terça-feira, 18 de agosto de 2009

Paulo Jorge Santos cortou três orelhas



Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - o cavaleiro Paulo Jorge Santos obteve ontem um notável triunfo na praça medieval de Peñafiel (Valladolid, Espanha), recinto onde reza a história que se dão toiros desde o ano 1400. O cavaleiro vilafranquense cortou três orelhas, duas no primeiro toiro e uma no segundo, ambos pertencentes à ganadaria de Simón Camiñero, um curro sem casta e procurando constantemente o refúgio nas tábuas.
Paulo Santos saíu com ganas e rápido "comunicou" com o público, executando um toureio frontal e arriscado. No segundo toiro perdeu o rabo por precipitação com o rojão de morte, após brilhante faena. Portugal está a perder a oportunidade de ver e acompanhar a carreira deste fabuloso cavaleiro, não se entendendo os porquês de tourear tão pouco ou quase nada em arenas do seu país...
Nesta corrida, Paulo Jorge Santos toureou mano-a-mano com Manuel Lupi (foto da direita), que teve pela frente o pior lote e sem condições para o êxito. Cortou merecida orelha ao primeiro e deu volta no segundo.
Sábado, Paulo Santos deu volta em ambos os toiros na corrida à portuguesa realizada em San Remy de Provence, França e no domingo, em Pollos (Espanha), cortou uma orelha no primeiro e duas no segundo, tendo alternado com o praticante Rui Guerra, que foi silenciado no primeiro e obteve duas orelhas no segundo.
Paulo Santos toureia no próximo sábado, 22, em Saintes Marie de la Mer (França) e no domingo em Dueñas, Espanha, estando também anunciado para dia 29 na praça espanhola de Pedrajas de San Esteban.

Fotos Ricardo Relvas