terça-feira, 23 de junho de 2026

Figueira da Foz: uma praça cheia de artistas na apresentação dos cartéis da temporada

A praça de toiros da Figueira da Foz, o centenário e bem cuidado Coliseu Figueirense, último grande baluarte da tauromaquia nortenha, recebeu ontem a fina-flor da arte tauromáquica na cerimónia de apresentação, pela empresa Doses de Bravura, de Rui Bento, dos quatro cartéis que compõem a temporada de 2026, três corridas à portuguesa e uma novilhada mista de aposta no futuro e de apoio aos novos valores, cujo cartaz exibe um bonito quadro em que se vêem três miúdos a tourear diante do emblemático edifício da cidade (em baixo), da autoria do criativo André Leite - que bem pode ser desde já considerado o melhor cartaz taurino do ano.

Depois de já ontem à noite aqui termos destacado em  pormenor a composição dos quatro elencos da temporada na Figueira da Foz, ficam agora algumas imagens do acto de apresentação dos cartéis, que, como é habitual, se realizou nos corredores do Coliseu, presidido pelo empresário Rui Bento e pelos administradores da empresa proprietária da praça, Dr. Miguel Amaral e Jorge Lé, desta vez sem a presença de Fernando Nogueira, que se encontrava em Lisboa por motivos profissionais.

Fotos M. Alvarenga


Jorge Lé, Rui Bento e Dr. Miguel Amaral
Ana Batista, Soraia Costa e Tristão Ribeiro Telles

Rui Pedro Cordeiro, João Salgueiro e António Ribeiro Telles
Paco Velásquez, Miguel Moura e Francisco F. Núncio
Paco Duarte, David Gomes e Fernando Andrade Salgueiro
Martim "Velásquez" e Vicente Sánchez
Dr. Miguel Amaral abriu a sessão com uma pertinente intervenção
Administrador do Coliseu Figueirense apelou à união dos
taurinos para que não deixem cair o último baluarte da
tauromaquia a norte
Dr. Miguel Amaral congratulou-se pelo sucesso da escolha de
Rui Bento para gerir a praça da Figueira da Foz
Uma casa cheia de artistas ontem na apresentação da temporada
Ana Batista e Soraia Costa, as duas toureiras que marcam
presença na arena da Figueira em 2026
Mário Guarda, Ricardo Guerreiro (marido da cavaleira Soraia
Costa), Ricardo Parracho (cabo do GFA do Montijo) e Pedro Silva
(cabo do GFA de Coimbra)
José Carlos Amorim, reforço importante da empresa Doses de
Bravura
Ricardo Marques, cabo do GFA Académicos de Coimbra
O matador Joaquim Ribeiro "Cuqui", professor da Escola Taurina
da Moita
Paulo Pessoa de Carvalho, presidente da Associação de
Empresários Tauromáquicos e coordenador da Liga Nacional de
Novilhadas
Os três espadas da novilhada de 9 de Agosto: Martim "Velásquez",
António Grilo "Toninho" e Vicente Sánchez
Paco Velásquez
Soraia Costa
António Ribeiro Telles
David Gomes e Soraia Costa
João Salgueiro: reaparição na Figueira a 22 de Agosto
Paco Duarte, David Gomes, Carlos Amorim e Fernando Salgueiro
Cinco cavaleiros do primeiro cartel (25 de Julho): David Gomes,
Soraia Costa, Ana Batista, Miguel Moura e António Telles. Faltou
João R. Telles, a tourear na Ilha Terceira esta semana
O ganadeiro Santos Silva, cujos toiros são lidados na
primeira corrida - em homenagem aos agricultores do
Baixo Mondego
Tristão R. Telles, único cavaleiro presente
do segundo cartel. Bastinhas e Palha não
puderam estar ontem na Figueira
Os cabos dos três grupos de forcados da corrida de 8 de Agosto:
Pedro Curião (Académicos de Elvas), Ricardo Parracho (Montijo)
e Ricardo Marques (Académicos de Coimbra)
Toureio a pé presente na temporada da Figueira, na novilhada de
9 de Agosto, com os jovens toureiros Martim "Velásquez", Vicente
Sánchez e António Grilo "Toninho"
Paulo P. Carvalho, coordenador da Liga Nacional de Novilhadas,
com os três novilheiros que actuarão no Coliseu Figueirense
Três cavaleiros da última corrida (22 de Agosto): Paco Velásquez,
João Salgueiro e Francisco Núncio
David Gomes (na foto com o apoderado Paco Duarte)
regressa à Figueira da Foz
Três figuras da "Velha Guarda": Fernando Andrade Salgueiro,
Paco Duarte e João Salgueiro
Miguel Alvarenga
Paulo Pessoa de Carvalho, António Sécio (histórico cabo dos
forcados do Montijo), o empresário Rui Bento e Paco Duarte

Évora: bilheteiras da praça abertas a partir de amanhã das 17 às 21 horas


Amanhã, 4ª feira: Badajoz é o destino!


