segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Tempestade "Cláudia" danificou estátua de Mestre Batista em São Marcos do Campo

A Depressão "Cláudia", tempestade que assolou o país nos últimos dias, danificou a estátua que imortaliza o cavaleiro José Mestre Batista em São Marcos do Campo (Reguengos de Monsaraz), sua terra natal, partindo o braço (com o tricórnio na mão - como é visível nas fotos).

Marta Pernes, Presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, informou nas redes sociais que tomou conhecimento dos danos depois de a situação ter sido reportada ao Município pelo cidadão Nelson Bacalhau, contactando de imediato o Presidente da União de Freguesias de Campo e Campinho, João Valadares, tendo já iniciado no dia de ontem as diligências necessárias para proceder ao restauro da estátua do famoso cavaleiro, em articulação com o escultor responsável.

Fotos Nelson Bacalhau/Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz/Facebook e D.R.


Ontem, domingo: 9.542 leram o "Farpas"

 

Visualizações
de páginas de hoje
 2 705
Visualizações 
de página de ontem
9 542
Visualizações de páginas 
no último mês
421 602
Histórico total 
de visualizações 
de páginas

51 627 842


Construa a sua casa de sonho!


domingo, 16 de novembro de 2025

6 ou 7 corridas no continente e 3 na Terceira: Moura Jr. repete temporada curta em 2026 e pode arrancar em Março em Santarém

Depois da reduzida (em número de festejos), mas brilhante e marcante temporada de 2025, João Moura Jr. volta a protagonizar em 2026 uma campanha curta, selectiva e inédita - que vai fazer falar. "Quem quiser Moura Jr., vai ter mesmo de o merecer!" - é a máxima defendida pelo apoderado Francisco Mendonça Mira.

Vai marcar presença nas três corridas das Sanjoaninas na Ilha Terceira e no continente deverá participar em 6 ou 7 corridas, não mais. A primeira deverá ser em Março na Monumental de Santarém - muito provavelmente num inesperado e justificadíssimo mano-a-mano... mas nada está ainda fechado com a Associação Sector 9. Decorrem conversações.

Se 2025 foi um sucesso, 2026 promete ser ainda melhor mais uma temporada de plena estratégia. Pouco, mas bom. E começa logo com um feito que entra para a história: 3 tardes nas Sanjoaninas. Nunca ninguém se tinha encerrado na Terceira com 6 toiros (2025), e nunca ninguém toureou todas as corridas da feira. Moura Jr. fá-lo (2026)… e fá-lo porque a Ilha o quer, o exige e o reconhece como um toureiro de impacto gigante no seu reduto mais apaixonado.

No continente a filosofia é clara: 6 a 7 corridas, e praças onde valha realmente a pena. Poucas, importantes e escolhidas a dedo. "Numa altura em que muitos correm atrás das datas, Moura Jr. está no território de figura onde é o mercado que tem de se adaptar a ele", como nos diz Francisco M. Mira.

É possível que não marque presença em festivais, já que poderá abrir a temporada em Março em Santarém. Prioridade máxima para palcos de responsabilidade, nada de dispersar.

Em Espanha e França, não sendo o objetivo primordial, a intenção é manter presença gradual.

Foto M. Alvarenga

México: Javier Funtanet aplaudido em Tlaxcala

Mariana Fraga Louceiro - O rejoneador Javier Funtanet foi aplaudido em Tlaxcala, onde actuou na praça de toiros Jorge "El Ranchero" Aguilar.

No primeiro toiro da tarde, de nome “Triquiñuelas”, de Hernández Cosío, com 468 quilos, Funtanet recebeu com “Aztlán”, rodando-se com total segurança. “Sueño”, o primeiro em bandarilhas, mostrou classe e temple desde o primeiro ferro, quando o toiro investia com franqueza. “Gitano” ofereceu um acompanhamento poderoso, impecável e absoluto, quebrando onde as hastes roçavam e executando piruetas a escassos centímetros, em momentos que conquistaram o público tlaxcalteca. O fecho da exibição de Funtanet chegou com as rosas, num carrossel executado com perfeição e a compasso, graças à dupla criada com “Detalle”. Um bom rojão de morte, efectivo, e o cavaleiro saudou com força nos tércios após petição de orelha não concedida.


