segunda-feira, 22 de novembro de 2010

João Nunes Patinhas homenageado no México


O histórico forcado João Nunes Patinhas, cabo fundador do Grupo de Amadores de Évora e figura de referência no México - onde ajudou a formar há trinta anos o primeiro grupo de forcados daquele país - foi alvo de diversas homenagens no passado sábado na Cidade do México e também em Tlahuelilpan, onde como anteriormente noticiámos se realizou uma corrida de toiros em sua honra.
Também no sábado, num hotel da capital mexicana (sala a abarrotar) efectuou-se a apresentação do livro "A Cuerpo Limpio", com uma primeira edição de mil exemplares, onde se traça a história de trinta anos de actividade dos grupos de forcados mexicanos.
O texto é de Javier Jiménez Gutiérrez, com coordenação de Gerardo del Villar, investigação de César Fernando Montes, anexo técnico de Pedro Ortiz Urquiaga, todos eles antigos forcados e o prefácio é do jornalista Heriberto Murrieta.
João Patinhas, igualmente alvo de significativa homenagem no decorrer deste acto, falou detalhadamente da sua experiência como forcado e expressou o seu amor pelo México - país a que esteve sempre ligado ao longo da sua brilhante trajectória nas arenas e onde triunfou inúmeras vezes, nomeadamente na Plaza Monumental do México.

Fotos Tadeo Alcina/www.totoestoro.com