Ciclo "Semear Aficion" de 6ª feira a domingo na "Palha Blanco"


Exposição comemorativa dos 125 da "Palha Blanco" inaugurada esta 6ª feira na praça de Vila Franca

São 125 anos de História, 125 anos de memórias, 125 anos de "Palha Blanco".

Na próxima sexta-feira, dia 26 de Junho, pelas 19h00, será inaugurada a Exposição Comemorativa dos 125 anos da Praça de Toiros “Palha Blanco”, integrada no certame Semear Afición.


Uma viagem pela história de uma das mais emblemáticas praças de toiros portuguesas, através de fotografias, documentos, cartazes e episódios que marcaram gerações de vilafranquenses e aficionados.


Mais do que uma exposição, um tributo à memória, à identidade e às pessoas que fizeram da “Palha Blanco” um símbolo maior de Vila Franca de Xira.


A exposição terá lugar no antigo Restaurante “O Redondel”, na praça de toiros, e estará patente ao público, com entrada livre, até ao dia 1 de Dezembro.


Foto M. Alvarenga



Amanhã, 4ª feira: Badajoz é o destino!


Figueira da Foz apresentou cartéis da temporada: 3 corridas à portuguesa e uma novilhada de aposta no futuro

Rui Bento ladeado pelos administradores do Coliseu Figueirense,
Jorge Lé e Miguel Amaral

Uma semana depois de apresentar os magníficos cinco cartéis da temporada da Nazaré, a empresa Doses de Bravura, de Rui Bento e sua Família, fez esta segunda-feira a apresentação dos festejos que compõem a temporada da Figueira da Foz - três corridas de toiros e uma novilhada (que não estava na programação inicial) que constitui uma aposta no futuro.

Uma vez mais, como nos anos anteriores, o acto de apresentação dos cartéis teve lugar nos corredores da centenária praça de toiros da Figueira da Foz e foi promovido pelo empresário Rui Bento em parceria com a Administração do Coliseu Figueirense, entidade proprietária da praça, ali representada pelo Dr. Miguel Amaral e por Jorge Lé (foto de cima). Fernando Nogueira, o terceiro elemento que todos os aficionados bem conhecem, esteve ontem ausente por se encontrar, por razões profissionais, em Lisboa.

Registaram-se algumas ausências, mas marcaram presença quase todosos artistas e forcados que integram os elencos das três corridas de toiros (duas de seis cavaleiros e uma de três), sendo a mais justificada (e compreensível) a ausência do cavaleiro João Moura Caetano, a poucas horas de ser pai e que se encontrava no Porto a acompanhar sua namorada, Luísa Abreu.

Um ano mais, Rui Bento e a sua equipa . onde pontifica especialmente seu filho, Rui Pedro Cordeiro, e agora reforçada com a entrada do histórico José Carlos Amorim - apresentaram três cartéis diversificados, onde se destacam as reaparições nesta praça de João Salgueiro e Marcos Bastinhas, acrescidos da surpresa de uma novilhada de oportunidade aos novos valores do toureio a pé e a cavalo, que representa uma importante e louvável aposta da empresa no futuro da tauromaquia.

O acto iniciou-se com uma pertinente e muito importante alocução do Dr. Miguel Amaral, que se congratulou, como há um ano, com a parceria assumida pelo Coliseu Figueirense com Rui Bento, assumindo publicamente que a mesma está "para dar e durar"

Também como há um ano, Miguel Amaral deixou um grito de alerta aos agentes do mundo tauromáquico para que se unam e se preparem para enfrentar as investidas dos anti-taurinos e para que lutem pela continuidade desta centenária e emblemática praça, um verdadeiro baluarte da Festa Brava a norte, frisando, com alguma preocupação, que o futuro deste monumento histórico da cidade da Figueira da Foz é "uma incerteza", apesar de ser um imóvel privado.

Miguel Amaral deixou ainda algumas críticas ao facto de a Câmara da Figueira da Foz, presidida por Pedro Santana Lopes, "pouco ou nada apoiar a tauromaquia" e o seu Coliseu Figueirense, lamentando que o autarca "já nem se digne assistir às corridas"...

Rui Bento tomou depois a palavra para, com o habitual entusiasmo com que se entrega a qualquer projecto, anunciar os três cartéis das corridas e ainda a surpresa da realização de uma novilhada na tarde de domingo 9 de Agosto, que está integrada no ciclo Liga Nacional de Novilhadas, promovido pela Federação ProToiro e de que é coordenador Paulo Pessoa de Carvalho, presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos.

