segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Pancadaria na praça de Alter: "Parrita" conta a sua versão


O matador de toiros Sérgio dos Santos "Parrita" esclareceu ontem, em carta enviada a Hugo Teixeira e publicada no blog "diário taurino" (que aqui se reproduz) as lamentáveis "cenas de pugilato" ocorridas à vista de toda a gente na trincheira da praça de toiros de Alter, sexta-feira, que tiveram por protagonistas ele próprio e elementos do grupo de forcados local:


Venho por este meio explicar o sucedido no espectáculo de dia 23 em Alter do Chão:
A Escola de Toureio organizou um encontro de Escolas de Toureio convidando a Escola de Vila Franca de Xira e a Escola da Moita; após o cartel estar fechado achei por bem pôr o grupo de forcados local por amizade e simpatia pelo dito grupo. Não estando prevista inicialmente a sua inclusão, acabei por alterar o cartel e inclui-los no espectáculo destinado ao toureio a pé!
Antes de iniciar o espectáculo o cabo nesse dia, João Lopes, pediu-me para pôr as vacas destinadas a eles a serem pegadas no fim, assim foi. A meio do espectáculo pediram-me outra vez para alterar e pôr uma das vacas a meio do espectáculo entre o toureio a pé, assim também o fiz.
Já no último bezerro da escola de toureio, quando de seguida iria sair a última vaca para eles, começaram a gritar da trincheira que já estavam fartos de toureio a pé e que mandasse os miúdos para dentro e recolhesse o bezerro, senão eles iriam abandonar o recinto. Visto que já estariam a faltar ao respeito aos outros intervenientes e a mim, respondi-lhes então que, se queriam sair, que saíssem.
Alguns elementos começaram a faltar-me ao respeito. Um deles, que já nem sequer pega no grupo, começou a desafiar-me com alguns encontrões e eu simplesmente respondi fisicamente, de seguida fui agredido por vários elementos do grupo ao mesmo tempo, alegando eles que me agrediram porque esse forcado que nem sequer já pega estaria lesionado... pois, mas se assim era, não me deveria ter provocado a ponto de nos envolvermos em pancada. Se está lesionado para não ser agredido também estaria lesionado para não ter sido o causador dos distúrbios e o responsável de toda aquela confusão e icentivador do tal boicote!
Mas tudo já estará a ser tratado por via judicial e felizmente foi à frente de toda a plateia que assistiu a todo este "espectáculo"
Só tenho pena que nem a Escola de Toureio local o Grupo de Forcados de Alter do Chão tenha sabido respeitar, mesmo sendo crianças!

Sérgio dos Santos "Parrita"

Foto D.R.