sexta-feira, 19 de setembro de 2025

David de Miranda: toureio que se apresenta em Portugal na Feira de Outubro em Vila Franca galardoado em Espanha com o prémio à "Melhor Faena da Temporada"

A Associação Tauromundo anunciou os galardoados da próxima VI Bienal Internacional de la Tauromaquia, que se celebrará nos dias 24, 25 e 26 de Outubro  no emblemático Alcazár de Jerez de la Frontera.

Entre os premiados destaca-se o matador David de Miranda - que no próximo dia 5 de Outubro faz a sua apresentação em Portugal na praça "Palha Blanco" de Vila Franca de Xira -, distinguido com o prémio à "Melhor Faena da Temporada" pela sua memorável actuação na praça La Malagueta, de Huelva, no passado dia 19 de Agosto.

Numa tarde que já faz parte da histórica recente da tauromaquia, o diestro de Trigueros cortou as duas orelhas ao primeiro toiro do seu lote, da prestigiada ganadaria de Victoriano del Rio, consolidando-se em definitivo como uma das mais destacadas figuras do panorama taurino actual.

Destaque também para o reconhecimento internacional ao belíssimo trabalho em prol da difusão da tauromaquia levado a cabo pelos portugueses Marco Gomes e Ana Meira, do Museu Ramagens Ouro e Prata de Alter do Chão, também distinguidos com um muito merecido prémio.

A Associação Tauromundo, entidade organizadora da Bienal, é uma organização vocacionada para a divulgação da Tauromaquia e a defesa da Festa de Toiros como expressão cultural e artística.

Além de David de Miranda - que em Vila Franca, a 5 de Outubro, reparte cartel com o novilheiro Tomás Bastos (que anteontem saíu em ombros da praça da Moita) e com os cavaleiros Francisco Palha e Tristão Ribeiro Telles e os Forcados de Vila Franca, com toiros de Murteira Grave (cartaz em baixo) - foram premiados e serão distinguidos na Bienal de la Tauromaquia os toureiros Morante de la Puebla (triunfador da temporada), Diego Ventura (melhor rejoneador da temporada), Juan Sierra (melhor subalterno) e a ganadaria de Juan Pedro Domecq (melhor ganadaria de 2025).

Forma ainda distinguidos a Associação Andaluza de Escolas Taurinas "Pedro Romero" (prémio ao Fomento e Promoção da Cultura Taurina), o Museu Taurino de Alter do Chão Ramagens Ouro e Prata, de Marco Gomes e Ana Meira (prémio à Difusão Taurina), o matador "El Juli" (prémio à Trajectória Taurina) e Alfonso Ordoñez (a título póstumo).

Foto D.R.