Desta vez sem polémicas e sem farpinhas com destinatários indesejáveis, Rui Bento manifestou o seu regozijo pela composição dos elencos que montou, voltando a frisar que "em quatro festejos não é possível agradar a todos" e "atender a todas as solicitações de apoderados e, sobretudo, de grupos de forcados, para entrarem nos cartéis da Figueira".

Usaram depois da palavra alguns dos toureiros e forcados contratados, bem como o representante da ganadaria Santos Silva, do Baixo Mondego, que lida os seus toiros na primeira corrida da temporada. 

Paulo Pessoa de Carvalho falou da importância deste ciclo de novilhadas e João Salgueiro voltou a ser um dos centros da atenção de todos, como na Nazaré (e no sábado em Badajoz), recordando a importância que o Coliseu Figueirense representa para a sua Família, onde seu avô e seu pai muito tourearam. João Salgueiro não actua nesta praça há catorze anos - vai fazê-lo na terceira corrida da temporada, a 22 de Agosto. Ontem, esteve no Coliseu Figueirense acompanhado por sua Mulher e por seu pai, Mestre Fernando Andrade Salgueiro, muito acarinhado por todos os presentes e também pelo empresário Rui Bento, que destacou e se congratulou pela sua presença, durante a sua intervenção.

Os três cartéis têm condimentos suficientes para atrair público às bancadas do Coliseu Figueirense e revelam, um ano mais, a aficion e o profissionalismo do empresário Rui Bento e da sua equipa.

Em apenas quatro festejos, é impossível agradar a gregos e a troianos. Mas Rui Bento cumpre, uma vez mais, a proeza de o conseguir fazer, apresentando quatro elencos diversificados, com estilos para todos os gostos e todos eles com artistas que estão ali por mérito próprio - e não por qualquer tipo de compromisso assumido...

Marcam presença na arena do Coliseu Figueirense 13 cavaleiros de alternativa, um rejoneador espanhol, 2 cavaleiros praticantes, 3 novilheiros portugueses, 5 grupos de forcados amadores e 3 ganadarias.

São estes os cartéis:

- Sábado, 25 de Julho, 22h00- Inauguração da Temporada 2026/Corrida de Homenagem aos Agricultores do Baixo Mondego. Cavaleiros(as): Ana Batista, João Ribeiro Telles, Miguel Moura, David Gomes, Soraia Costa e António Ribeiro Telles filho. Pegam os grupos de forcados Amadores de Coimbra e Académicos de Coimbra. Serão lidados 6 toiros da ganadaria Santos Silva, de Meãs Do Campo - Montemor-o-Velho.


- Sábado, 8 de Agosto, 22h00- Corrida de Toiros de Homenagem ao Emigrante/Regresso de Marcos Bastinhas à Figueira da Foz. Cavaleiros: Marcos Bastinhas, Francisco Palha e Tristão Ribeiro Telles. Pegam os grupos de forcados Amadores do Montijo, Académicos de Elvas e Académicos de Coimbra. Serão lidados 6 toiros da ganadaria Engº. Luís Rocha (regressa depois do triunfo do ano passado).


- Domingo, 9 de Agosto, 18h00- 2.ª Novilhada Popular da Liga Nacional de Novilhadas (LNN). Cavaleiros praticantes: Nelson Lavajo e Mariana Avó; Novilheiros: António Grilo "Toninho", Vicente Sánchez e Martim "Velásquez". Pega o grupo de forcados Amadores Académicos de Coimbra e serão lidados 5 novilhos de diversas ganadarias a anunciar.


- Sábado, 22 de Agosto, 22h00- Corrida de Toiros de Encerramento da Temporada 2026/Regresso de João Salgueiro à Figueira da Foz. Cavaleiros: João Salgueiro, João Moura Caetano, João Ribeiro Telles, Francisco F. Núncio, Paco Velásquez e o rejoneador Andrés Romero. Pegam os grupos de forcados Amadores de Lisboa e Coimbra. Serão lidados 6 toiros da ganadaria Irmãos Moura Caetano.


Os bilhetes para todos os espetáculos anunciados estarão à venda online no site www.toirosfigueiradafoz.com e através dos números telefónicos 925 731 570 e 967 837 768 (Posto de Turismo) a partir da próxima quinta-feira, dia 25 de Junho.


O empresário Rui Pedro Cordeiro, questionado por um aficionado presente, informou que estarão à venda abonos com desconto de 10% para as três corridas, com oferta de bilhete para a novilhada.


Mais logo, não perca todas as fotos do acto de apresentação dos cartéis.


Fotos M. Alvarenga

João Salgueiro: momento da intervenção do veterano que volta
às arenas 
Paulo Pessoa de Carvalho com os três diestros da novilhada:
Martim "Velásquez", Vicente Sánchez e António Grilo "Toninho"
Os quatro cartéis de mais uma grande temporada na Figueira