quarta-feira, 6 de maio de 2009

Morreu Manolillo de Valência

Faleceu esta noite o popular bandarilheiro retirado e apoderado Manolillo de Valência, figura do meio taurino espanhol, mas também muito conhecido e acarinhado em Portugal, tendo chegado a ser representante de alguns toureiros lusos no seu país e apoderado em Espanha do matador José Luis Gonçalves.
Manolillo de Valência, que esta temporada regressara ao apoderamento de toureiros, após dez anos retirado dessa actividade, sentiu-se mal depois de ter assistido em Sevilha à actuação do matador que agora representava, Luis Vilches, no passado dia 20 de Abril. Foi internado num hospital local, acabando por falecer na noite passada.
Manolillo de Valência era pai dos bandarilheiros Luis Carlos Aranda e Manuel Valência.
Grande bandarilheiro, muito querido em Madrid, chegou a ser contratado como subalterno fixo de Las Ventas, onde bandarilhava todos os exemplares de cada festejo. Colaborou também na organização de corridas na Monumental de Madrid, sendo há uns anos o grande incentivador da actuação de forcados portugueses na mais importante praça de toiros do mundo.
Os seus restos mortais encontram-se desde esta manhãe câmara ardente no Tanatorio de Tres Cantos (Sala 1) e o enterro será amanhã, quinta-feira, às dez da manhã - informa o site "burladero.com".