quinta-feira, 20 de agosto de 2009

"Ninan" perde olho esquerdo


João Salvação, conhecido no meio taurino por "Ninan", cabo do grupo de forcados do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, perdeu mesmo a visão do olho esquerdo, em consequência do acidente sofrido com uma bandarilha quando pegava o primeiro toiro da última corrida das festas do Barrete Verde e das Salinas, na arena de Alcochete, na passada semana (dia 13).
O valente forcado teve ontem alta do Hospital de São José, em Lisboa, onde estava internado desde o dia 13 e onde foi operado durante cerca de sete horas para lhe reconstituirem a face e lhe recolocarem o olho no sítio. Sofreu fractura do osso faccial, que provocou o deslocamento do olho para baixo.
"Vou enviar toda a documentação para Cuba e aguardar pelo parecer dos médicos desse país, na esperança de que ainda possa ser feita alguma coisa, se não vou ter que me habituar a viver assim...", disse ontem Salvação ao "Farpas" quando abandonava o Hospital de São José, rumo a casa.
Este foi mais um lamentável acidente provocado por bandarilha, num momento em que o tema continua a ser alvo de acalorada discussão no meio taurino, sem que se tome uma resolução definitiva quanto ao uso das chamadas bandarilhas de segurança, fabricadas em Espanha e que dobram depois de cravadas no toiro, minimizando os riscos a forcados e a toureiros.
Ao João Salvação, que em 2004 foi eleito forcado do ano pelo jornal "Farpas", aquele abraço. E força!

Foto João Dinis