quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Francisco Palha e o ganadeiro João Folque (Palha) revelam as suas expectativas para a grande noite de sexta-feira em Alcochete

A dois dias da primeira "encerrona" da sua carreira, e ainda por cima com seis toiros de respeito da ganadaria Palha, na próxima sexta-feira em Alcochete, o cavaleiro Francisco Palha está calmo e tranquilo - e diz-nos que esta corrida não é uma corrida qualquer, "é um marco" na sua vida e na sua carreira.

João Folque, proprietário da emblemática ganadaria Palha, por seu turno, aposta numa "corrida espectacular, com toiros com muita transmissão e muita pata".

Tudo a postos, portanto, para uma noite de grandes emoções na próxima sexta-feira em Alcochete, ainda com o grande destaque de os seis Palhas irem ser pegados por dois dos nossos melhores grupos de forcados, os de Vila Franca e os de Alcochete, respectivamente capitaneados por Vasco Pereira e António José Cardoso.

Tem a palavra Francisco Palha:

"O próximo dia 8 de Agosto em Alcochete é muito mais do que uma data no calendário — é um marco na minha vida e na minha carreira. Lidar, em solitário, seis toiros da mítica ganadaria Palha é um acontecimento histórico de uma enorme responsabilidade. Sinto o peso da história, porque sei bem o que significa a palavra ‘Palha’ no mundo taurino: bravura, casta, emoção e verdade".

E quanto às suas expectativas:

"As minhas expectativas são altas, claro. Quero estar à altura dos toiros, da afición e de todos aqueles que acreditam em mim. Será uma prova física e mental exigente. Sei que cada toiro será um desafio único e é isso que me motiva: sentir o perigo, medir forças com a bravura e, acima de tudo, transmitir emoção a quem estiver na praça".

Francisco Palha considera que vai ser um dia grande para ele e também para Alcochete:

"No dia 8, não entro ali só como Francisco Palha, o cavaleiro; entro como parte de uma história centenária, e a minha missão é honrá-la com verdade, entrega e respeito. Espero que o público viva esta corrida com a mesma intensidade com que eu a estou a preparar. Vai ser um dia grande, para mim e para Alcochete".


João Folque, o ilustre ganadeiro proprietário da histórica ganadaria Palha, diz-nos que aposta "numa corrida espectacular com toiros com muita transmissão muita pata".

"Penso que saem três ou quatro toiros francamente bravos", acrescenta.

E revela: 

"Aposto no 326, "Camarito"; no 255, "Camarito II"; e no "Prometido", 349".

Os dados estão lançados. Vai ser uma das mais emotivas corridas do ano. Já tem os seus bilhetes?

Fotos M. Alvarenga e D.R./Toiros & Tauromaquia