sábado, 9 de agosto de 2025

Vila Franca e Alcochete: as 6 rijas pegas aos Palhas ontem na encerrona de Francisco Palha

Miguel Alvarenga - Toiros de respeito e grande seriedade, os Palhas da encerrona de Francisco Palha ontem em Alcochete deram água pela barba aos forcados dos grupos de Vila Franca e de Alcochete, respectivamente capitaneados por Vasco Pereira (ainda de muletas e à paisana, em consequência da colhida sofrida em Paio Pires no passado dia 1) e António José Cardoso.

Os Palhas arrancavam-se com alegria e raça, mas com agressividade e para fazerem mal. As pegas não foram fáceis, mas resultaram emotivas e, felizmente, não houve um único forcado lesionado ou com necessidade de passar pela enfermaria. Na trincheira, a assegurar os primeiros socorros, em caso disso, estavam os Drs. António Peças e Manuel Passarinho - meio caminho andado para a segurança e a confiança dos forcados quando saltam à arena.

Vasco Carvalho, dos Amadores de Vila Franca, fez a primeira pega da noite, ao primeiro intento, muito bem a recuar e a fechar-se e com excelentes ajudas dos companheiros.

A segunda pega esteva a cargo de Vitor Marques, dos anfitriões de Alcochete, que só concretizou à terceira e com belíssima intervenção do primeiro-ajuda e de todos os companheiros. Tanto esta como a pega anterior foram brindadas ao cavaleiro Francisco Palha.

Rafael Plácido, forcado em ano de afirmação, filho do antigo novilheiro e bandarilheiro Rui Plácido, pegou pelos Amadores de Vila Franca o terceiro Palha, concretizando com eficácia à segunda tentativa, depois de forte derrote na primeira. Brindou ao público.

Miguel Direito, do Grupo de Alcochete, que brindou ao antigo forcado e reputado pintor João Quintella, pegou o quarto toiro à terceira tentativa, depois de bastante maltratado nas duas primeiras, em que quem ficou na cara do toiro foi sempre o primeiro ajuda, como é bem visível nas fotos em baixo. Reservado e manso (o único não bravo dos seis Palhas), este toiro tinha teclas e pedia contas.

O quinto toiro foi pegado pelo jovem Miguel Faria, forcado de dinastia, filho do ex-cabo dos vilafranquenses Jorge Faria, que se tem estado a destacar nesta temporada. Brindou aos muitos antigos forcados do grupo presentes na bancada. O toiro complicava e Miguel também não esteve na melhor forma, acabando por concretizar à quinta tentativa.

Fechou praça João Dinis, dos Amadores de Alcochete, com uma pega perfeita à primeira tentativa.

Fique agora com as sequências das seis pegas aos duros e sérios toiros da ganadaria Palha - uma corrida de verdade e emoção.

Fotos M. Alvarenga







Vasco Carvalho (V. Franca) na primeira pega, ao primeiro intento




















Vitor Marques (Alcochete) pegou o segundo toiro à terceira










Terceira pega concretizada à segunda por Rafael Plácido (V.
Franca)
















Miguel Direito (Alcochete) na quarta pega, à terceira tentativa





















Miguel Faria (V. Franca): quinta pega à quinta tentativa






Última pega executada por João Dinis (Alcochete) à primeira