sexta-feira, 26 de junho de 2026

Famosos na 4ª feira na Monumental de Badajoz

Muitos portugueses esta quarta-feira na Monumental de Badajoz, como nos tempos antigos. Não é fácil descobrir Famosos no meio de uma tão densa multidão... mas o "Farpas" descobre tudo!

Ficam as fotos de alguns aficionados lusitanos - e assim terminamos a série de reportagens que aqui demos à estampa nos últimos dias sobre mais uma fantástica edição da Feira Taurina de San Juan em Badajoz.

Fotos M. Alvarenga

- Olha o Alvarenga! Já vamos parar ao "Farpas"!...
E cá estão eles!... Fernando Marques, o jornalista Jesus Bayort,
"Pipas" Coelho dos Reis e Pedro Marques
António Barrera, director da empresa FIT

Morante, a estrela
Maestro Enrique Ponce, apoderado de David de Miranda
José Cutiño
Joana Barata Silvério e Dr. Carlos Franco (à direita na foto)
O presidente da corrida e seus assessores
Para mais tarde recordar...
Morante de la Puebla: frente-a-frente
Picadores perfilados...
Luis e Ana Pestana, Fatucha Pinto Bessa e Miguel Alvarenga
Dita Moura Caetano e Paulo Caetano: acabados de ser avós
Mário Poejo (ao meio), antiga glória do GFA de Évora, com amigos
Luis Miguel Pombeiro
Alejandro Talavante: frente-a-frente
- Onde é que ele está?...
- Olha ali, está ali...
- Viva! Está a dizer-nos adeus! E a fotografar-nos...
- Ah, já vi!...
- Bien!
João Mota Ferreira
João Perdigão
Manuel Lucas
O ilustre ganadeiro Manuel Veiga e sua Mulher, Assunção
David de Miranda
David de Miranda: frente-a-frente
Real Clube Tauromáquico: entre outros, o presidente João
Quintella, o ganadeiro João Telles Branco e João Perdigão
Gil Mendia e João Quintella
Rogério Jóia e sua Mulher, Vânia
Bernardo Alexandre, empresário da "Palha Blanco"
O empresário e apoderado Rui Gato Rodrigues
Simón Casas, o produtor todo-poderoso
Em acção: os repórteres da Rádio Huelva FM
Em festa no Hotel Rio: Miguel Alvarenga e Fatucha Pinto Bessa,
Ana e Luis Pestana, Rogério Jóia e sua Mulher, Vânia, com o
filho Manuel, e Fernando Marques

Encontro histórico em Córdoba

As fotos são do consagrado Arjona e acabam de nos chegar, recordando o histórico encontro, há um mês em Córdoba, do antigo matador português, empresário e apoderado Rui Bento com o famoso Manuel Benítez "El Cordobés", ídolo mundial das arenas na década de 60.

À dupla juntou-se (segunda foto), o também antigo matador de toiros Júlio Norte, pai do número-um dos novilheiros da actualidade, o jovem diestro do mesmo nome.

Fotos Arjona


Vila Franca em festa

A icónica praça de toiros "Palha Blanco" assinala em 2026 os seus 125 anos de história com uma grande exposição comemorativa instalada no interior da própria praça, que é inaugurada hoje numa iniciativa com o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia e o empresário da praça, Bernardo Alexandre.

Sob o mote “Uma Praça. Uma Cidade. Uma Identidade”, a exposição propõe uma viagem pela história da tauromaquia vilafranquense e pela evolução de Vila Franca de Xira desde o século XVII até aos dias de hoje.


O percurso expositivo está dividido em vários núcleos cronológicos, cruzando a história da praça com os grandes momentos da cidade: o nascimento do Colete Encarnado, as cheias de 1946, a chegada da Ponte Marechal Carmona, a evolução das acessibilidades, a vida social ribatejana e as grandes figuras que marcaram a "Palha Blanco" ao longo de mais de um século.


Através de fotografias históricas, cartazes, objectos, documentos, conteúdos audiovisuais, imagens inéditas agora recuperadas e algumas colorizadas digitalmente, a exposição pretende valorizar a memória coletiva de várias gerações de vilafranquenses.


Mais do que revisitar o passado, esta iniciativa pretende afirmar a praça de toiros "Palha Blanco" como património vivo da cidade e símbolo maior da identidade cultural de Vila Franca de Xira.


A exposição integrará as comemorações oficiais dos 125 anos da praça de toiros "Palha Blanco" e é inaugurada hoje pelas 19h00, no antigo espaço do Restaurante "O Redondel", ficando patente ao público, com entrada livre, até ao dia 1 de Dezembro.


Hoje, também, realiza-se a partir das 22h00 na "Palha Blanco" a primeira das três novilhadas, com entrada livre, que integram o louvável certame "Semear Aficion" (cartaz em baixo).


Foto M. Alvarenga




Ana Batista com agenda preenchida nos meses fortes da temporada

A cavaleira Ana Batista com una agenda bem preenchida nestes meses fortes da temporada, como nos informa o seu apoderado Maurício Vale.

A próxima corrida será este domingo, 28 de Junho, em Alcácer do Sal, seguindo-se em Julho presenças nas praças de Salvaterra de Magos (dia 24) e Figueira da Foz (dia 25).

