Filho do consagrado bandarilheiro e ex-novilheiro João Prates "Belmonte", que foi o primeiro aluno do falecido Armando Soares na Escola de Toureio da Moita, o jovem que também se anuncia como João "Belmonte" (foto) teve este domingo uma auspiciosa estreia em Espanha, cortando o rabo e as duas orelhas ao novilho que toureou na denominada Classe Magistral celebrada na praça de Barcarrota (Badajoz).
Lidaram seis novilhos das ganadarias Zalduendo e Álvaro Verdugo e tourearam os matadores Luis Reinoso "El Cartujano", professor da Escola Taurina de Badajoz, que cortou duas orelhas; e o nosso Joaquim Ribeiro "Cuqui", professor da Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita, que cortou também duas orelhas.
Actuaram ainda os novilheiros Fran Perera (duas orelhas), Fran Rejas "Niño de las 7 Torres" (duas orelhas e rabo) e J. Benevides "El Beni" (também duas orelhas e rabo).
Participaram ainda neste festejo vários alunos da Escola Taurina de Badajoz, entre os quais os portugueses António Grilo "Toninho" e João Rodrigues e os espanhóis Pedro Jaramillo, Ángel Parrado e Ivan Viera.
Foto D.R.