quinta-feira, 25 de junho de 2009

XX Semana da Cultura Tauromáquica em Vila Franca de Xira


Inicia-se no próximo sábado, 27 de Junho, prolongando-se até quinta-feira, 2 de Julho, em Vila Franca de Xira, a XX Semana da Cultura Tauromáquica, um ciclo recheado de actividades, de colóquios a espectáculos e que conta com a participação de ilustres figuras do mundo taurino.
A inauguração oficial decorre às 16 horas de sábado no Salão Nobre da Câmara Municipal, seguindo-se a abertura de uma exposição do fotógrafo espanhol Javier Arroyo no VilafrancaCentro e às 22 horas na praça de toiros o II Concurso Internacional de Recortadores, em que participam os melhores praticantes mundiais desta perigosa arte.
No domingo, pelas 11 da manhã, realiza-se uma novilhada no Tentadero do Cabo da Lezíria, onde se lidarão seis novilhos da ganadaria espanhola de Sanchéz Ybarguen. Actuam os jovens Luis Gerpe (Escola de Madrid), Fran Gómez (Jerez), Miguel Murtinho (V. Franca), Túlio Salguero (Badajoz), Júlio Antunes e Duarte Palha (ambos da Escola "José Falcão" de Vila Franca).
Pelas 15 horas, no Clube Vilafranquense, haverá um colóquio sobre "a importância das escolas taurinas".
Na segunda-feira realiza-se uma tenta na herdade do Maestro Vitor Mendes e à noite, no Salão Nobre da Câmara, haverá mais um interessante colóquio sobre o toureio "dos anos 60 à 1ª década do século XXI" com a participação dos maestros Mário Coelho, Joaquín Bernardó, "Macareno" e Manolo Cortés, do ex-presidente da Monumental de las Ventas Juan Lamarca e do médico veterinário Javier Morales, sendo moderador o crítico Juan Ortega, da Rádio Nacional de Espanha.
Mais colóquios na terça e um treino dos Forcados de Vila Franca de Xira na quarta marcam esta semana taurina, que na noite de quarta-feira, 1 de Julho, fica marcada por uma homenagem à ganadaria Palha, a realizar no Salão Nobre da Câmara Municipal, com as presenças dos ganadeiros João Folque de Mendonça (Palha), Eduardo Miura e Fernando Cuadri, do veterinário da Monumental de Madrid, Javier Morales e do matador Vitor Mendes.
O encerramento da Semana de Cultura Tauromáquica ocorrerá na noite de quinta-feira com um concerto do fadista António Pinto Basto no Largo da Câmara.

Foto D.R.