tertúlia Tauromáquica do Montijo inaugura a sua sede no próximo sábado, 8 de Novembro, situada na praça de toiros Monumental "Amadeu Augusto dos Santos", que será a partir de então "o ponto de encontro de tradições, amizades e conquistas".

"Não celebramos apenas a inauguração de uma sede, mas sim a concretização de um sonho coletivo, o início de uma nova etapa cheia de promessas e de futuro. Que esta casa seja sempre um espaço de convivência, amizade, cultura e tradição - e que continue a inspirar gerações vindouras a manter viva a chama que nos trouxe até aqui" - lê-se no comunicado da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, onde é feita uma referência especial ao seu valoroso Grupo de Forcados:

"Queremos também apresentar e enaltecer a nossa Direção e restantes Órgãos Sociais que com visão, empenho e espírito de liderança, guiou este projeto do início ao fim. E, claro, destacar o coração da nossa Tertúlia — o nosso Grupo de Forcados. São eles que, com coragem, união e amor à arte, mantêm viva a tradição que tanto nos orgulha. Cada pega, cada treino, cada atuação é um testemunho da força e do compromisso que nos unem".

A Direcção da Tertúlia expressa o seu público agradecimento "a todos os que fizeram parte desta conquista, empresas e particulares que acreditaram e trabalharam incansavelmente para transformar este sonho em realidade", nomeadamente a Santa Casa da Misericórdia do Montijo (que cedeu o espaço gratuitamente), a Câmara Municipal do Montijo e a Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro.

A sessão inaugural da sede terá lugar no sábado às 09h30, segundo-se às 10h30 na praça de toiros um treino de forcados aberto do público com a participação dos grupos de Amadores da Moita, da Tertúlia T. Montijo, Amadores do Montijo, Amadores do ABV de Alcochete, Amadores de Cascais e Amadores de Safara.

Segue-se um almoço, uma largada com reses da ganadaria Irmãos Serpa, actuação das Sevilhanas Rocieras de Alcochete e animação musical ao longo de todo o dia com Sérgio Santos-TGV.