No seu segundo, recebeu ao terço com “Saladino” o oponente 460 quilos, um toiro escasso de entrega, mas ao qual Javier Funtanet soube descobrir matizes graças ao ofício e à calma. Perante um astado agarrado ao piso, a faena transformou-se num exercício de leitura e constância. Generoso e muito seguro de saída, colocou dois rojões com grande classe, afinando cada reunião com "Sabina" e "Néctar". Com "Detalle" rubricou um carrossel de curtas com duas em sorte de violino que elevaram a intensidade do momento. O rojão de morte ficou bem colocado, mas o toiro não caiu e Funtanet teve de apear-se para descabellar uma vez. O cavaleiro mostrou que, mesmo com um toiro limitado, a clareza e o critério podem construir uma obra sólida. Foi aplaudido.


Repartiu cartel com os matadores Pablo Sánchez (orelha e palmas) e Alejandro Lima "El Mojito" (três avisos no seu primeiro toiro e ovação no segundo), que lidarem toiros de Magdalena González.


Fotos Manolo Briones



Figuras da Festa e políticos no último fim-de-semana da Golegã

Rui Bento com José Caetano Pestana na Caseta Bastinhas

Muito animado, com menos égua e muitas caras conhecidas, o último sábado (ontem) da Feira da Golegã - onde já aqui destacámos a muito badalada presença de Rui Bento, acabado de regressar de uma prolongada estadia em terras de Espanha onde ficou selada a sua nova e importante actividade ao serviço de uma das mais poderosas empresas taurinas mundiais, a mexicana Fusión Internacional por la Tauromaquia, que nesta próxima semana oficializará em comunicado as novas funções do matador de toiros, antigo gerente do Campo Pequeno e que foi um dos mais destacados empresários deste ano em Portugal.

Nas fotos, algumas das figuras que marcaram este último fim-de-semana da Feira Nacional do Cavalo, entre as quais o Almirante Henrique Gouveia e Melo, candidato à Presidência da República, que também andou pela Golegã, à semelhança de outros candidatos a Belém.

Fotos D.R.

O Almirante com José Veiga Maltez
Na Caseta Bastinhas: Pedro Penedo, José Maria
Charraz, Rafael Vilhais e Luis Pires dos Santos

José Soares de Albergaria e José Pestana
Helena Nabeiro Tenório e José Caetano Pestana

Rui Bento na Golegã... com José Maria Charraz

Se o meio taurino nacional já estava em polvorosa e ansioso por conhecer oficialmente as novas funções de Rui Bento além-fronteiras (que na próxima semana serão finalmente anunciadas pela empresa mexicana Fusión Internacional por la Tauromaquia), mais alvoraçado terá ficado ontem ao ver o antigo matador de toiros e seu filho Rui Pedro na Feira da Golegã reunido num jantar com o empresário José Maria Charraz e com o também empresário Luis Pires dos Santos (apoderado do cavaleiro Marcos Bastinhas, que se encontra muito melhor e poderá regressar às arenas em meados da próxima temporada).

Nesta foto, os quatro fotografados na Caseta Bastinhas, depois do jantar - onde, ao que conseguimos saber, se terão traçado algumas importantes estratégias para a próxima temporada...

Foto D.R.

Golegã: Campeonatos Nacionais de Atrelagem e de Equitação de Trabalho reagendados para o próximo fim-de-semana

Reagendamento: cancelados esta semana devido ao mau tempo, os Campeonatos Nacionais de Atrelagem e de Equitação de Trabalho vão decorrer no próximo fim-de-semana, 22 e 23 de Novembro, na Golegã.

Em cima, o novo programa oficial para os dias 22 e 23 de Novembro, com os horários ajustados para o Arneiro da Feira e para o Hippos Golegã – Centro de Alto Rendimento de Desportos Equestres.


