O jovem apoderado Inácio Ramos Jr. (foto da esquerda) apresentou desculpas formais ao ganadeiro Joaquim Grave (foto da direita) e só assim foi possível que o cavaleiro Rui Fernandes (apoderado por Inácio) integrasse o cartel da corrida do próximo sábado, 17 de Julho, na Moita, onde se assinalam os 60 anos da praça "Daniel do Nascimento" e também os 60 anos da fundação da prestigiada ganadaria da Galeana - divulga o site "tauromania.com".
A contenda arrastava-se desde o início do ano, quando Rui Fernandes se recusou a enfrentar um toiro de Murteira Grave no festival da Granja, saindo do cartel e provocando que o ganadeiro lhe decretasse um veto, proibindo-o de lidar os seus toiros.
Num breve comunicado publicado no site "tauromania.com" e que a seguir transcrevemos com a devida vénia, o Dr. Joaquim Grave esclarece a situação:
"Rui Fernandes fará parte do cartel do dia 17 na Moita, uma vez que o seu apoderado, Inácio Ramos Jr., me contactou pedindo desculpas pelo sucedido na Granja em Fevereiro. A situação foi muito clara: ao dar.me conta que o cavaleiro Rui Fernandes fazia parte do cartel da Moita, informei a empresa do veto existente, a empresa, que mostrou grande lisura em todo o processo, informou o apoderado do cavaleiro, Inácio Ramos Jr., que deveria haver um pedido de desculpas formal à ganadaria Murteira Grave na pessoa do ganadero, sob pena de o cavaleiro ficar excluído do cartel.
"Após o pedido de desculpas de Inácio Ramos Jr., ficou a situação resolvida. Aproveito a oportunidade para esclarecer que nada me move contra o cavaleiro Rui Fernandes, antes pelo contrário, outra coisa é ter que pactuar com comportamentos deploráveis de quem o representa".
Fotos João Dinis