No mês de Agosto, Ana Batista actuará no dia 1 em Beja, no dia 8 em Alpalhão, a 14 no Rosário (Moita), a 17 em Samora Correia e a 21 em Santana da Serra.

Para o mês de Setembro, tem agendadas duas corridas, a primeira no dia 4 no Campo Pequeno e a segunda no dia 13 em Ponte de Lima.

Foto M. Alvarenga

Ontem, 5ª feira: 18.064 leram o "Farpas"!

 

Visualizações
de páginas de hoje
9 731 
Visualizações 
de página de ontem
18 064
Visualizações de páginas 
no último mês
557 036
Histórico total 
de visualizações 
de páginas

55 602 944



Colombinas 2026: apurados os 7 jovens toureiros que disputam o certame "Huelva é Taurina: Objectivo: La Merced"

A próxima Feira das Colombinas de Huelva voltará a abrir as suas portas com uma novilhada sem picadores, uma iniciativa que, longe de ser uma obrigação, se tornou uma verdadeira declaração de princípios. Enquanto em muitas praças este tipo de espectáculo tem vindo a desaparecer devido às dificuldades económicas que acarreta, em Huelva continua a ocupar um lugar de destaque graças ao firme apoio da empresa Toros La Merced e à convicção pessoal de José Luis Pereda de que o futuro da tauromaquia passa, necessariamente, por apoiar aqueles que começam a escrever os seus primeiros capítulos no mundo dos toiros.

Não se trata apenas de manter uma novilhada sem picadores integrada numa feira de máxima categoria. O mérito vai muito mais além. Huelva conseguiu consolidar um certame que, edição após edição, tem vindo a crescer em prestígio até se tornar uma referência para as escolas taurinas de toda a Espanha. «Huelva é Taurina: Objetivo, La Merced» chega este ano à sua VI edição, afirmando-se já como uma montra de primeira linha para os jovens valores da tauromaquia.

A recente realização — na terça-feira, 23 de Junho — do tradicional Tentadero de Seleção, na Herdade La Dehesilla, propriedade de José Luis Pereda, voltou a demonstrar a enorme dimensão que esta iniciativa alcançou. À emblemática propriedade situada em Rosal de la Frontera, no coração da província de Huelva e junto à fronteira portuguesa do Baixo Alentejo, deslocaram-se 15 candidatos previamente seleccionados entre os 102 currículos recebidos pela organização. Um número que, por si só, evidencia o interesse e a projecção que o certame alcançou.

A excelente qualidade do efetivo ganadeiro aliou-se ao elevado nível demonstrado pelos participantes. Os alunos das diferentes escolas taurinas apresentaram-se com uma preparação notável, protagonizando uma competição intensa e saudável, marcada pelo companheirismo e pelo respeito mútuo. O nível geral foi tão elevado que o júri encontrou enormes dificuldades para estabelecer diferenças significativas entre vários dos candidatos.

O tentadero foi orientado, na sua vertente artística, pelo novilheiro com picadores Guillermo Luna e pelo bandarilheiro Manuel Contreras, que acompanharam os jovens ao longo de uma jornada de aprendizagem e convívio, voltando a evidenciar a importância da formação taurina.

Graças a esta decisão, a novilhada sem picadores que abrirá as Colombinas 2026 contará, excepcionalmente, com sete novilheiros em vez dos seis inicialmente previstos. Um facto pouco habitual que reflecte na perfeição a filosofia com que nasceu este certame: premiar o esforço, promover a igualdade de oportunidades e apostar decididamente no futuro da tauromaquia.

Os sete finalistas que farão o passeíllo no próximo dia 29 de Julho, na praça de toiros de La Merced, serão: Sainz de la Puerta, representante da Escola Taurina de Sevilha; Juan Manuel Viruez e Javier Torres «Bombita», ambos da Escola Taurina de Ubrique; Cayetano Romo, da Escola Taurina de Camas; Cristóbal de Lara, de Villalba del Alcor; Juan Antonio Vázquez, da Escola Taurina de Huelva; e David Ramírez, de Beas. Como suplentes ficaram Héctor Nieto, Manuel Real «Realito» e Agustín de Antonio, das escolas taurinas de Ronda, Camas e Sevilha, respectivamente.

A grande final da VI edição de «Huelva é Taurina: Objetivo, La Merced» terá lugar na terça-feira, 29 de Julho, às 20h00, na praça de toiros de La Merced. Para a ocasião serão lidados novilhos (erales) das ganadarias Millares e Arucci.

Além disso, o espectáculo manterá o seu marcado carácter popular e solidário. A entrada será gratuita, até à lotação esgotada, e os espectadores poderão colaborar através da entrega de alimentos não perecíveis destinados ao Banco Alimentar de Huelva, reforçando assim a dimensão social de uma iniciativa que transcende o âmbito estritamente taurino.

Foto Toros La Merced/António del Carmen


Mais logo não perca: Famosos na 4ª feira na Monumental de Badajoz

Praça cheia, três quartos fortes da lotação preenchidos e muitos portugueses entre a assistência. Há muitos anos que não víamos a Monumental de Badajoz com uma tão grande moldura humana nas bancadas!

Mais logo, não perca todas as fotos dos Famosos que captámos esta quarta-feira, dia de San Juan, na segunda e última corrida da Feira de Badajoz.

Lá, como cá, o lema é o mesmo - venha aos toiros e apareça no "Farpas"!

Fotos M. Alvarenga