Mestre Luis Miguel da Veiga homenageado na Golegã

Foi um dos momentos solenes da Feira Nacional do Cavalo, que este domingo encerra na Golegã com "muita coisa por fazer", já que a chuva e o mau tempo levaram ao cancelamento de várias provas e muitas actividades (algumas das quais foram reagendadas para o próximo fim-de-semana) - a homenagem a Mestre Luis Miguel da Veiga, figura emblemática do toureio equestre, teve lugar na sexta-feira no Picadeiro da Lusitanus e não no Largo do Arneiro (Manga), como estava programada.

Trinta cavaleiros, na maioria figuras do mundo tauromáquico, perfilaram-se no picadeiro para render tributo a Mestre Luis Miguel da Veiga nesta homenagem que foi uma iniciativa da organização da Feira Nacional do Cavalo e contou com o apoio da Associação Nacional de Toureiros por ocasião do 59º aniversário da alternativa do emblemático cavaleiro de Montemor.

O acto foi abrilhantado pelo fadista D. Manuel da Câmara numa intervenção muito aplaudida (fotos em baixo).

Fotos Município da Golegã/Facebook






Construa a sua casa de sonho!


Ontem, sábado: 7.620 leram o "Farpas"

 

Visualizações
de páginas de hoje
 2 978
Visualizações 
de página de ontem
7 620
Visualizações de páginas 
no último mês
421 602
Histórico total 
de visualizações 
de páginas

51 618 573


sábado, 15 de novembro de 2025

Políticos na Feira da Golegã

Apesar do mau tempo que se fez sentir durante a semana e que obrigou ao cancelamento de muitas provas e diversas actividades que estavam agendadas, a Feira da Golegã recebeu nos últimos dias a visita de alguns políticos - como, aliás, acontece todos os anos.

Depois de André Ventura na quinta-feira, como aqui referimos, ontem, sexta-vez, foi a vez do candidato presidencial socialista António José Seguro (fotos de cima) ter visitado a Feira Nacional do Cavalo, marcando presença especial no Solar Ribatejano, onde decorreu a apresentação dos livros "Manuel dos Santos - o Homem e o Toureiro" (da autoria de Manuel Jorge Diez dos Santos, filho do grande Toureiro e empresário, cujo centenário se está a celebrar este ano) e "Manuel dos Santos, o herói das arenas", livro dedicado aos mais novos, escrito pelas netas do saudoso matador de toiros. Na foto de cima, o candidato com uma das autoras do livro.

Hoje, sábado, foi a vez de o primeiro-ministro Luis Montenegro visitar a Feira Nacional do Cavalo, na companhia, entre outros, do Secretário de Estado da Agricultura, João Moura.

Nas fotos de baixo, Montenegro e João Moura com o ilustre ganadeiro e coudeleiro Manuel Veiga.

Fotos Município da Golegã/Facebook





Já marcou o seu lugar para a V Gala da Tauromaquia? Está à espera que esgote?...


Escola de Toureio "José Falcão" na Bienal Internacional de Arte de Macau

A Escola de Toureio "José Falcão", de Vila Franca de Xira, participa na Bienal Internacional de Arte de Macau, levando a tradição e a técnica do toureio além-fronteiras. 

"Realizamos sessões formativas e demonstrações que reforçam o nosso compromisso cultural e pedagógico" - informa a Escola "José Falcão".

A presença taurina lusa esteve a cargo do Maestro Vitor Mendes, professor da escola, e dos jovens e promissores novilheiros seus alunos Vicente Sánchez e João Fernandes (fotos), ambos nomeados na categoria de Novilheiros na V Gala da Tauromaquia.

Fotos D.R./Associação Escola de Toureio "José Falcão"/Facebook




Moura Júnior: as primeiras novidades para 2026 amanhã no "Farpas"

Tal como há 40 anos acontecia com seu Pai, o Maestro João Moura, então o "Niño Prodígio" do toureio a cavalo, 2025 foi o ano em que se voltou a provar que há Moura Júnior... e os outros.

João Moura Jr. assinou em 2025 uma daquelas temporadas que não deixam dúvidas a ninguém. Apenas 8 corridas, mas de categoria, com 3 encerronas (inédito), 4 saídas em ombros, triunfos repetidos e praças cheias em tudo o que pisou. Os aficionados viram mais uma vez, que Moura Jr. está num nível muito acima da média e muitos anos luz à frente do pelotão - doa a quem doer, é a verdade.

