domingo, 11 de outubro de 2009

Última Hora: Paco Duarte cortou esta tarde a coleta em Jaen



O bandarilheiro Paco Duarte cortou inesperadamente a coleta no final da corrida de rejoneio que esta tarde se realizou em Jaen e onde saía integrado na quadrilha do rejoneador Leonardo Hernández.
Francisco Duarte, natural da Malveira e há mais de trinta anos radicado em Madrid, assinalara no ano passado o 30º aniversário do seu protesto à porta da Monumental de las Ventas, onde permaneceu um mês a pedir uma oportunidade para tourear. Protagonizou depois promissora carreira de novilheiro e chegou mesmo a tomar a alternativa de matador de toiros, optando depois pela actividade de bandarilheiro, onde se manteve até hoje.
Celebrizado nos últimos anos pela arte de "apuntillar" os toiros, Paco Duarte estava desde o ano passado ao serviço de Leonardo Hernández. Reaparecia esta tarde depois de ter estado um mês em convalescença, após ter contraído uma infecção na perna provocada por um rojão de morte que se lhe cravou durante uma colhida em Simancas, Valladolid, no passado dia 10 de Setembro.
Paco Duarte não confidenciou a ninguém, nem à própria família, a intenção de se retirar definitivamente das arenas. O corte de coleta surpreendeu tudo e todos.
"Guardei para mim esse segredo, são mais de 40 anos de profissão, era a altura de parar e de sair pela porta grande. Vou ter mais tempo para a família e os amigos. Estou feliz por ter sido toureiro!", disse há momentos ao "Farpas".

Fotos D.R.