domingo, 7 de junho de 2009

Madrid: Relvas roubado na Porta Grande!


Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Tinha jurado a mim mesmo que não voltaria a fotografar as saídas em ombros pela Porta Grande de Madrid, tal a confusão e a desordem que ali se instalou há algum tempo. Há uns anos, os toureiros paravam e deixavam que os repórteres sacassem a tradicional foto da saída em ombros, mas hoje tudo mudou. A desordem é total, pode mesmo dizer-se que é um verdadeiro caos acompanhar a saída dos toureiros pela Porta Grande de Las Ventas. Mas fiz questão de ir fotografar sexta-feira passada aquela que era a última saída em ombros de Madrid do Maestro Luis Francisco "Esplá". Triste ideia a minha... Maldita a hora em que tomei essa decisão!
Quanto tentava fotografar a saída em ombros, no exterior da Monumental, fui levado até ao carro de "Esplá" sem pôr os pés no chão. Parece mentira, mas é verdade. Ainda por cima, a poucos metros da viatura, um membro da segurança, com o objectivo de proteger o toureiro, mete o braço na correia da minha máquina e aí vou, sem poder fazer nada, arrastado até ao automóvel. No meio da confusão, roubaram-me o tripé da máquina, mas felizmente consegui salvar a câmara e as fotos! A outros companheiros roubaram as carteiras...
À Porta Grande, nunca mais!

Foto D.R.