terça-feira, 23 de novembro de 2010

A Cambada - outra vez!


Miguel Alvarenga - Vera Lagoa escreveu em 1978 um livro espectacular e actualíssimo nos dias de hoje, "A Cambada". Estou a adorar relê-lo.
Trinta e dois anos depois, as palavras da saudosa directora de "O Diabo" não podem continuar mais actuais.
No meio taurino, A Cambada permanece. Indiferente ao badalado "espírito de Santarém", aos apelos para a união e às fingidas atitudes em prol da defesa da Festa - eles andem por aí.
O jornal "Farpas" e este blogui são actualmente os alvos a abater por cómicos, marcianos e pseudo-forcaditos frustrados - porque incomodamos, porque irritamos e porque continuamos a liderar. Isso tira os rapazolas do sério...
Pela parte que nos toca, não sabem como lhes estamos gratos. A vida não está para investir em publicidade. Eles encarregam-se de nos publicitar de borla - e sem exigir retorno.
Disparamos as vendas cada vez que estamos (e estamos quase sempre) no centro das atenções. O "Farpas" nunca vendeu tanto, imaginem, desde que fui, cheio de orgulho, cumprir pena no Linhó. Triplicámos as vendas - e estamos com projectos enormes (que eu conto esta quinta-feira na edição comemorativa do 14º aniversário do jornal).
Nos blogues anónimos (mas perfeitamente identificados...) e nas páginas do Facebook da Cambada, a publicidade ao "Farpas" não tem parança! Como podemos agradecer?
A Cambada irrita-se, incomoda-se, estrilhaça... convencida que nos chateia. Nós agradecemos.
A caravana segue em força e em grande a sua marcha. Os canitos continuam a ladrar. Mas cão que ladra não morde. Quinta-feira está nas bancas mais uma edição do "Farpas" para esgotar - a até A Cambada o compra!
Irritamos, incomodamos - mas somos líderes. Isso dá-nos um gozo bestial. E uma força enorme.
Já deram pela existência de algum blogue anónimo e cómico dedicado a outra qualquer publicação taurina? Azar do Queiroz, do Morgado, do Pedro Pinto e da Sandra Batalha, que não têm quem os publicite tanto de borla...
Obrigadinho, ó Cunha! Havemos de tomar um copo e rir os dois como o caraças!... Vais ver que sou um gajo porreiro. E tenho muito mais piada que tu...

Foto D.R.