Gestão afinada, quadra de luxo e actuações carregadas de responsabilidade e classe. Moura Jr. distanciou-se, consolidou-se e reafirmou o estatuto de Figura Grande entre todas as figuras.

E se ainda havia quem achasse que uma encerrona podia ser aborrecida, Moura Jr. tratou de desfazer a teoria. Toureou 18 toiros em encerronas, apenas um Murube, e mostrou que quando há entrega, verdade e cavalos ao nível dos predestinados, não há monotonia que resista. As ganadarias touristas Teixeira e Grave voltaram a ser dois talismãs de triunfo para o cavaleiro de Monforte, onde a sua tauromaquia cresce, explode e convence.

Francisco Mendonça Mira, o apoderado, o estratego, já começou a planear a campanha de 2026. Ontem mesmo, a Tertúlia Tauromáquica Terceirense, entidade organizadora da Feira de São João/Sanjoaninas, lançou nas redes sociais um video onde confirma o que o "Farpas" aqui adiantou na semana passada: João Moura Jr. integrará no próximo ano os três cartéis do ciclo, um feito que é uma novidade na história taurina da Ilha Terceira.

Amanhã, o "Farpas" revela as primeiras grandes novidades da próxima temporada do triunfador João Moura Jr. - não percam!

Foto D.R.

Ontem, 6ª feira: 11.406 leram o "Farpas"!

 

Visualizações
de páginas de hoje
 3 262
Visualizações 
de página de ontem
11 406
Visualizações de páginas 
no último mês
421 602
Histórico total 
de visualizações 
de páginas

51 611 237 


Construa a sua casa de sonho!


sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Rui Bento ainda por terras de Espanha com Daniel Luque

Continua todo o mundo ansioso à espera do comunicado que virá oficializar as novas funções de Rui Bento na super-empresa mexicana Fusión Internacional por la Tauromaquia, mas, ao que o "Farpas" sabe, o mesmo só conhecerá a luz do dia na próxima semana. 

Trata-se de uma questão de estratégia dos empresários mexicanos, que ainda há duas semanas anunciaram o apoderamento do matador Daniel Luque e preferem espaçar as suas comunicações, não as anunciando em cima umas das outras.

Entretanto, Rui Bento continua por terras de Espanha e, como as fotos documentam, a acompanhar o matador Daniel Luque na sua preparação para a próxima campanha americana. 

Hoje mesmo, Rui Bento participa em Salamanca no almoço habitual que junta os grandes Maestros do toureio desta cidade espanhola, entre os quais Santiago Martín "El Viti" e Pedro Moya "Niño de la Capea".

Novidades, novidades, só mesmo na próxima semana!

Fotos Huertas




Ontem, 5ª feira: 20.538 leram o "Farpas"!

 

Visualizações
de páginas de hoje
 4 559
Visualizações 
de página de ontem
20 538
Visualizações de páginas 
no último mês
421 602
Histórico total 
de visualizações 
de páginas

51 601 128 


Campo Pequeno: Pombeiro & Charraz com parceria ainda em "stand by"

A propósito da notícia aqui publicada esta quarta-feira com as quatro datas de 2026 no Campo Pequeno, contactou-nos o empresário Luis Miguel Pombeiro (Ovação e Palmas), corrigindo que as corridas não serão todas à sexta-feira: a primeira de Agosto será na quinta-feira 6, e não na sexta 7, "para não coincidir com a primeira corrida da tradicional Feira de Alcochete".

Esclarece também Luis Miguel Pombeiro que não é ainda certa a continuidade da parceria que teve esta temporada com José Maria Charraz (ambos nas fotos de cima). "Ainda não nos sentámos à mesa para analisar as contas deste ano e decidir se continuamos a parceria no próximo" - informa o empresário.

Fotos M. Alvarenga

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

André Ventura visitou a Feira da Golegã

Hoje, o candidato presidencial André Ventura, líder do Chega, fez furor na Feira da Golegã, que visitou na companhia, entre outros, dos também deputados José Dotti e Pedro Correia e de Rita Cotrim.

Fotos D.R./Rita Cotrim/Facebook e Vitor Borges da Costa/Facebook