segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Homenagens e reconhecimentos no Almoço de Natal da Escola de Toureio da Moita


A Escola de Toureio e Tauromquiada Moita realizou ontem o seu Almoço de Natal, um momento de convívio que serviu também para reconhecer publicamente pessoas, entidades e alunos que, ao longo da temporada de 2025 tiveram um papel fundamental no apoio e no crescimento da escola.

Na foto de cima, o matador Joaquim Ribeiro "Cuqui" e os seus alunos, com a conhecida aficionada Vanda Ferreira.

Durante o evento - que teve lugar no Monte Diamante Belo, em Gaio-Rosário e contou com as honrosas presenças do presidente e da vice-presidente da Câmara Municipal e do presidente da Junta de Freguesia da Moita, bem como do presidente e outros membros da Sociedade Moitense de Tauromaquia - foram entregues diversos reconhecimentos a colaboradores, aficionados, associações e instituições que têm acompanhado de forma próxima o trabalho desenvolvido pela Escola de Toureio da Moita, contribuindo de forma decisiva para a formação dos jovens toureiros e para a promoção da tauromaquia.

Foram igualmente atribuídas distinções especiais a alunos, destacando percursos de mérito e exemplos de dedicação. Entre os homenageados esteve João Maria Rodrigues, distinguido como Melhor Aluno do Ano, numa votação realizada exclusivamente entre os próprios alunos. 

Foram ainda reconhecidos os percursos dos consagrados bandarilheiros Miguel Batista, antigo aluno da escola e actualmente integrado na quadrilha da figura do toureio Diego Ventura, e João Prates "Belmonte", um dos ex-alunos com a trajectória mais marcante como bandarilheiro, considerado uma referência do toureio português. 

Houve ainda uma distinção a João Mexia que recentemente deixou a escola para prosseguir a sua formação em Badajoz, num claro sinal de ambição, coragem e compromisso com o toureio.

O Almoço de Natal reafirmou, assim, o espírito de união que envolve a Escola de Toureio da Moita, valorizando o apoio daqueles que caminham lado a lado com o projeto e reforçando o seu compromisso com a formação, a excelência e a defesa da tauromaquia. 

Fotos Vanda Ferreira e D.R./Escola de Toureio da Moita

Momento da distinção ao valoroso novilheiro João Rodrigues
Homenagem a João "Belmonte", primeiro aluno da Escola da Moita
"Cuqui" com Simão Farrim, a estrela do futuro
Jorge Gonçalves e Pedro Brito de Sousa (Soc. Moitense de
Tauromaquia)